identidade

Descubra o motivo de ter um manual de identidade visual

A comunicação visual é um elemento fundamental para as empresas, pois contribui para expansão e visibilidade do negócio. Por meio dela, é possível criar estratégias de como divulgar um produto, marca ou negócio, usando banners, outdoor, redes sociais, comerciais em televisão e rádio, além de anúncios em variados locais.

No entanto, para que o segmento da comunicação visual atue de forma correta e atinja um maior número de pessoas, a marca precisa contar com um manual de identidade visual, que estabeleça alguns critérios e padrões necessários à empresa.

Vamos falar sobre isso nesse artigo e trazer dicas importantes para o seu negócio. Confira!

O que é o manual de identidade visual?

O manual é um elemento que serve para guiar as pessoas a respeito de algo, nesse caso, sobre como deve ser feita a identidade visual da empresa, como ela pode e deve ser vista.

Com isso, a identidade visual diz respeito à criação de:

  • Logotipo empresarial;
  • Aplicação das cores;
  • Tipo de letra utilizada nas campanhas;
  • Uso de recursos visuais, como fotos e infográficos.

Sendo assim, por meio desse manual, a empresa se organiza e consegue criar uma padronização no que diz respeito a como suas campanhas serão feitas, ou seja, esse manual é uma atividade pessoal da empresa, que falará a respeito de seu estilo e como ela quer ser reconhecida no mercado.

Diante da concorrência, é fundamental obter esse manual, pois ele traz um diferencial competitivo e facilita o reconhecimento da sua marca pelo cliente. Isso atrai maior visibilidade e consequentemente, pode gerar mais lucros ao negócio.

A comunicação visual pode estar em todos os lugares

Agora que você já sabe sobre o que é a comunicação visual assim como a respeito da importância de ter um manual de identidade visual para o seu negócio, vale a pena citar os exemplos de onde a comunicação visual pode estar presente.

No início desse artigo, explicamos que o conteúdo produzido pela equipe de comunicação visual pode estar presente em banners, outdoor e meios digitais, por exemplo.

No entanto, existe uma gama muito grande de locais onde é possível encontrar elementos da comunicação visual, inclusive por meio da personalização dos objetos.

Materiais institucionais, como é o caso do papel timbrado também pode servir como um elemento de comunicação visual, a partir do momento que contém uma marca d’água da empresa assim como seu logotipo, telefone e endereço.

Esse papel é utilizado para impressões oficiais e documentos que dizem respeito à empresa. O uso dele assim como de materiais personalizados aumentam a credibilidade da empresa, assim como facilitam o reconhecimento da marca.

Outro detalhe importante é criar um cartão de visita, como é o caso de um cartão de visita manicure, pediatra, psicólogo, professor, dentre outros. Tudo depende do seu segmento e área de atuação.

O cartão de visita é importante porque apresenta sua empresa ao cliente, mostrando seu nome, telefone, endereço, assim como um pequeno resumo das atividades que são realizadas.

O mais interessante é que existem vários modelos de cartão de visita, cabendo ao empreendedor verificar qual modelo mais se encaixa com o seu negócio.

Por exemplo, existe o cartão de visita envernizado e em outros modelos de papel (em muitos casos, até mais resistentes), que tornam o cartão mais sofisticado.

É interessante, refletindo nesse aspecto de como a personalização de materiais é importante para o seu negócio, que em muitos casos, os produtos saem da loja em sacolas. Essa sacola precisa ser personalizada contendo o logotipo da empresa.

Por exemplo, ao usar uma sacola kraft branca, é importante que ela contenha esse logotipo, assim como telefone e endereço da empresa.

Essa sacola, além de ajudar a divulgar sua marca é considerada bastante ambiental e reciclável.

Além disso, ela não polui o meio ambiente, pois em contato com ele, ela é de fácil decomposição, não sendo uma sacola plástica, que demora muitos anos para se decompor, ou seja, isso mostra que a empresa não pensa somente em seu negócio, mas também no meio ambiente.

Por fim, vale a pena destacar que a vitrine de loja pode ser utilizada como um elemento da comunicação visual, principalmente, sendo usada para divulgar novos produtos que chegaram, descontos e promoções.

Uma dica é personalizar adesivos maiores e chamativos, que chamem a atenção do cliente a respeito das novidades da sua empresa. Contando com uma equipe de comunicação e marketing, seu negócio cresce, você lucra e o cliente fica satisfeito.