Para que qualquer empresa consiga vender é preciso que os produtos ou serviços sejam bem estruturados, e principalmente, que consigam se apresentar para os clientes como uma boa solução e comunicação. Em muitos casos, é necessário fazer com que a marca se sobressaia ao produto.
Esse processo de desenvolvimento de comunicação do produto ou serviço para o público e também frente aos concorrentes são chamados de comunicação visual.
Esse tipo de ferramenta permite a construção de uma identidade visual, que consiste na criação de todos os elementos que compõe uma marca.
Os elementos são gráficos e faz com que se torne a imagem da empresa frente aos mercados, como o logotipo, o ícone, e a tipografia.
Neste artigo falaremos sobre a importância da comunicação visual e como pode ser usada nos negócios dedicados ao cuidado com a saúde como em academias, que usam tanto flyers academia como outros entre outros.
A importância de uma identidade e comunicação visual
A comunicação visual consiste no uso de muitos componentes gráficos para a criação de uma identidade empresarial. Essa identidade será usada em todas as peças gráficas da empresa e também repercutirá nos seus produtos.
Deste modo, tudo o que tiver essas características remeterá a marca, seja em um talão de rifa personalizado, seja na embalagem, nas cores e também nos ícones.
Assim, essa comunicação gera uma consolidação da marca frente aos concorrentes e criação de uma confiança com o cliente.
Uma empresa que investe de maneira forte na comunicação visual consegue desenvolver melhor os serviços e vender de forma mais adequada os produtos.
Existem muitas estratégias que podem ser usadas pelas empresas para o desenvolvimento de uma identidade visual, como o uso de brindes personalizados para clientes que fecharem determinados pacotes, e muitos outros componentes.
No tópico abaixo falaremos sobre o uso do marketing e da estratégia para academias e para fidelizar esses clientes.
Dicas para divulgação e comunicação para academia
A concorrência é um dos principais desafios para quem tem uma academia, e é neste sentido que a comunicação visual e a estratégia de marketing é necessária.
Apesar dos desafios, se o investimento for correto e adequado, as empresas só têm a ganhar, principalmente, porque este setor é um dos principais do Brasil, inclusive, sendo considerado o segundo maior mercado, com cerca de oito milhões de alunos matriculados.
O marketing para as academias utiliza as mais diferentes estratégicas como totem comunicação visual, ações nas redes sociais entre muitos outros.
Abaixo falaremos sobre algumas dicas para que essa divulgação ocorra.
1. Conheça o seu aluno
Um dos pontos centrais da estratégia de marketing para academias é o conhecimento de quem é seu aluno. Isso é fundamental para que o direcionamento dos anúncios sejam feitos com qualidade e eficiência.
É preciso conhecer o cliente de forma mais completa, como descobrir o estilo de vida das pessoas, o que gostam de comprar e se possível até mesmo os hobbies.
Assim, é possível criar os perfis dos clientes para que a estratégia seja eficiente e bastante adequada.
2. Faça eventos
Conhecendo o seu público é possível o desenvolvimento de eventos específicos para a academia, de modo que tanto os clientes como os potenciais clientes possam conhecer de forma mais profunda sobre sua marca e o que pode ser feito.
Para que o evento seja um sucesso é preciso prestar atenção em alguns pontos como:
- Pensar;
- Planejar;
- Divulgar;
- Escutar o feedback.
Com isso o dinheiro tem um bom retorno, como a adesão de novas matrículas e também a adesão dos alunos em novos programas da academia como lutas, danças e outros serviços. Esse evento deve ter um foco e que visam algum aspecto das personas desenhadas.
Portanto, invista em flyers, divulgação em vídeos, uso de letra caixa em xps, entre muitos outros pontos.
3. Tenha soluções personalizadas
Um elemento que é uma estratégia de marketing e que também permite que haja a fidelização dos clientes que já estão matriculados é a criação de soluções personalizadas.
Cada aluno tem uma necessidade e uma demanda, neste sentido, dê a eles um atendimento e plano personalizados. Além do nível operacional, procure soluções personalizados para o atendimento, para pagamentos e outros aspectos.
Com isso entendemos que os processos de divulgação e de criação de identidade visual são muito importantes para que as academias consigam novos alunos e se consolidem frente aos concorrentes.