“A primeira impressão é a que fica”, diz o ditado. E isso não poderia ser diferente com um estabelecimento comercial. A parte da frente das lojas e empresas diz muito sobre ela: e lá que se evidencia a identidade daquela marca, colaborando ou não para a simpatia do consumidor.
Assim, letreiros, toldos e fachadas são itens que precisam ser muito bem trabalhados pelos empreendedores.
Pensando nessa questão, o texto a seguir irá mostrar como utilizar tais elementos para incrementar a visibilidade de um estabelecimento, colaborando com o aumento das vendas dele.
Por que investir em toldos para o comércio?
Dentro de um mercado cada vez mais competitivo, trabalhar com diferenciais, seja no serviço prestado, seja na identidade da empresa, oferece um grande impulso para as marcas em geral.
É nesse sentido que muitos estabelecimentos comerciais investem na instalação de toldos. Eles são capazes de oferecer dois benefícios principais:
1) Beleza
Independentemente do tipo de toldo, esse equipamento pode ser bastante eficiente para criar um visual diferenciado para a fachada de uma empresa.
Isso porque, ao utilizar as cores e a identidade visual do negócio, você permite que eles seja facilmente reconhecido pelas pessoas, servindo, até mesmo, como ponto de referência dentro e uma cidade.
2) Proteção
Um toldo é um item necessário para quem deseja expor os seus produtos em regiões próximas a portas ou à áreas externas do estabelecimento.
Assim, ações como chuvas e oscilações de temperatura podem ser bloqueadas para garantir a qualidade do que está sendo exposto.
Além disso, um toldo em policarbonato pode ser utilizado para a proteção de produtos e pessoas contra raios ultravioleta, prevenindo danos principalmente contra objetos e móveis.
Dependendo do estabelecimento, o toldo pode ser montado como uma proteção onde o atendimento aos clientes é feito. É interessante notar que em casos de muito Sol ou chuva repentinos, as pessoas tendem a se concentrar embaixo de algum tipo de cobertura, aumentando as chances delas entrarem em um estabelecimento.
A importância dos letreiros de fachadas
A fachada serve como o primeiro elemento visual com o qual o cliente terá contato. Portanto, os letreiros fachadas comerciais compõem uma parte importantíssima da identidade visual de uma marca.
Mas, o que é isso?
A identidade visual é tudo aquilo que gera a identificação de uma marca, diferenciando-as das outras. Por essa razão, tal identidade deve ser única, não baseada em nenhuma outra empresa.
Assim, cores, letras e símbolos que irão aparecer precisam ser escolhidos criteriosamente e com bastante cuidado, já que esses elementos devem passar a imagem pretendida. Por exemplo, estabelecimentos que trabalham com produtos da natureza, como floriculturas, costumam utilizar cores verdes.
Com isso, tais detalhes conseguem causar a impressão necessária ao seus potenciais clientes, tornando aquele estabelecimento, acima de tudo, bastante convidativo.
Em alguns casos, vale a pena incrementar a fachada de algum estabelecimento comercial com bandeiras as quais carregam o logotipo da empresa e a sua marca.
Outros itens complementares
Talvez, somente o letreiro e o toldo sejam itens suficientes para causar uma boa primeira impressão para os clientes. Contudo, ainda existem outros elementos capazes de incrementar ainda mais essa visibilidade. Entre estes itens, podemos citar:
- Cavaletes;
- Banners;
- Outdoors;
- Telas luminosas;
- Bobina de forração;
- Entre outros.
Geralmente, os banners e cavaletes são utensílios utilizados para chamar a atenção das pessoas através da transmissão de algum tipo de informação.
Desse modo, um estabelecimento pode expor preços de produtos, avisos, promoções e muito mais, aumentando as chances de algum pedestre que está passando pela frente do estabelecimento se interessar por aquilo que está sendo vendido.
Já as bobinas de forração são itens mais voltados para o ponto de venda de uma loja. Isso porque elas costumam ser bastante coloridas e capazes de chamar a atenção para o visual decorativo de um estabelecimento.
Assim, essas bobinas contém uma arte que pode ser instalada em gôndolas que ficam voltadas para o lado de fora, buscando atrair as pessoas que ainda não entraram dentro de um espaço.
Todos estes itens abordados pelo texto acima têm a intenção de agradar esteticamente os clientes de um determinado estabelecimento. Não se trata somente de conquista a atenção das pessoas, mas também de agregar um valor positivo ao redor de diversos aspectos e produtos de uma marca.