comunicação

A comunicação visual para o sucesso dos negócios

A comunicação visual é uma ferramenta muito utilizada nos negócios para potencializar o marketing de um comércio, empresa ou marca. O sucesso no mercado empresarial depende muito dos investimentos que os empreendedores realizam chamar a atenção do público. Utilizar a comunicação com elementos visuais pode render ganhos expressivos.

Uma comunicação bem estruturada, de forma clara e objetiva consegue deixar a marca ou empresa em evidência, despertando a curiosidade das pessoas para conhecer mais sobre o trabalho do estabelecimento.

A linguagem visual é um recurso que pode proporcionar impactos positivos e de modo imediato, diferente da escrita que exige mais da capacidade humana para a compreensão da mensagem.

Os profissionais da área de design é o responsável pela criação da identidade visual de um negócio. Durante o processo criativo é possível usar os seguintes elementos: cores fortes, desenhos, formas geométricas, fotografias, vídeos, tipografias diferenciadas, ilustrações, entre outros.

Estes são apenas alguns dos inúmeros recursos que podem ser utilizados em conjunto ou individualmente, conseguem agregar um ponto de destaque que atrai os indivíduos.

O aspecto visual é muito importante, mas um planejamento com os objetivos e metas que o empreendedor deseja conquistar. As empresas e comércios criam um planejamento anual, definindo os serviços e mercadorias que serão lançadas, as ações de marketing, promoções e divulgações para o negócio.

A logomarca da empresa ou comércio é um recurso que pode ser utilizada nos rótulos, embalagens, adesivos, sacolas, etiquetas, folders, banners, entre outros materiais.

Comunicação no segmento varejista

O comércio é uma área muito importante para a sociedade. Os empreendedores podem ter estabelecimentos com diversos produtos de qualidade e preços negociáveis. A organização da área interna da loja é um ponto fundamental para chamar a atenção do público.

Uma decoração de vitrine é o fator-chave do trabalho do marketing, já que, o investimento na identidade visual é uma forma de aprimorar o conceito da empresa e criar um bom relacionamento com os clientes.

Uma vitrine atraente pode aumentar as vendas, gerando lucros e fortalecendo a imagem da empresa ou comércio no imaginário do consumidor.

O ponto de venda é outro recurso que pode ser bem aproveitado nos negócios. É um excelente item de comunicação visual e consiste em um local onde os produtos ficam expostos, mostrando as mercadorias que são lançamentos, sazonais ou que estão em promoção.

Os benefícios em utilizar um PDV são: crescimento das vendas, custo baixo nas ações e proporciona uma excelente experiência ao consumidor.

Organização das mercadorias nos negócios

Utilizar gôndolas e expositores para colocar os produtos são a maneira mais simples e eficiente para os clientes encontrem rapidamente o que procura.

Uma forma de sinalizar o valor das mercadorias é investindo na compra de placas de preço, elemento que ajuda na comunicação e marketing visual de supermercados e comércios em geral.

Colocar as placas em locais estratégicos do estabelecimento pode render ótimos resultados. A fabricação da placa é feita com plástico PVC (Policloreto de Vinila) que pode ser cristal ou opaca.

Outra ferramenta que pode ser usada para a organização dos preços dos produtos é o porta preço acrílico, que ajuda a etiquetar as mercadorias com as informações e valores de forma que fiquem sempre visíveis aos clientes.

O alto índice de transparência permite uma boa visibilidade, facilitando a identificação para os funcionários do comércio e as pessoas.

Um totem personalizado é um material de propaganda que proporciona impactos positivos nos negócios. A utilização deste elemento nos comércios, por exemplo, é uma forma de criar um ponto de destaque, chamando a atenção dos clientes ao visitarem o local.

O processo de produção é feito com uma impressão em chapa e o acabamento é com várias técnicas de cortes que dão o formato e tamanho adequado para o totem.

As vantagens de utilizar este item são:

  • Cria uma imagem profissional;
  • Excelente custo-benefício;
  • Durabilidade;
  • Perfil decorativo;
  • Fácil manuseio;
  • Impacto menor ao meio ambiente;
  • Pode ter ou não iluminação;
  • Resistência.

Um item como este possui muita qualidade e consegue ser uma excelente ferramenta de divulgação e fortalecimento do comércio.

Investir em uma sinalização simples e eficiente é importante para que os clientes circulem pela loja com segurança.

Utilizar uma sinalização horizontal de cor vermelha para as áreas restritas aos colaboradores são essenciais para que os clientes não entrem, por exemplo, no estoque.

Isto posto, a criação de uma comunicação visual é fundamental para conseguir aumentar as vendas, consolidar a imagem do comércio ou empresa e assim obter o reconhecimento dos clientes e muitos.