Possuir uma loja física, na era de negócios digitais, pode ser bem difícil.
Custos como pagar aluguel, realizar reformas, cuidar da manutenção, pagar salário aos funcionários, entre outros fatores necessários para a construção e manutenção de um estabelecimento de sucesso podem ser fatores que dificultam ainda mais o processo.
Outro ponto que pode-se mencionar é que, para abrir uma loja física é preciso planejar muito antes de iniciar, de fato, as atividades.
De qualquer forma, ainda é possível oferecer aos clientes certas vantagens se comparado aos serviços que os e-commerces não têm, como:
-
análise de mercadoria;
-
não gasta com frete;
-
recebe atendimento pessoal;
-
a possibilidade de falar diretamente com os responsáveis.
Se você pensa em manter uma loja física, fique atento a três itens essenciais para melhorar a comunicação visual do seu estabelecimento:
1. Preste atenção nas embalagens
Pode parecer besteira, mas cuidar bem das embalagens é um fator importante para o bom desenvolvimento da sua loja.
Existem pessoas que consideram ir ou não em determinados lugares por eles não fornecem boas embalagens para que possam levar os produtos.
Para escolher qual é o melhor tipo de sacola para ter em sua loja, é necessário analisar – antes – quais os produtos que você está comercializando.
Se a maioria deles é pequena, não há a necessidade de oferecer sacolas gigantes.
Entretanto, você deve possuir algumas sacolas de tamanho maior para o caso de alguém realizar uma compra com maior número de produtos ou para produtos maiores.
Caso os seus produtos sejam mais pesados, ofereça sacolas reforçadas.
Materiais que oferecem maior suporte garantem que não haja a necessidade de usar mais de uma embalagem, ou para que os clientes não reclamem que ela estourou ou rasgou no meio do caminho.
Em geral, os materiais mais usados na produção são os sacos de papel, as sacolas plásticas e as sacolas feitas em papel kraft ou cartão.
Novamente, a escolha dependerá do produto que está sendo comercializado além de depender do quanto você quer e/ou pode investir nas embalagens.
De qualquer maneira, recomenda-se a utilização de sacolas plásticas personalizadas, ou mesmo as de papel ou cartão.
Colocar o logo da sua marca e as informações para contato é uma boa opção para ajudar a expandir a divulgação de sua loja.
2. Deixe os clientes bem informados
Ninguém tem a obrigação de saber quais as regras do interior de um estabelecimento antes mesmo de entrar nele. Avisar o que pode e o que não pode ser feito na loja é uma responsabilidade do proprietário.
Nesse caso, invista em placas de sinalização. Elas servem para deixar claro quais as condições que os clientes devem seguir para circular dentro de seu estabelecimento.
Algumas das sinalizações mais usadas são a de entrada de animais, que, geralmente, é proibida.
Além disso, existem outras placas como: a proibição de uso de capacete, ou qualquer outro objeto, que não permita a visualização completa do rosto; indicando não ser permitido o acesso à loja comendo ou bebendo; ou ainda, ser proibido fumar dentro das instalações.
Outras placas que devem ser fixadas em pontos das lojas são: as de saída de emergência, estacionamento, puxar ou empurrar portas, indicação de extintor de incêndio, entre outros alertas e observações de segurança.
A sinalização, inclusive, vai além das placas de avisos.
Entre as opções, podem ser utilizados materiais como uma fita fotoluminescente nos degraus. Essa fita auxilia os clientes a subir e descer as escadas em caso de falta de energia.
A maior vantagem de seu uso está relacionado ao fato de que ela brilha no escuro, de forma que será facilmente vista mesmo em ambientes que houver a falta de luz.
Ela também pode ser usada para fazer setas de indicação de saída, entre outras utilidades.
3. Dando uma iluminada
Se você deseja dar um destaque maior à exposição de seus produtos, invista em itens que podem ajudar a fazer este trabalho.
A fita de led, por exemplo, pode ser instalada na parte traseira ou em volta das gôndolas, dando uma iluminada nos produtos que nela estão expostos.
As fitas são simples de serem instaladas e podem ser encontradas em lojas especializadas em iluminação, ou, até mesmo, em casas de materiais de construção.
Elas também podem vir em diversas cores, bastando escolher qual a opção que mais combina com a decoração da sua loja.