As ações de marketing são capazes de criar redes de relacionamento com os potenciais consumidores, sendo uma forma de ampliar a percepção da marca no mercado, fidelizar o público e colaborar para o aumento no número de vendas.
Por esse motivo, elas tornaram-se essenciais para todos os tipos de empreendimentos, fazendo toda a diferença perante à concorrência.
Uma das formas mais eficientes de promover a divulgação de uma marca e/ou produto é a publicidade em PDV (Ponto de Venda), ou seja, o marketing realizado em um local específico de venda dos produtos (como dentro das próprias lojas, supermercados, etc.).
Essas ações colaboram com o significativo aumento do interesse dos clientes e, desse modo, influenciam positivamente na decisão de compra.
O marketing de ponto de venda pode incluir, ainda, ações de merchandising tradicionais e campanhas de incentivo, como promoções e degustações. Ou seja, são inúmeras as formas de atrair a atenção dos clientes de forma eficiente e dinâmica.
Equipamentos para divulgação e marketing em PDV
Ao planejar uma estratégia de marketing em PDV, alguns equipamentos são necessários para incrementar a divulgação, como painéis, expositores e displays.
Eles serão responsáveis por chamar a atenção dos potenciais consumidores e, assim, gerar uma interação entre os clientes, a marca e o produto. Nesse sentido, os equipamentos mais utilizados são:
- Displays em acrílico;
- Displays em metal;
- Totens de divulgação;
- Banners de propaganda.
Há, ainda, modelos de displays para quem deseja inovar, como é o caso do display de madeira. Com um design moderno e sofisticado, esse equipamento dá um efeito muito atrativo à ação de publicidade e, por esse motivo, tende a se destacar perante outros tipos de displays.
Uma das principais vantagens é a personalização, pois a madeira pode ser cortada em vários formatos, conforme especificações. Ou seja, os displays não precisam seguir um padrão, mas podem ser construídos de formas criativas e diferenciadas.
Além disso, é possível fazer a impressão digital em madeira no display. Esse processo garante que a marca e as informações sobre o produto sejam impressas diretamente na superfície do display, para melhor divulgação da marca.
A impressão digital também pode ser aplicada em outras superfícies de madeiras, incluindo os invólucros e embalagens feitos no material.
Outro equipamento que não pode faltar em uma ação de marketing em PDV é o expositor. Assim como os displays, esse item serve para expor o produto e, assim, influenciar no poder de compra dos consumidores. Em geral, ele é confeccionado em acrílico, mas também é possível encontrar expositores em madeira, metal e outros materiais.
O importante é que o equipamento seja resistente e durável, pois em alguns casos, a exposição em PDV é realizada em local aberto, susceptível às intempéries e interferências climáticas.
Por fim, algumas medidas de divulgação e propaganda precisam decorar o ponto de venda. Para isso, utiliza-se o papel de parede adesivo, que é fácil de instalar e aplicar.
O revestimento pode ser colocado diretamente na parede e tem a possibilidade de personalização, com o nome da empresa, marca e outras informações relevantes para os clientes.
Onde encontrar equipamentos e dispositivos de marketing para ações em PDV?
Devido à grande diversidade de equipamentos, dispositivos e acessórios de marketing, muitas empresas têm dúvidas de quais são os melhores itens, bem como em que locais adquiri-los.
O recomendável é procurar por estabelecimentos especializados em estratégias de marketing, que tenham experiência em comunicação visual e desenvolvimento de peças publicitárias.
Em alguns casos, esses locais podem recomendar elementos de divulgação, como equipamentos com impressão em vinil, que são extremamente criativos e, ainda, têm um preço de investimento muito acessível (em comparação com outros produtos em metal, por exemplo).
O vinil pode ser impresso em diferentes formatos e cores, além de ter ótima aderência nas mais diversas superfícies. Por esse motivo, pode ser uma alternativa para quem procura um elemento de divulgação simples, porém atrativo.
Vale ressaltar que os estabelecimentos responsáveis pela produção de elementos publicitários devem ter reconhecimento no mercado e experiência, para que todos os itens sejam confeccionados com perfeição e qualidade.
A grafica também deve contar com modernas técnicas de impressão, incluindo procedimento para imprimir em superfícies diferenciadas, como a madeira, o acrílico e materiais metálicos.
Dessa forma, tem-se a certeza de que todos os elementos publicitários irão contribuir para a eficiência da estratégia de marketing.