Além de uma vitrine atraente e com composição estratégica, a comunicação visual pode ser usada de outras formas para o setor de joalheria.
Um Estojo para joias personalizado com a sua marca, por exemplo, é algo que vale a pena investir não só para reforçar a identidade visual do negócio, mas também para organizar a peça de forma criativa.
Especialistas da área acreditam que, nesse setor, brincar com aspectos sensoriais é algo muito interessante do ponto de vista da comunicação visual e do marketing como um todo.
Afinal, quando uma pessoa decide comprar um cordão de ouro para presentear alguém, ela também está adquirindo uma experiência, portanto, a loja pode se apropriar dos recursos de comunicação para ativar isso.
Quer saber mais sobre as possibilidades da comunicação visual para o setor? Leia mais e descubra algumas estratégias!
1. Cuide da composição das fachadas e vitrines
A fachada e a vitrine de uma loja são como o cartão de visitas do seu negócio, portanto, saiba aproveitar esses espaços da melhor forma.
A iluminação e a composição harmoniosa dos itens é fundamental para o cliente se sinta atraído e deseje entrar na sua loja e comprar aquela Maleta para relógios ou correntinha de ouro.
Na vitrine, você deve exibir sempre os melhores produtos, as novidades do momento e pode usar alguns recursos para tornar esse espaço mais criativo como:
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Inspiração em datas comemorativas;
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Composição estratégica das peças, priorizando lançamentos.
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Iluminação que destaca as peças e não esconde nada;
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Organização e cores atrativas.
Lembre-se que a comunicação visual deve encantar o cliente e provocar desejos. Portanto, essa é uma estratégia que deve envolver o setor de marketing da sua empresa para transmitir uma experiência prazerosa ao cliente.
2. Invista em Estojo para joias personalizado
Quando uma pessoa compra uma aliança ou uma corrente, oferecer um Estojo para joias personalizado para a ocasião é fundamental.
Por isso, invista em embalagens a altura do seu produto. Afinal, um presente como este precisa de requinte e delicadeza.
Para as alianças, especialmente, você pode brincar com embalagens em formatos diferentes como um coração ou uma rosa. A embalagem deve ser tão surpreendente quanto a corrente de ouro ou a gargantilha que carrega dentro
3. Aposte em expositores
Um bom mostruário de joias é meio caminho andado para atrair e converter aquele cliente que está procurando algum produto nessa área.
Por isso, você pode aproveitar a diversidade de displays e expositores da comunicação visual e inserir no seu negócio, de acordo com a identidade visual da marca e a proposta da exposição.
Afinal, beleza, criatividade e bom gosto são elementos fundamentais para escolher o display certo.
Quer destacar uma corrente de prata? Se coloque no lugar de cliente e pense como esse item te chamaria a atenção.
O mais importante é contar com um expositor em que as pessoas possam visualizar esse produto no manequim e ver detalhes que diferenciam a corrente ao invés de uma caixa ou display mais discreto
4. Alinhe as estratégias com seu público-alvo
Quer efetividade na comunicação visual das suas joias? A principal inspiração está no público-alvo. Pense em como essas pessoas gostam de ver aquele anel ou corrente? É esse feeling que vai te dar ideias de como montar a vitrine ou mostrar a Maleta para relógios de forma mais criativa
5. Aposte nos estímulos sensoriais
Além da fachada e da vitrine com estratégias definidas, você pode tornar sua loja mais convidativa criando estímulos sensoriais para o cliente.
Invista em música, um aroma agradável e outras estratégias que podem encantar a pessoa e fazê-la ficar mais tempo dentro da loja, conferindo os produtos.
Nesse contexto pode ser interessante contar com itens como Aluguel de notebook para criar playlists diferenciadas ou ainda realizar um vídeo expositor das peças vendidas.
6. Ofereça brindes
Quando alguém compra alguma joia, você pode oferecer brindes como um Estojo para joias personalizado com a sua marca. Essa estratégia é bem sutil e, sem dúvidas, pode agradar bastante o cliente.
Por fim, tenha em mente que, além da comunicação visual alinhada às estratégias do seu negócio, é importante cuidar do conjunto da obra que inclui aspectos como: atendimento, qualidade do produto e experiência de compra.
Fazer um planejamento de estratégias para encantar o cliente em cada etapa da jornada de compra é um bom começo e, assim, você pode testar o que funciona e também terá uma ideia do que precisa mudar na comunicação.