Comunicação

Comunicação para advogados: como construir um público

A comunicação visual consiste no uso de elementos visuais para comunicar e posicionar o público dentro do mercado. Existem diversos modelos de comunicação visual para múltiplos tipos de serviços, que vão desde a concepção de um cartão de visita moderno, até a definição do logo e dos conceitos de artes.

A identidade visual consiste no uso da comunicação visual para compor todos os padrões de comunicação, em como ocorrerá a relação com o público e como a marca será lembrada por aqueles que recorrem aos serviços.

Um dos tipos de negócio que estão recorrendo à comunicação visual desenvolvendo marcas e placa de ACM para as fachadas são os advogados.

Os escritórios de advocacia são múltiplos, e portanto, a construção de uma comunicação visual para esse tipo de negócio é fundamental para esses profissionais.

Identidade visual para advogados: características

A identidade visual para advogados é crucial para que esses profissionais tenha reconhecimento e posicionamento dentro do mercado.

Para isso é importante que eles invistam em:

  • Sites;
  • Cartões de visita;
  • Vídeos;
  • Banner informativo.

Para que esses elementos sejam eficientes dentro da estratégia de comunicação dos escritórios é importante a definição de um público-alvo, e esse elemento é bastante ignorado por esses profissionais.

Assim, abaixo falaremos sobre como definir o público-alvo para os escritórios, para que a estratégia de comunicação visual seja efetiva.

Definição do público-alvo

A definição do público-alvo é essencial para os escritórios de advocacia para a construção de uma identidade visual. Público-alvo significa aqueles que consomem o produto, ou seja, contrata os seus serviços.

Assim, um advogado previdenciarista, terá um público de mais idade, pois estes enfrentam maiores problemas com a previdência. Neste sentido, todos os conteúdos produzidos por esses advogados tendem a atingir esse público.

Compreendendo o público-alvo é possível desenvolver um marketing de relacionamento e conteúdo. O conteúdo está muito atrelado ao visual como o uso de publicações nas redes sociais, papeis timbrados no escritório, elaboração de vídeos com dicas sobre determinados assuntos e outros.

Assim, conhecer com quem se trabalha é fundamental para efetuar uma comunicação visual eficiente.

Porém, a comunicação visual na advocacia não está apenas atrelada a comunicação estratégica de forma direta, como propagandas e marketing de conteúdo, mas está presente também no uso de seus processos em uma parte do marketing conhecida como visual law.

Visual Law: comunicação visual para os processos

O visual law consiste em uma subárea do chamado Legal Design que utiliza os elementos visuais, para tornar o Direito mais compreensível, assim como o cartão de visita advogado ajuda na divulgação dos dados principais.

O visual law busca transformar a ação jurídica para que qualquer pessoa seja capaz de entender, atuando como uma forma de comunicação visual para os clientes também, de forma indireta.

Os elementos usados para que o visual law seja possível envolvem muitos recursos como:

  • Vídeos;
  • Storyboards;
  • Ícones;
  • Pictogramas;
  • Gamificação.

Desse modo, esse tipo de comunicação visual pode ser aplicado em qualquer contexto. Os profissionais podem atuar com muitos elementos visuais ajudando a contar a história no tribunal, aumentando as chances de persuasão dos magistrados.

No Brasil esse tipo de comunicação visual vem sendo aplicado em três tipos principais de documentos como: petições contratos e termos de uso, além da composição de uma pasta catálogo personalizada.

O Visual Law pode ser usado das seguintes formas: Em vídeos ajuda na complementação de petições iniciais, explicação de casos complexos e destaque dos argumentos.

Com o uso dos infográficos é possível ilustrar as estatísticas de forma correta e mais simplificada, além de narrar os acontecimentos em uma ordem e apresentar comparativos.

Fluxogramas, ajudam os profissionais da advocacia ilustrar recursos num mesmo processo e ainda desenhar a logística de empresas.

E os storyboards são usados para casos de acidentes de trânsito onde se ilustra de forma animada como ocorreu os fatos.

Apesar ainda de ser pouco usada, a visual law vem ganhando destaque ainda mais em um mundo em que processos estão crescendo, e a necessidade de execução destes é necessária. Portanto, investir nesse tipo de serviço é um diferencial para seu escritório.

Desse modo vimos que para que um advogado consiga se estabelecer no mercado é preciso conhecer seu público-alvo, bem como organizar e produzir toda a estratégia de marketing a fim de produzir confiança e fidelidade do seu público.