A categoria dos motoristas é de grande importância no Brasil, quase todo nosso sistema de frota e entrega é feita por carros ou caminhões, sem contar o transporte público diário.
Por isso, se pensa cada vez mais sobre novas tecnologias que possam auxiliar esses profissionais durante seu percurso, e também para agregarem valores e características únicas a seus veículos.
Garantindo a segurança nas vias públicas
A segurança no trânsito é sempre um assunto em discussão, pois é um dos motivos que mais causa mortes no Brasil, mais do que a violência criminal.
Por isso é de extrema importância que os motoristas estejam sempre atentos não só nas vias, mas nas novidades que surgem para auxiliá-los nessa jornada.
No aspecto de comunicação visual, a forma mais tradicional de informação entre motoristas e vias é a sinalização de advertência, que ajuda o fluxo do trânsito, orienta e, como o nome indica, adverte os motoristas sobre possíveis perigos nas ruas.
Ela proporciona segurança, não só, para os motoristas, mas para pedestres e passageiros.
Esses tipos de placas de trânsito indicam a natureza do perigo que o motorista pode presenciar.
O local onde são instaladas passa por um exame de apuração para avaliar a região e o comportamento dos condutores que, por sua vez, passam por determinada área também.
Isso colabora para um processo mais eficaz de segurança.
A formas e cores das sinalizações são pensadas para serem facilmente percebidas e entendidas pelos motoristas. Elas possuem fundo amarelo com desenho em preto.
Anexando a tecnologia à segurança
A tecnologia está cada vez mais presente no nosso dia a dia, em casa, no trabalho e também no trânsito.
Cada dia que passa surgem mais ideias tecnológicas para serem inseridas na área de transporte, colaborando para melhoria da comunicação e segurança dos condutores, além de contribuir nos negócios de quem trabalha com veículos.
A união entre comunicação e tecnologia auxilia ainda mais a vida dos motoristas no dia a dia.
É possível, através de aplicativos para smatphones, utilizar GPS compartilhado.
Esses aplicativos, uma vez conectado à internet, trocam informações com outros motoristas sobre o trânsito, acidentes e rotas, assim o aplicativo pode traçar novos trajetos para evitar a perda de tempo durante o tráfego.
Uma “mão na roda” para quem necessita usar o veículo por muito tempo durante o dia.
Nesse aspecto, o rastreamento via satélite e rádio são os mais comuns. Muito mais em caminhão, esse tipo de serviço pode ser utilizado por qualquer veículo que esteja interessado em manter segura a sua viagem.
O rastreamento monitora o veículo 24h, durante todos os dias da semana, um grande avanço para a segurança dos motoristas.
Os rastreadores utilizam o GPS para saber a localidade exata do veículo, geralmente são utilizados sistemas de satélite ou de rádio para o monitoramento da localização.
O sistema de rastreamento é mais comum em caminhão, mas pode ser utilizado por outros tipos de veículos.
Existem outros aplicativos que melhoram a qualidade do profissional, os de direção defensiva vêm ganhando bastante destaque nas lojas de app.
Nesses aplicativos, os usuários são avaliados automaticamente, tendo o seu perfil no volante traçado.
É dada uma nota ao motorista, que pode diminuir ou aumentar de acordo com a atitude do condutor.
Os aplicativos desse tipo procuram estimular e garantir que o motorista siga à risca as leis de trânsito.
Agora, quando o assunto é caminhão, um dos temas mais comentados sobre avanços tecnológicos é o gerenciamento de frotas a partir de softwares, que auxiliam, não só os motoristas, mas, quem cuida da gerência de frota.
Podendo colaborar com a manutenção do baú, pneus, abastecimento, documentação, e até mesmo no cálculo das melhores rotas para a economia de combustível.
Esses programas possibilitam o controle total sobre sua frota e prevenção de surpresas indesejáveis, como despesas e perda de mercadoria.
Outro ponto importante: o visual do veículo
Agora, em relação ao visual do seu veículo, uma das opções das novas tecnologias é o envelopamento para carros, que promete um visual único e destaca a personalidade do motorista.
O envelopamento consiste em uma adesivagem, a mais comum é feita com película de vinil e pode ser feita com a mesma cor do veículo ou com algumas cores diferentes, nunca podendo alterar totalmente a original, pois pode gerar conflito com a cor do carro na documentação.
Existe também uma técnica de envelopamento líquido, feita com tinta, que pode ser realizada também como adesivagem para baú de caminhão. O mais importante na hora de ter seu carro adesivado é procurar um bom profissional, assim você terá mais garantia no serviço que está lhe sendo prestado.
Alguns dão preferência a esse tipo de recurso, pois afirmam que protege a carroceria do carro, mas a maior vantagem é não gastar com pintura ou enceramento do seu veículo.