A identificação de uma marca é algo muito importante para uma empresa, não importa em qual setor ela atua. De fabricantes de sabão em pó, a refrigerantes vendidos em supermercados, bares e lanchonetes, a identidade visual de um produto deve ser relevante, informativa e com apelo para atrair a atenção do consumidor.
Por isso, é preciso fazer estudos de cores, para identificar o que mais aproxima o produto que vai ser colocado à venda no mercado.
Produtos alimentícios, por exemplo, devem chamar a atenção com cores fortes e que remetem à vontade de comer, como o vermelho e o amarelo.
Já os produtos de limpeza devem estar atrelados à cristalização da água, com sua transparência e reflexo de pureza. Por isso, o azul é encontrado em embalagens e rótulos de amaciantes, sabonetes e, até mesmo, nas pastas de dente.
Grandes indústrias precisam terceirizar
Para atender a grande demanda do mercado, muitas empresas contam com o apoio de empresas terceirizadas, que preparam rótulos específicos para cada tipo de produtos.
Como eles são variáveis, das mais diferentes formas, como latas de refrigerante, garrafas pet e caixas, com tamanhos também diversos, é preciso facilitar a exposição do produtos nas gôndolas de supermercados, além de serem desenhados de modo a facilitar o reconhecimento da marca por parte do consumidor.
Desta forma, o mais comum é contratar uma fábrica de rótulos, que desenvolva etiquetas específicas para cada produto, de forma que possam embalar corretamente e de acordo com as especificações técnicas exigidas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
Muitas empresas começam com uma pequena produção, em que a marca aparece de forma discreta, em etiquetas simples e com as informações primordiais, para que possam ser vendidas para o mercado consumidor.
Esse tipo de etiqueta é feito manualmente, com a ajuda de um rolete de tinta, que é aplicado sobre papel branco e entregue em armazéns e mercados localizados.
Para empresários que querem expandir o mercado, é preciso pensar grande e, com isso, investir em um marketing agressivo, que possa atingir o público-alvo de maneira certeira.
Ajuda especializada auxilia nas vendas
Com relação aos pequenos fabricantes, com produtos que remetem à produção local, é preciso que eles tenham etiquetas com informações essenciais, como data de fabricação, peso e ingredientes – no caso de produtos alimentícios. Vale mencionar que existem diversas outras exigências, que passam pela fiscalização da vigilância sanitária.
Nesses casos, a ajuda de profissionais da área de propaganda e marketing pode ser bastante útil. Os casos de sucesso de pequenas marcas regionais, quando bem propagadas, podem ganhar um mercado consumidor mais amplo, atendendo diferentes regiões, para além da localização de origem.
A impressão de rótulos adesivos em escala maior pode baratear os custos, principalmente quando a produção passa a atender o mercado externo, ampliando os limites entre estados e até mesmo países. Por isso, é preciso estar atendo a pontos primordiais, como:
- Identificação de origem;
- Ingredientes utilizados na fabricação;
- Quantidade de produto fornecido;
- Data de fabricação e validade.
Muitos produtos originários do setor agrícola, como embutidos e bebidas, devem conter todas as informações necessárias para que possam ser recebidos no mercado consumidor.
Isso permite o crescimento econômico de uma empresa e o reconhecimento de marca, refletindo a qualidade e eficiência do produto, qualquer que seja sua finalidade.
Personalização aproxima o consumidor da marca
A identificação visual de um produto é muito importante para facilitar o acesso do consumidor em prateleiras e gôndolas. Por isso, a criação de rótulos personalizados é primordial na construção de uma marca, com a vantagem de se colocar a frente de possíveis concorrentes.
As cores utilizadas, com logos, desenhos, entre outros atrativos que identifiquem o produto à marca criada, devem remeter a sensações cognitivas, como paladar, olfato e até a memória afetiva.
Com a criação de um rótulo adesivo personalizado, é possível ampliar a divulgação da marca em outros equipamentos, como veículos adesivados e propagandas oferecidas pelo mercado, como outdoors, busdoors e cartazes espalhados pelas cidades.
Atendendo o mercado exterior corretamente
O crescimento de empresas permite a exportação de produtos e, por isso, deve contar com informações em outros idiomas, como o inglês e o espanhol.
Nesse caso, o acompanhamento de profissionais, em uma fábrica de rótulos, deve ser primordial, pois as informações devem ser verificadas de maneira eficaz.
A impressão de rotulos personalizados diz muito sobre o produto que está sendo oferecido ao consumidor e, com milhares de atrativos chamando a atenção para o consumo, detalhes que podem passar despercebidos por alguns pode ser a chave de sucesso de uma indústria.