visual

Identificação visual é importante para reforço de marca

O sucesso de um estabelecimento comercial está em diversos pontos de atuação como sua localização, os produtos oferecidos, o atendimento, o visual, a facilidade de acesso e, principalmente, o destaque diante dos clientes e a concorrência direta e indireta.

A oferta de produtos exclusivos, com preços atrativos, podem ser pontos positivos, que sempre chamam a atenção do público-alvo.

No entanto, há alguns pontos que devem ser levados em consideração, como treinamento da equipe de trabalho e a comunicação visual empregada em todo o ambiente.

A partir da fachada, até a indicação interna, com iluminação correta e adequada, com mobilidade no ambiente agradável e facilitada.

Ajuda profissional na criação visual da marca

Para ter um estabelecimento comercial de qualidade, que seja atrativo para os clientes, é preciso procurar uma ajuda profissional para criar uma marca forte e que seja lembrada de forma permanente.

A contratação de uma empresa de comunicação visual é a solução ideal para este caso específico, pois ela vai indicar quais os caminhos tomar quanto a identificação da loja física, dos cartões de visita, da papelaria para emissão de documentos, sendo utilizado até mesmo em notas fiscais e folhas de pagamento emitidos para os clientes.

Esse reforço é muito importante para registrar, de forma contundente, na vida das pessoas, tanto o cliente que chega pela primeira vez, quanto para aqueles que já fazem parte do dia a dia das compras e dos serviços ofertados pelo estabelecimento comercial.

O processo de marcação territorial parte do princípio que a comunicação visual fachada deve ter um grande destaque, respeitando as leis de poluição visual.

Com cores vibrantes e coerentes, com os produtos ofertados no estabelecimento comercial, assim como o nome em destaque, com dados comerciais que podem ser indicados de maneira eficiente e prática, como telefone e endereço eletrônico na internet.

As redes sociais podem ser divulgadas nestas próprias ferramentas, muito comum nos dias atuais, com o acesso facilitado pelos telefones celulares, tablets e computadores.

No interior da loja, totens comunicação visual podem indicar o acesso a determinados produtos, assim como encaminhar os clientes para a caixa de pagamento e retirada das compras.

Treinamento de equipe: pontualidade e respeito

Os funcionários que trabalham em um estabelecimento comercial devem receber um treinamento básico, ao menos para que possa atender os clientes de maneira respeitosa, tirando dúvidas e oferecendo os produtos adequados que procuram.

A pontualidade também deve ser uma característica fundamental para o sucesso do comércio. Por isso, a substituição da bobina para relógio de ponto deve ser realizada constantemente, indicando que os funcionários estão entrando e saindo na labuta diária no horário certo.

Esta é uma forma de otimizar o relacionamento entre empresa e funcionário, facilitando, inclusive, a possibilidade de contabilizar o salário no final do mês, junto ao setor de recursos humanos, assim como a possibilidade de verificação quando os mesmos fazem hora extra, ampliando as vendas e mantendo o comércio em pleno funcionamento.

A digitalização física da entrada e saída dos colaboradores pode ser impressa em uma bobina para ponto eletronico, servindo como um documento de registro das horas trabalhadas por toda equipe, de forma individual para cada um.

Acabamento diferenciado merece destaque

Da entrada em um estabelecimento comercial até a escolha do produto e o pagamento na caixa registradora, é preciso estar ciente do que vai encontrar dentro de uma loja. Por isso, tanto a fachada quanto os elementos de identificação visual são importantes.

Resta ao cliente escolher o produto que vai adquirir e, entre os destaques que vai proporcionar a oportunidade de compra e venda, será a apresentação da embalagem.

A fita galão bordado é uma estratégia utilizada em acabamentos, por exemplo, de roupas e toalhas, fabricada com cetim, proporciona estar diante de um produto com padrão elevado, tanto pela estética quanto pela qualidade do produto confeccionado.

Entre os produtos que utilizam esta estratégia de acabamento fino, podemos destacar:

  • Pedrarias, lantejoulas e ilhós;
  • Confecção infantil;
  • Toalhas de rosto e de banho;
  • Cortinas delicadas e elegantes

Este tipo de acabamento cria um produto mais sofisticado, com um trabalho envolvente e que cria a sensação de mais apuro técnico e delicadeza, seja em blusas, vestidos e cortinas para ambientes com estilo recatado.

Embalagens para pedrarias, caixas de joias e acessórios, como gargantilhas e pulseiras, também recebem a fita galão, para dar um toque mais requintado.

Percebemos, desta forma, que desde as fachadas dos estabelecimentos comerciais, até os detalhes dos produtos oferecidos para a venda, a comunicação visual é uma importante técnica de captação de clientes e destaque diante da concorrência.