A comunicação visual é um elemento fundamental para consolidação de uma marca.
Ela é realizada por meio de uma estratégia de marketing, que trabalha fortalecendo a marca e atraindo mais clientes.
Dentre as atividades realizadas pelo setor de marketing para consolidar a comunicação visual está:
- Criação de um logotipo, que é um símbolo que irá representar a empresa;
- Criação da missão, visão e valores;
- Atua na escolha da paleta de cores que representarão a marca;
- Criação de campanhas estratégicas para atrair o público.
Uma das estratégias utilizadas nesse processo de conquista ao cliente é por meio da personalização de objetos.
Com o mercado cada vez mais competitivo, é fundamental que a empresa busque um diferencial, investindo na personalização dos seus produtos.
A personalização torna o objeto único e memorável ao cliente.
A equipe que atuará nesse trabalho, geralmente é formada por design criativos, jornalistas, profissionais de relações públicas, publicitários e os formados em marketing.
Elementos para organizar a comunicação visual da empresa
Todos os símbolos empresariais são definidos a partir de um estudo sobre a marca e sua real intenção.
É preciso verificar também quem é o público-alvo da empresa, assim como seu proposito e tipo de produto que será trabalhado.
Outra aposta da equipe é verificar as cores, tipo de letra e ilustrações assim como os elementos gráficos, que ajudarão a compor a marca.
E, um dos elementos que podem ser vistos de forma positiva para o cliente, trazendo mais credibilidade à marca é a personalização de objetos. E, tudo pode ser personalizado, por exemplo:
- Uniforme dos funcionários;
- Canecas;
- Canetas;
- Capas de cadernos e agendas;
- As mais variadas embalagens;
- Copos;
- Bolsas;
- Em adesivos e etiquetas;
- Sua rede social pode ser personalizada, obtendo mais visibilidade para o público.
Esses materiais podem ser entregues até como um brinde ao cliente, fazendo com que ele se sinta mais especial ainda.
A comunicação visa tem como objetivo transmitir uma mensagem ao seu cliente, que é o público-alvo. O objetivo: aumentar a lucratividade.
Esse processo de transmissão funciona com a personalização, por exemplo, o cliente comprou uma pizza em sua pizzaria e a pizza será entregue na casa do cliente. O ideal é servi-la em uma embalagem de pizza personalizada.
Isso, associado a um bom produto, pode causar uma ótima sensação no cliente.
Da próxima vez que ele precisar comprar uma pizza, ele já tem a caixa com o telefone e endereço de sua pizzaria.
E, o uso das caixas personalizadas não precisa ser apenas para alimentos.
Também podem ser utilizadas em perfumes, caixas de sabonete, na caixa do sapato do cliente, na caixa que contém o produto do cliente, dentre outras opções.
O mais legal na utilização de caixas, é que elas estão dispostas no mercado nos mais variados tipos, tamanhos e modelos.
Com sua caixa personalizada, fica mais gravar na mente do cliente sua marca.
A utilização do papel kraft nas embalagens de sua empresa
Esse tipo de papel é considerado altamente resistente e versátil. Ele está presente nos seguintes materiais:
- Envelopes grandes ou pequenos;
- Sacolas personalizadas;
- Caixas da sua empresa;
- Cartonagens diversas.
Esse papel é a união de várias fibras de celulose, que são encontradas na árvore e são consideradas macias.
Por conta de ser uma mistura de fibras, esse papel é muito mais resistente e, ao mesmo tempo, macio e flexível.
Além disso, esse tipo de papel não passa pelo branqueamento tradicional, sendo oferecido em sua cor natural, mais amarronzada ou parda.
O uso desse papel também apresenta um custo-benefício vantajoso, por isso, pode ser uma ótima opção para compor o seu material personalizado para o cliente.
Reciclagem e o uso de papelão nas embalagens
Outro material que pode ser utilizado nas embalagens personalizadas, até pela responsabilidade ambiental e social, é o papelão.
Por exemplo, é possível comprar Caixas de papelão personalizadas para empresas. O papelão é mais resistente que o papel tradicional e geralmente é utilizado em caixas.
É possível firmar parcerias e obter um fornecedor que seja uma Empresa de caixa de papelão, para que aliado ao setor do design, as caixas sejam confeccionadas de modo personalizado.
Isso aumenta a confiança da marca, traz maior seriedade ao produto e concentra as principais informações sobre a empresa em um material que ficará com o cliente.