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Divulgação de marcas e produtos recebe ajuda da tecnologia

A concorrência é alta em diversos segmentos comerciais e, por isso, os empreendedores devem investir em uma comunicação integrada entre divulgação, propaganda interna e externa, fidelização de clientes às suas marcas e oferta de produtos de qualidade com preço compatível com o mercado.

As parcerias empresariais são importantes nesse contexto, tendo em vista que os profissionais que trabalham com comunicação estão espalhados em diferentes áreas, com mídias específicas, mas que podem ficar centralizadas em uma agência de publicidade.

O desenvolvimento de um planejamento estratégico de comunicação vai determinar as ferramentas apropriadas para a divulgação, reforço de marca e propagação de produtos relacionados.

Além disso, é possível trabalhar diferentes estoques com datas comemorativas e sazonais, ao longo do ano, variando os produtos e atendendo uma gama maior de clientes.

Ambientação com estímulos visuais em movimento

A sociedade está acostumada com a presença de televisores nos ambientes domiciliares, como salas de estar, sala de TV, quartos e até mesmo em escritórios e clínicas, nas salas de recepção.

Os profissionais da comunicação perceberam que os estabelecimentos comerciais podem se aproveitar desse eletrodoméstico como uma ferramenta para divulgação apropriada para os próprios clientes.

Entre os comércios passíveis de bom aproveitamento, podemos destacar:

  • Supermercados,
  • Lojas de roupas e calçados;
  • Padarias e lanchonetes;
  • Restaurantes e bares temáticos.

O investimento em um telão de led preço pode ser interessante, com custo de acordo com os benefícios que proporcionam, como exclusividade de divulgação e oportunidade de apresentar produtos e serviços ao longo de todo o período em que o estabelecimento comercial está em funcionamento.

Empresas especializadas em instalação de equipamentos eletrônicos unificam as imagens com trilhas sonoras em caixas acústicas dispostas em pontos estratégicos, para chamar a atenção dos clientes que estão dentro das lojas.

Caso o espaço seja menor, como uma loja de shopping center, por exemplo, os profissionais da comunicação visual podem adaptar um painel de led para tv na parede com melhor visualização, permitindo a divulgação de produtos variados.

Até mesmo vitrines podem contar com esse tipo de equipamento, criando uma oportunidade dos consumidores conhecerem diversos produtos de forma animada.

Ferramentas tradicionais também funcionam para as marcas

A tecnologia está na vida das pessoas para ajudar, mas nem sempre é a única solução para a divulgação de marcas e produtos.

A instalação de uma placa de comunicação visual na fachada de um estabelecimento comercial, respeitando as regras estabelecidas por leis municipais (como tamanho e formato), pode ser bastante eficiente e se tornar um ponto de referência positiva para a população.

As empresas que trabalham com produtos confeccionados e produzidos por conta própria também devem identificar as embalagens com rótulos adesivos seguindo todas as normas regulamentadoras propostas por órgãos fiscalizadores públicos, como a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Mercadorias identificadas com código de barras

A organização de um estabelecimento comercial é responsabilidade dos administradores e gerentes, conforme o corpo organizacional.

O estoque de uma loja de joias e semijoias deve ser registrada de forma correta, identificando os produtos que estão em exposição e aqueles que já foram vendidos.

Dessa forma, a empresa de comunicação visual desenvolve etiqueta para joia com códigos de barra que podem ser lidos por meio de equipamentos com tecnologia.

O programa de computador desenvolvido para esse estabelecimento pode ser feito por empresas especializadas, com identificações exclusivas da loja.

Após a venda, é possível aplicar modelos de identificação determinando o produto vendido, o valor pago e a composição estrutural, com etiquetas adesiva personalizadas com o nome da loja e até mesmo data, horário e local de aquisição.

As técnicas comportamentais também devem ser empregadas pelos profissionais, sendo úteis para o treinamento da equipe de atendimento do estabelecimento comercial.

Em conjunto está a estratégia aplicada na comunicação visual, proporcionando um ambiente amigável para a clientela e com as soluções apropriadas para as mais diferentes situações.

Um cuidado que deve ser lembrado sempre que possível é com a fachada dos estabelecimentos comerciais, qualquer que seja o serviço ou produtos ofertados ao consumidor.

O capricho e o cuidado com a sinalização externa também serve como modelo de atração dos clientes, gerando uma identificação própria e voltada para o público-alvo.

Com a ajuda da tecnologia, é possível ainda preparar uma interação por meio das redes sociais e aplicativos exclusivos. Tudo vai depender da criatividade dos profissionais envolvidos.