Os salões de beleza são empreendimentos tradicionais e que estão ao redor do mundo inteiro. Esses negócios são tão populares que existem salões de beleza em quase todos os bairros, e atuam em muitos segmentos sociais, da classe mais baixa até a classe mais alta.
No entanto, para atrair os clientes é importante investir em uma linguagem conhecida como comunicação visual. Esse tipo de comunicação consiste no uso de elementos visuais para consolidar a marca e os serviços.
Há uma série de componentes que devem ser investidos como:
- Cartão de visita manicure;
- Sites;
- Blogs;
- Panfletos;
- Logomarca;
- Presenças nas redes sociais.
Todos esses elementos fazem parte da identidade visual do salão de beleza e permitem que a comunicação dos profissionais com os clientes ocorram de forma mais eficiente aumento o público e consequentemente os lucros.
Neste artigo falaremos sobre a importância da comunicação visual, dicas de como produzir uma boa identidade que possa ser aplicada em embalagens de papel kraft e em muitos outros produtos também.
Entendendo a importância da comunicação visual
Como já citada anteriormente a comunicação visual consiste no uso de elementos visuais que compõe a chamada identidade visual e também todos os componentes.
Alguns desses elementos visuais que podem ser usados para essa comunicação são:
- Logomarca;
- Folder criativo;
- Vitrine;
- Placas;
- Formas;
- Vídeos.
Assim, a comunicação visual é a marca da empresa, e está diretamente ligado ao negócio. Por isso, é fundamental que todas as peças publicitárias sejam coerentes, que chamem a atenção, e principalmente, que demonstrem profissionalismo.
A comunicação visual ajuda no desenvolvimento da posição do salão dentro do mercado, conquistando a confiança do cliente.
Isto acontece porque os elementos agregam valor aos negócios, e ajudam na divulgação de seus serviços como manicure e pedicure, penteados e cortes para que ganhem uma atenção maior que a dos concorrentes.
Por isso, que a comunicação visual é muito importante e precisa ser pensada e investida pelos gestores dos salões de cabeleireiro. Abaixo falaremos sobre algumas dicas para montar uma boa comunicação visual para o seu negócio de beleza.
Dicas para a construção de uma comunicação visual
Para elaborar uma comunicação visual eficiente e que consiga atrair o público é importante prestar atenção em alguns aspectos.
O primeiro aspecto é que por meio das cores, formatos e sentidos seja possível a transmissão da missão, visão, valores da empresa.
O segundo ponto é pensar no público em que as estratégias de marketing serão direcionadas. Assim, será possível definir qual peça publicitária será elaborada, banner promocional, panfletos, vídeos e publicações nas redes sociais.
E por fim, é necessário criar um padrão para as peças impressas e digitais facilitando a comunicação visual.
Estratégias de marketing para salões de beleza
A comunicação visual está atrelado a uma estratégia de marketing para salões de beleza. Neste artigo abordaremos sobre algumas estratégias que podem ser usadas nos salões.
1. Promoções e fidelidade no salão de beleza
O primeiro contato com do cliente com sua empresa é fundamental para que o público seja construído.
Uma das estratégias é criar cupons para a primeira visita, isto pode acontecer com o cadastro dos clientes nas redes socais, e também fazer o cadastro desses clientes em programas de descontos com tratamentos contínuos.
Também coloquem no balcão caixa expositor as informações sobre esses programas de cupons e promoções. Esse tipo de programa também é conhecido como sistema de fidelidade. Fidelidade consiste em fazer com que seu público se torne constante dos seus serviços.
A fidelidade pode ser feita tanto por meio físico comum como pelo marketing digital por meio de e-mail marketing, pelas redes sociais, SMS, fazendo com que ocorra a satisfação da clientela.
Outro fator que pode ajudar muito na divulgação do seu salão de beleza é oferecer exemplos reais dos serviços prestados. Assim alimente as redes sociais com as fotos dos cortes, procedimentos estéticos e outros serviços que são realizados no seu negócio.
Isto gera a interação do público com a marca fazendo com que a confiança dos clientes aumentem, entre muitos outros.
Portanto, identificamos que para que um salão de beleza tenha sucesso e bom alcance com relação aos seus serviços é preciso o investimento em comunicação visual e em estratégias de marketing de divulgação que permitem que o fluxo de clientes aumentem e que potenciais clientes sejam alcançados aumentando os lucros.