Personalizar uma embalagem é dar cor e vida a algo que parece tão distante. Quando vamos dar um presente quase sempre embrulhamos, mas de uma maneira tão impessoal que nem parece presente.
Já parou para pensar, leitor, que presente se chama presente e não passado? E isso ocorre por uma razão muito interessante: quando se da algo a alguém, você se sente parte da vida da pessoa. Ou seja, com isso você se faz presente, junto com o riso, o choro e a alegria.
Dessa maneira, não se pode dar algo a alguém sem embalagens personalizadas, afinal, você quer ser presente.
Além disso, se você vende produtos, ter uma embalagem de presente é essencial, tanto para vender como para oferecer aos seus clientes.
Tudo isso por um princípio bem simples, a embalagem personalizada é um diferencial comercial exorbitante, mesmo que seja apenas uma sacola com etiquetas personalizadas. Com isso, a chance de pessoas migrarem de marca é incrível.
Por isso, é necessário caprichar, para que até mesmo sua empresa seja presente na vida do seu consumidor, de forma orgânica, organizada e muito bonita.
Variedade de estilos de embalagem
As embalagens podem ter diversos formatos e, muitas vezes, são esses formatos que serão a diferença entre o seu produto e o do concorrente.
Por exemplo, é possível fazer embalagens personalizadas em datas sazonais como o Natal.
Nesse período, caixas de papelão com laços de fita são uma boa pedida. No caso dos namorados, cestas de café da manhã e caixas bem decoradas com flores e corações pode ser uma solução. Sempre pense em um design criativo e extremamente eficiente.
Os formatos para uma embalagem diferenciada são vários, como:
- Caixas;
- Sacola alça vazada personalizada;
- Latas;
- Papel de embrulho e muito mais.
Embalagem como fidelização dos clientes
Uma embalagem não precisa ser, necessariamente, um lugar apenas para colocar o presente e ser entregue. Muito pelo contrário, a embalagem para um lojista estratégico vai sempre girar em torno de como fidelizar os clientes.
Fidelizar é tornar o cliente fiel, de forma que, qualquer circunstância da vida, o levará a comprar tal produto.
Para fidelizar, o produto não precisa ser somente bom, mas a embalagem deve ter o papel essencial nesse processo de compra e cativação.
Mas, afinal, como fazer isso? Criando ferramentas junto a embalagem que farão os clientes lembrarem da empresa, além de se tornarem fiéis e fazerem os outros fiéis também.
A fidelização é de suma importância para empresas pequenas, porém, muitas das pessoas não sabem como montar um boa embalagem e que, ao mesmo, tempo facilite a fidelização.
Uma boa dica para esses pequenos empreendedores é a utilização do papel kraft.
O papel kraft é um material neutro que, se bem trabalhado, pode dar destaque a qualquer tipo de detalhe que o comerciante conseguirá colocar.
Alguns dos elementos que podem ser adicionados às embalagens kraft, como qualquer outro tipo de embalagem (como as caixas de papelão personalizadas com logomarca) são:
1. Adesivos
Os adesivos permitem que a marca se destaque em decorrência do papel kraft ser neutro. Aqui você pode usar o adesivo também como uma forma de fidelização, dando o adesivo como brinde para o cliente.
2. Tags
As tags personalizadas são muito interessantes para produtos novos, porque eles podem ser tags de presentes, no qual os clientes podem fazer uma pequena dedicatória a quem vai receber o item.
Podem servir também como agradecimento. Uma tag com agradecimento da marca pelo produto faz com que o cliente se sinta satisfeito em comprar tal produto, e torna-se um cliente fidelizado com sucesso.
Por último, as tags podem ser usadas para a troca. Isto é, quando algum cliente for exigir a troca, basta exigir a afixação da tag para efetuar o procedimento.
3. Carimbos
Os carimbos são excelentes escolhas para aqueles produtos artesanais. Decorando com etiquetas de cetim personalizadas, tornam-se embalagens extremamente elegantes e atraentes, chamando a atenção do público.
Os carimbos podem ser aplicados tanto diretamente no produto, como na embalagem. O importante é que o carimbo permita a informação de diversos elementos em pequenas áreas sem gastar muito.
Assim, percebemos que fazer embalagens personalizadas são de suma importância para que o comércio e as pessoas consigam vender mais e se tornarem competitivas, além de transmitir muito mais do que um presente, mas um sentimento e uma emoção.