Ao entrar em uma loja de varejo típica, você provavelmente notará exibições de produtos organizadas que destacam visualmente seus itens à venda. Esses produtos não são organizados dessa maneira por acidente — o comerciante está usando as melhores práticas de merchandising visual para ajudar os produtos a serem vendidos.
Essencialmente, seu espaço de varejo precisa ser o seu vendedor mais produtivo e eficiente, e o merchandising visual emprega a arte de otimizar sua loja de varejo e o expositor de produto para obter receita máxima.
Sim, a disciplina exige um senso de estética, mas também é uma ciência — a comunicação visual é uma estratégia testada e comprovada com resultados que você pode reproduzir em sua própria loja de varejo.
No entanto, também é importante reconhecer que o campo do merchandising visual engloba muitos tópicos distintos de design de varejo.
As práticas recomendadas abrangem tudo, desde a criação de exibidores eficazes até a sinalização que você coloca, o layout da sua loja, os potes de acrílico com produtos e muito mais.
Não sabe como começar com o merchandising visual? A seguir estão algumas dicas para chamar a atenção do cliente-alvo e fazer com que ele faça uma compra:
- Tenha o cliente sempre em mente;
- Invista em novos displays de produtos;
- Estimule os 5 sentidos do cliente;
- Deixe o cliente experimentar tudo.
Tenha o cliente sempre em mente
Conhecer seu cliente-alvo por dentro e por fora ajudará tremendamente a criar merchandising visual eficaz e exibições de produtos.
Não se limite apenas a clientes individuais — também examine seus estilos de vida. Você pode começar a fazer parte dessa pesquisa vasculhando os dados do cliente em seu sistema de ponto de venda.
Esses históricos de pedidos podem revelar muitos dados interessantes e, é claro, úteis para o seu negócio.
Invista em novos displays de produtos
Graças à internet, você não precisa mais esperar por uma ideia brilhante de merchandising visual bater a sua porta.
Em vez disso, há vários recursos disponíveis na forma de blogs e nas redes sociais, por isso vasculhe a internet na procura de boas referências.
Você pode chegar a conclusão de que precisa trocar seus estandes de vendas e aquela velha etiquetadora.
Estimule os 5 sentidos do cliente com os produtos
Pode ser fácil concentrar-se apenas na criação de exibições de produtos visualmente estimulantes e esquecer os outros quatro sentidos.
Mas o segredo para uma experiência de compra envolvente e imersiva, é criar uma experiência multissensorial, ou o que é conhecido como “marca sensorial”.
Há uma infinidade de dicas visuais que você pode brincar para comunicar sua mensagem. Desde usar cores para seus gatilhos psicológicos em etiquetas personalizadas, iluminação diferenciada, a simetria, o equilíbrio, o contraste e o foco para direcionar e controlar o ponto de vista de um cliente.
A música que você toca em sua loja de varejo tem um efeito profundo, mas sutil, na maneira como seus clientes se comportam na loja. Dependendo de quem você está segmentando, você pode desacelerar as pessoas tocando músicas mais suaves, fazendo com que elas naveguem.
O toque é o sentido provavelmente mais fácil de acertar. Os varejistas só precisam se lembrar de oferecer aos clientes a capacidade de tocar, sentir e experimentar o que você está procurando vender.
Acredite ou não, existe uma ciência completa para o que é chamado de “marketing de fragrância”, com vários estudos de casos reais de marcas globais.
O olfato é um caminho rápido para o sistema em seu cérebro que controla tanto a emoção quanto a memória — dois fatores muito importantes por trás da escolha de uma marca sobre a outra.
Já o paladar pode funcionar como mágica se você estiver no negócio de venda de consumíveis. Dar aos clientes a capacidade de experimentar produtos antes de comprar equivale a permitir que as pessoas experimentem roupas — é uma prática recomendada altamente eficaz.
Deixe o cliente experimentar tudo
Antes das pessoas comprarem algo, elas normalmente querem ter uma ideia do que vai parecer e sentir. Para acomodar essa necessidade, você pode configurar seus expositores de produtos para que os compradores possam visualizar seus itens em sua própria casa (ou usá-los, no caso de roupas).
Por exemplo, a área de vendas em lojas de móveis é montada com displays de produtos que facilitam a visão dos mesmos produtos em suas próprias casas. Lojas de utensílios de cozinha têm sua mercadoria exibida como se fosse uma cozinha normal, e assim por diante.
Outra maneira importante de os varejistas de vestuário fazerem isso é criar políticas que exijam que sua equipe de vendas use as roupas que estão vendendo, além do porta etiquetas que vivem carregando para todos os lados.
E, claro, o exemplo mais provado e verdadeiro disso seria o manequim e a forma do corpo, que você pode estilizar com todos os seus produtos mais recentes.
Essa tática oferece aos possíveis clientes um ponto de referência imediato. Quando os clientes podem imaginar o uso de seu produto, é mais provável que o comprem.
Depois de tudo isso, talvez você chegue à conclusão de que é hora de ter mais do que um novo porta etiquetas para prateleiras ou mais manequins espalhados pela loja. Pense nisso e boas vendas!