identificação

Fachadas comerciais ajudam na identificação da marca

A sinalização é tão antiga quanto os estabelecimentos comerciais. É possível compreender isso de melhor forma quando percebemos que restaurantes centenários mantém em sua fachada uma placa com o nome e a identificação desde quando está estabelecido no local.

Aliás, o desenvolvimento de fachadas comerciais por empresas que trabalham com comunicação visual é sempre uma das tarefas dentro de um planejamento de negócios.

As pessoas aguardam ansiosas quando surge uma novidade comercial, seja em uma rua movimentada ou dentro de um shopping center.

Isso funciona muito bem para o marketing empresarial, e os profissionais que atuam na área de comunicação sabem o quanto é importante aguçar a curiosidade com destaque em elementos visuais chamativos e convidativos.

Sinalização fortalece vínculo com clientela

O emprego de formas e conteúdos em uma fachada que ainda está sendo preparada é significativo. A promoção da empresa começa desde o primeiro momento, e que pode ser muito útil para o plano de marketing, de uma forma geral.

A divulgação por meio de placas comunicação visual convidando o público para conhecer as novas instalações de uma loja dentro de um shopping center, com data e horário, funcionam e servem como marketing para a marca e a empresa que está chegando.

A finalização dos trabalhos da fachada podem substituir os tapumes e demais elementos de segurança por vitrines atrativas e disposição de produtos comercializados em uma loja de roupas ou uma joalheira.

A partir desse momento, as placas de comunicação passam a ser desenvolvidas para que os clientes tenham conhecimento do que é oferecido para o público, desde os mínimos detalhes, como tabela de preços até indicativos para delimitação de espaço seguro e melhor atendimento.

Propaganda abrange diferentes ambientes

Em paralelo, uma campanha de divulgação pode fazer parte do processo de marketing, com ferramentas apropriadas para o conhecimento que as informações cheguem, principalmente, ao público-alvo do empreendimento comercial.

Agências de comunicação e marketing trabalham com diversos elementos que estão ao alcance da população, como o display em acrílico disponível em estações de trem e metrô, rodoviárias e pontos de ônibus.

A contratação de serviços de outdoor e distribuição de folheteria também funcionam para alguns segmentos. Seguindo o alcance que a tecnologia proporciona, as redes sociais e o desenvolvimento de um site exclusivo também faz parte do planejamento de comunicação.

A fachada precisa de uma comunicação visual letreiros atraente e de acordo com os produtos e serviços oferecidos. Dessa forma, eles podem ser reconhecidos conforme o cliente enxerga ao longe.

Fachada precisa de elementos que ajudem na identificação

A identificação visual de um empreendimento comercial começa pela fachada do imóvel. A disponibilidade de um espaço para que os clientes possam ter acesso aos produtos é uma forma de garantir que as vendas sejam realizadas para o público-alvo de maneira adequada e de maneira direta.

Para que as pessoas cheguem até o estabelecimento comercial, a comunicação visual precisa ser trabalhada no local de recepção, como forma de se destacar perante a concorrência e chamar a atenção dos clientes.

Tudo dependerá do segmento ao qual o empreendedor enveredará. Muitas vezes, uma fachada sóbria, com o nome em destaque por meio de uma letra caixa iluminada no período da noite pode ser o suficiente para atrair os clientes.

Essa comunicação visual está presente em:

  • Lojas de roupas e calçados;
  • Restaurantes e lanchonetes;
  • Instituições públicas;
  • Escritórios de serviços.

A sobriedade é uma característica que está relacionada a ambientes que remetem a serviços que demandam seriedade. O importante é marcar presença e ter uma identificação imediata para o público, demarcando o território no ambiente comercial.

Há empresas que contam com uma comunicação visual mais divertida, em que os paineis luminosos com LEDs se destacam, como fachadas de teatro e cinema, com seus cartazes em primeiro plano.

É importante lembrar que o planejamento de negócios deve estar em consonância com a publicidade e as ferramentas de divulgação utilizadas, assim como o desenvolvimento de uma comunicação visual exclusiva e com características próprias.

Encontrar uma identidade visual demanda estudos e pesquisas, além de técnicas de profissionais que atuam na área de comunicação e sabem os caminhos que devem ser seguidos.

A propaganda está ligada ao sucesso corporativo, assim como a contratação de uma equipe de trabalho ativa e participativa.

Reunindo tudo sob uma administração eficiente, com os equipamentos corretos e um atendimento apropriado, além de um produto de qualidade, o sucesso é certo e com longo caminho a ser trilhado. Metas e objetivos são alcançados quando um projeto é devidamente produzido.