A comunicação é uma das ações mais importantes para a humanidade, por meio dela conseguimos nos entender e criar relações. A comunicação é tão poderosa e visceral que mesmo com diferentes tipos de idiomas e objetivos conseguimos nos entender.
O processo de fazer entender e de ser entendido é a principal ferramenta das agencias de comunicação e um dos subtipos que são usados e que tem maior importância é a comunicação visual.
Comunicar-se visualmente significa usar elementos visuais que dizem sobre uma mensagem em específico, pode ser a compra de um produto ou passar a sensação de algo.
Para isso os elementos visuais como citados são fundamentais.
Os elementos que podem ser usados estão descritos dentro de um planejamento de comunicação e podem ser:
- Vídeos;
- Imagens;
- Tipografias;
- Formas;
- Cores.
Neste artigo abordaremos a importância do desenvolvimento de uma comunicação visual, a necessidade de planejamento das estratégias de comunicação e assuntos relacionados a como fazer com que sua empresa se destaque no mercado com ferramentas simples e objetivas.
O plano de comunicação e sua importância
Qualquer empresa que queira desenvolver seu negócio e aumentar seu número de clientes sabe que a lida com a imagem é fundamental.
Não é a toa que os empresários investem uma boa parte do capital inicial para desenvolver fachada ACM vazado, usar cores e vitrines que sejam adequadas para chamar o público.
No entanto, apenas a beleza física do estabelecimento não é páreo para chamar a atenção dos clientes para o seu negócio. É nesse sentido que surgem os planos de comunicação ou os planos de marketing.
Esse plano consiste em um documento em que uma empresa detalha toda a estratégia que será usada, e que valorizará tanto uma marca, como um produto ou serviço.
Esse plano de marketing é uma ferramenta que traça como os objetivos serão alcançados pela empresa. Esse tipo de ferramenta permite que haja a construção de um orçamento mais adequado e otimizado e que faz com que o gestor tenha uma visão ampla sobre as estratégias utilizados.
Alguns objetivos desse plano é aumentar a autoridade da marca frente ao mercado, atrair novos clientes e garantir a fidelização dos atuais e atuar no sentido de recuperar os que foram perdidos.
Aumentar as vendas, que consequentemente refletirá no aumento dos lucros e muitos outros objetivos. Para cada objetivo um plano é usado, seja a distribuição de flyers odontologia para clínicas ou a construção de uma estratégia digital.
No entanto, lembre-se, para que tudo isso funcione é preciso ter uma boa identidade visual. Construir uma boa identidade visual significa dar voz a comunicação visual.
Essa comunicação visual é usada para todos os componentes que uma empresa usa, seja as fachadas, a parte da organização interna e inclusive está presente no design de sinalização horizontal para deficientes físicos.
Desta maneira compreendemos que a comunicação visual é de grande importância para uma empresa.
Sem a construção de uma identidade visual não há reconhecimento com a marca e consequentemente não há empatia com que a marca quer passar, gerando um distanciamento do produto ao invés de uma aproximação.
No próximo tópico sobre tipos de peças publicitárias que são usadas e na qual a identidade visual é de grande importância e causa muito impacto.
As peças publicitárias
A publicidade regida por um conjunto de necessidades e que visam a maior divulgação da empresa possui como um dos seus produtos as chamadas peças publicitárias.
Essas peças são descritas no planejamento de marketing e consiste na materialização desse tipo de planejamento.
É portanto o elemento que faz com que as pessoas enxerguem seu produto ou serviço e que venham a se interessar cada vez mais por sua empresa.
A primeira é um dos mais usados e é conhecida pelo nome de outdoor. Os outdoors são grandes cartazes que ficam sob uma estrutura de ferro e que trazem a propaganda ou anúncio de algo.
Esses outdoors podem ser bastante personalizados, por isso, podem soltar a imaginação para divulgar seu negócio.
Há também os busdoor que são cartazes que ficam nas janelas traseiras dos ônibus. Indicados para as cidades que possuem em alta escala esse tipo de automóvel. Além desses existem os panfletos, flyers e anúncios na TV e no Rádio.
Somente com bom planejamento e adequação é possível desenvolver uma estratégia sólida e que visa o bom funcionamento de uma empresa. Investir em comunicação é de extrema necessidade para que o sucesso seja alcançado.