Fortalecer a imagem de uma empresa, atrair a atenção do cliente, obter um diferencial no mercado diante da concorrência, sem dúvidas, é isso que alguns negócio estão querendo e buscando.
No entanto, muitas empresas não sabem como fazer e não dão devida importância à comunicação visual, que cria peças digitais e impressas para atrair a atenção do cliente.
Quando pensamos na comunicação visual, estamos falando de um serviço que é desenvolvido por designers, equipe de marketing e relações públicas, além do publicidade.
Essas peças são criadas para:
- Sites;
- Redes sociais;
- Anúncios de TV;
- Mídia externa;
- Fachada da empresa.
Pensando nisso, é importante conhecer algumas estratégias que vão além do tradicional, que é publicar em redes sociais ou ter um anúncio da TV.
É importante pensar em outros elementos que ajudam nessa composição de quem é o seu público e como eles podem ser atraídos para o seu negócio. Confira mais informações no decorrer desse artigo.
Comece pela fachada de sua empresa
A fachada de uma empresa é, simplesmente, a parte externa de uma loja. O cliente terá o primeiro contato com sua marca e negócio desde a fachada. Essa é considerada, portanto, a primeira recepção que o seu cliente tem a respeito do que é o seu negócio.
Se a fachada for organizada, tiver uma iluminação adequada e for bem estruturada, a empresa já ganha pontos com o cliente, a partir do momento em que isso:
- Aumenta a credibilidade da empresa;
- Aumenta a visibilidade para os clientes;
- Contribui para um diferencial competitivo;
- Contribui para um respeito diante do mercado.
Agora, se sua fachada não for chamativa, ser suja e totalmente desorganizada, provavelmente, não passará uma boa imagem para o cliente, podendo causar o seu afastamento.
Dicas para ajudar o seu negócio
A primeira dica diz respeito ao uso da fachada em ACM, que é feita por camadas e placas de alumínio, bastante resistentes, versáteis e adaptáveis a vários tipos de negócios.
Inclusive, o uso dessa fachada pode integrar algumas cores, além de permitir a inserção de letra caixa em aço inox, com o nome da sua empresa.
O logotipo da marca também pode ser feito nesse material, que é conhecido por ser altamente resistente e versátil, dentro do campo do uso dos metais.
É importante que sua empresa conte com letras que transmitem o nome dela, de forma visível. O uso de letras em inox facilitam a visibilidade do cliente acerca de sua loja, fazendo com que seu negócio tenha um destaque.
Além disso, utilizando esse material, sua empresa terá uma fachada sofisticada e que aposta na modernidade e inovação. O uso da fachada em ACM, permite também pensar em uma iluminação adequada para a fachada, principalmente, nos segmentos que funcionam à noite.
Com isso, é necessário pensar na instalação de um luminoso para fachada, tendo como referência, as lâmpadas em LED, que são econômicas, emitem menos calor e apresentam bastante eficiência, quando o assunto é disponibilidade de energia.
Além disso, o uso dessa lâmpada é mais sustentável e responsável, do ponto de vista ambiental.
Mídia exterior e sua importância
Dentro desse ramo de estratégias de como divulgar seu negócio, é importante entender alguns pontos anteriores, como quais são os objetivos de sua marca, quais produtos você pretende vender e quem é o seu público-alvo.
A partir disso, é possível criar uma estratégia de mídia exterior SP. A mídia exterior, como o nome já diz, é um tipo de publicidade que será exibida nas ruas, em locais públicos, fora da loja.
Os principais tipos de mídia exterior variam desde os outdoors, até as fachadas. Os cartazes, plotagem dos ônibus e até mesmo a personalização de veículos (pelo uso de adesivos para carros personalizados) também podem ser considerados estratégias de mídia exterior.
O objetivo dessa mídia é atingir o maior número de pessoas que passam por determinado local ou que simplesmente estão “presas” no trânsito. Por ser um olhar mais rápido, a mensagem precisa ser direta, objetiva e chamativa.
Quando falamos em mídia exterior e outros tipos de divulgação de uma marca ou até mesmo em carros com adesivos personalizados, estamos falando sobre personalização.
Muitas empresas utilizam carros corporativos e precisam personalizar o seu negócio, ou seja, agregar sua marca a determinado produto.
Além das estratégias de mídia exterior, sua empresa também pode pensar em outros planos de comunicação para atingir um público mais segmentado, que pode estar nas redes sociais, sites da sua empresa ou até mesmo, por meio de anúncios na televisão ou rádio.
O importante é entender que cada meio de comunicação visual tem sua funcionalidade e é utilizado de forma específica. Por isso, contando com uma equipe de comunicação, o seu negócio conseguirá investir nas mídias específicas para a sua divulgação.