A comunicação visual é um dos principais recursos utilizado pelas empresas para promoção e divulgação das marcas e produtos. Um recurso bem explorado pelo setor de comunicação e marketing, tanto para as campanhas externas quanto internas.
As estratégias adotadas conseguem prospectar novos clientes, aprimorar a imagem da instituição e estreitar o relacionamento entre a empresas e seus públicos diversos.
Aplicada em diversos momentos e em diferentes projetos, a comunicação visual para ter os efeitos esperados precisa ser realizada com planejamento, conhecimento e profissionais qualificados em cada etapa do projeto.
Visto que há muitas estratégias e técnicas que podem ser desenvolvidas é importante conhecer um pouco mais sobre esses recursos e seus benefícios.
Outdoor e seus recursos
O outdoor é um suporte externo utilizado para promoção e divulgação dos produtos e serviços ofertados pelas empresas.
Localizados em pontos estratégicos das vias públicas, eles são altos e com grandes dimensões, dessa forma as propagandas presente em outros veículos como revistas e sites, são ampliadas no outdoor e transmitidas a muitas pessoas.
O outdoor propaganda é um recurso muito comum no universo da publicidade e propaganda, assim como a maioria das plataforma essas foram aprimoradas por meio dos recursos tecnológicos, assim atualmente há modelos digitais que transmitem as propagandas que podem ser única ou várias.
Essa atualização é mais econômica visto que não é preciso investir em impressão e várias propagandas podem circular de uma única vez em um mesmo local.
Display
Outra plataforma muito comum adotada pelas empresas para exposição das campanhas visuais é o display de acrilico, por meio dele e possível apresentar tanto para os cliente quanto para os colaboradores os princípios, valores e profissionalismo da empresa.
Versáteis os displays podem ser personalizados, permitindo que seja escolhida a cor, tamanho, dimensões, bases e os materiais que serão utilizados. Há os modelos com bases para serem colocados do chão e mesas e há os que são fixados em paredes e demais suportes.
Um dos modelos mais comuns dentro das organizações é o expositor de acrilico A4, tendo o tamanho ideal para fixar informativos e propagandas do tamanho de uma folha de sulfite, esses expositores são usados fixados em locais estratégico para emissão das informações e propagação das campanhas.
Esses modelos podem ser fixos ou móveis, além de terem cores diversas, sendo que o mais tradicional é o expositor acrílico A4 transparente.
O acrílico é um dos materiais mais resistentes, leves, delicados e fáceis de serem inseridos sem desajustar a estética dos locais.
Por terem muitos benefícios como:
- Atraem a atenção dos clientes;
- Diferem no método de divulgação nos estabelecimentos comerciais;
- Aumentam a organização;
- São personalizados de acordo com as demandas;
- Comunicam com objetividade e clareza.
Há muitas fábricas que realizam a confecção do produto, oferecendo às empresas uma variedade de opções para a confecção dos acessórios.
Tampografia e seus recursos
A técnica de tampografia em vidro que tem tido muito destaque no mercado e é utilizada por vários setores e segmentos industriais para realizar a personalização das embalagens e peças de vidro.
Assim o setor alimentício, de bebidas, automotivo, ótico, cosméticos e indústrias de copos, canecas e pratos utilizam essa técnica para deixar mais estéticos seus produtos.
Com o desenvolvimento das máquinas e equipamentos bem como das técnicas, permitiu que atualmente as técnicas sejam aplicadas a diferentes peças de vidro, sejam elas grandes ou pequenas, com formatos uniformes ou não.
Dessa forma é possível ter um melhor aproveitamento da comunicação visual. Realizada por meio de uma transferência de tinta da maquina matriz ao objeto a ser decorado por meio de um tampão.
Assim o processo de gravação é realizado como um carimbo, no qual a tinta é distribuída no molde e aplicada na estampa de vidro. Com a automação, esse processos são todos operacionalizados por máquinas específicas.
Cartão de visitas
Atualmente a maioria do cartão de visita envernizado, pois são mais resistentes, duráveis e bonitos visualmente.
Os cartões são compostos por informações que permite identificar a empresa, o cargo que a pessoa ocupa e como entrar em contato, seja pelo, e-mail ou contato telefônico.
Utilizado frequentemente em eventos, palestras e locais que promovem o networking entre os profissionais de empresas diversas, os cartões precisam ser bem elaborados visualmente, para transpassar profissionalismo, qualidade e boa imagem da organização e do profissional.
Todos esses recursos quando desenvolvidos com responsabilidade, planejamento e profissionais qualificados conseguem melhorar a imagem da empresa perante o mercado e público consumidor, possibilitando que se tornem uma empresa referência no seu ramo de atuação.