A comunicação é essencial para que as mensagens, conceitos e ideias sejam transmitidas com clareza e objetividade para um determinado público.
Esse recurso é frequentemente utilizado no âmbito pessoal e profissional. Existem dois tipos de comunicação que são muito utilizadas no mundo dos negócios: a verbal que utiliza a escrita/fala e a visual que usa todos os elementos visuais para informar.
A criação de estratégias de marketing e comunicação visual exige a presença de profissionais das áreas de design e comunicação na empresa.
O conhecimento, criatividade e experiência dos colaboradores ajuda na elaboração da identidade visual do negócio. Para esta tarefa são utilizados os seguintes recursos:
- Cores fortes;
- Desenhos;
- Elementos gráficos;
- Fotografias;
- Formas geométricas;
- Ilustrações;
- Tipografias personalizadas;
- Vídeos.
Estes elementos usados de maneira individualizada ou em conjunto podem causar impactos positivos, despertando a curiosidade e chamando a atenção do público.
O sucesso nos negócios depende de uma série de questões: mercadorias de qualidade, boa comunicação visual, atendimento eficiente aos clientes, investimentos na compra de matéria-prima e equipamentos de excelência.
Utilizar etiquetas adesivas para a identificação dos produtos e informações é um ponto fundamental para a organização e ajuda a passar uma imagem de credibilidade aos clientes.
A importância das etiquetas na comunicação de negócios
As etiquetas são usadas em vários segmentos da indústria e comércio para organizar mercadorias, informar dados, identificar objetos, etc.
O processo de criação das etiquetas pode acontecer nas empresas especializadas ou gráficas que utilizam impressoras e papéis diferentes para a criação deste elemento em grande quantidade, atendendo a necessidade das pessoas.
Uma etiqueta ribbon, por exemplo, é neutra que através da transferência térmica aquece o ribbon, que transfere o pigmento da tinta para o material da etiqueta. O ribbon é um item de alta resistência e qualidade, sendo muito utilizado para a produção de etiquetas com:
- Informações sobre a conservação de produtos;
- Logotipo;
- Tabela nutricional;
- Código de barras;
- Caracteres pequenos e médios.
Estes são alguns dados que podem ser impressos nas etiquetas ribbon. No processo de criação, os tipos de ribons mais utilizados são o misto, de cera e de resina. A máquina usada para a criação é a impressora termica com ribbon.
Indústria têxtil
O segmento de produção têxtil utiliza muito as etiquetas nos seus produtos. As etiquetas nas peças de roupas devem ser bem posicionadas para evitar problemas para o consumidor.
O tamanho deste elemento deve ser considerado no momento da fabricação, pois este fator faz toda a diferença no resultado final.
Nas etiquetas bordadas para roupas os principais dados a serem colocados são:
- Nome da empresa ou marca;
- País de origem da fabricação;
- CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica);
- Medidas e tamanho da peça de roupa;
- Composição (quantidade de fibras);
- Símbolos de cuidados e conservação.
Círculo, triângulo, balde de água, ícone do ferro de passar, quadrado com círculo dentro e meio círculo são símbolos utilizados para instruir as pessoas sobre como lavar, métodos de secagem e manuseio da peça de roupa.
A produção deste tipo de etiqueta é personalizada, atendendo às necessidades do fornecedor e marca das roupas.
Etiquetas multifuncionais
Alguns modelos de etiquetas possuem diversas funções que ajudam as empresas e os indivíduos no dia a dia.
As etiquetas adesivas personalizadas, por exemplo, podem ser usadas para vários fins: conter o preço das mercadorias, informação sobre venda, organização e otimização do estoque, identificação de um produto na gôndola, para especificar os cuidados ao transportar cargas, etc.
Estas são apenas algumas das inúmeras possibilidades de utilização das etiquetas adesivas. A fabricação é feita com papel couchê que tem boa rigidez e versatilidade, podendo ser utilizado em impressoras térmicas que realizam a impressão de código de barras e textos.
A qualidade deste papel faz com que a etiqueta possa se adaptar a vários formatos, fator que ajuda na utilização em diversas caixas com superfícies irregulares.
A etiqueta de gôndola é uma peça importante no momento de organizar as mercadorias e fornece informações aos consumidores.
O uso deste material ajuda o comerciante a cumprir o seu papel que é oferecer o máximo de dados sobre o produto, proporciona uma boa experiência de venda ao cliente. Nas empresas ou gráficas os profissionais podem elaborar três opções de etiquetas de gôndola: adesiva, eletrônica ou de papel.
Esta etiqueta é importante para a operação do negócio, contribuindo para a troca de preços durante as ações promocionais e automatiza a identificação das mercadorias.
Portanto, sabendo dos benefícios das etiquetas e como elas podem ajudar na comunicação visual da empresa ou marca, investir neste material é uma maneira de atrair novos clientes com uma mensagem concisa e direta. Dedicar tempo e capital para a compra deste elemento pode ajudar no crescimento e prosperidade dos negócios.