Toda empresa nasce com um objetivo a de atrair o máximo de clientes possível e fazer com que sua solução ou o seu produto se transforme em referência, tanto para o mercado como para os clientes, trazendo confiança, credibilidade e muitos outros benefícios e que são muito importantes para a consolidação do negócio e sua comunicação.
Um dos pontos mais importantes para as empresas para que esses objetivos aconteçam da melhor maneira possível é a construção da identidade visual por meio da comunicação visual.
Esses elementos bem definidos estarão em variados pontos do empreendimento como nas etiquetas personalizados, nas embalagens e na configuração das redes sociais.
Neste artigo entenderemos a importância da comunicação visual e entender algumas estratégias que podem ser usadas para alavancar as marcas e consolidar sua empresa frente aos concorrentes e também ao público-alvo.
A necessidade da comunicação visual
Para que as empresas consigam se manter dentro do mercado é preciso atentar-se para variados aspectos e um deles é a construção da marca por meio de uma comunicação visual intensa e que consiga transmitir a mensagem da empresa que é a de vender o produto ou um serviço que venha ser a solução do seu cliente.
Essa comunicação visual é necessária para todas as empresas, de fabricante de sacolas de papel até indústrias que queiram angariar mais clientes para sua linha de produção.
Afinal, essa tal comunicação visual tão necessária e importante, é um ramo da publicidade que atua com a construção da identidade da marca por meio dos mais variados componentes visuais, tanto em imagem como no conjunto imagem e som no chamado audiovisual.
Assim, alguns dos componentes que fazem parte dessa comunicação são:
- Cores;
- Vídeos;
- Letras;
- Formas;
- Ícones.
Esses elementos devem ser definidos e transmitir exatamente o que a empresa é.
Feito isso, depois é elaborado o que é conhecido como manual da marca onde todos os modelos, cores e formas que podem ser usados são organizados, de modo que qualquer que seja a peça publicitária poderá seguir por aqueles esquemas e pontos, seja para o desenvolvimento de um ribbon para impressora ou um outdoor.
Se a empresa não conseguir desenvolver uma marca que se consolide e que crie lembranças, pode acontecer de trazer uma série de problemas para a empresa, principalmente, a baixa quantidade de clientes e menor credibilidade frente ao público.
Por isso, que para a composição de uma boa comunicação visual é necessário que ocorra a transmissão da visão, missão e valores, que se pense no público a qual sua marca objetiva e que se crie padrões para as peças digitais e impressas.
No tópico abaixo falaremos da importância das etiquetas promocionais no processo de comunicação visual das empresas.
Os rótulos e etiquetas para a experiência dos clientes
Para as empresas que trabalham com produtos não basta apenas trazer qualidade no produto é necessário também desenvolver uma embalagem e uma forma de dizer que seu produto é o melhor e o que traz mais vantagens. É nisto que entra a comunicação visual.
A comunicação visual se materializará em rótulos, etiquetas e também em lacre de segurança alimentos. Além de transmitir informações esses elementos garantem a atração da atenção dos consumidores, servindo como uma excelente peça de marketing e se tornando um grande diferencial na experiência do cliente.
A embalagem tem de cumprir tanto o seu papel primário que é o de acomodar o produto e trazer proteção para o mesmo como o de preservar a imagem da empresa para que as informações relevantes para o consumo sejam também transmitidas.
Os rótulos são imagens, legendas e outros materiais gráficos, que são gravados, impressos ou colados sob variados tipos de embalagens.
Já as etiquetas são quase sempre adesivas e produzidas por fábrica de etiquetas adesivas e que possuem preço, quantidade, validade, tabela nutricional, dados do estabelecimento na qual foi produzida.
As duas podem servir como uma estratégia de construção de identidade visual ou branding. Principalmente, porque a sua estilização pode se agregar com as marcas, cores, tamanhos e formas de cada empresa, fazendo com que o cliente identifique de maneira fácil e segura que tal produto é de tal empresa.
Assim, entendemos que a comunicação visual é extremamente necessária para as empresas que querem construir marcas de sucesso e que sejam reconhecidas pelo público.