Para quem é dono ou gerente de um negócio, existe a necessidade de ter o conhecimento técnico em diversas áreas, como a da mídia impressa, administrativo e financeiro. Uma boa organização logística também pode ser fundamental.
Mas, um dos setores que muitas vezes são negligenciados, apesar de ser muito importante, é o da comunicação visual. As pessoas vivem em contato com várias marcas e modelos de negócio, por isso, a empresa precisa obter diferenciais para conseguir atrair esses novos clientes, além de ter a capacidade de garantir uma fidelização.
Por isso, quem investe no segmento da comunicação visual consegue elaborar elementos que atraem a atenção dos clientes para os seus produtos de forma humanizada. Por meio da comunicação visual é possível desenvolver campanhas levando em conta o público-alvo da empresa, assim como a disponibilidade de orçamento, os objetivos com essa campanha, dentre outras ações.
É importante ressaltar também, que as estratégias de comunicação visual podem ser variadas, sendo mídia externa (outdoors e banners), mídia impressa, e até a mídia digital ou veiculada em televisão. Todas essas estratégias precisam de análise e avaliação, por isso é importante conhecer sobre a mídia impressa para criação de peças voltadas ao segmento da comunicação visual.
Ideias para mídia impressa
A mídia impressa, para quem deseja ter sua campanha de comunicação visual, pode ser bastante interessante pela variedade de produtos que podem ser oferecidos aos clientes. Esse tipo de material costuma ser mais intimista, individual e até mesmo, entregue para quem está passando rapidamente pelo local.
O uso de panfleto pizza, no caso de quem tem uma pizzaria ou um restaurante, é bastante utilizado para divulgar o cardápio. Os panfletos são produtos versáteis e que podem apresentar diversos tamanhos e quantidades de informações diferenciadas.
De modo geral, é um produto que pode ser ou não colorido, contendo informações sobre a empresa, os produtos em destaque, assim como elementos que sejam atrativos ao cliente. Geralmente, os panfletos podem ser entregues em semáforos ou para as pessoas que estão caminhando na rua.
Outro tipo de estratégia de comunicação visual que é bem interessante é o cartão de visita psicologo, ou até mesmo para outra profissão. Os cartões de visita são importantes porque servem para apresentar um profissional ou produto a um cliente. Por conta disso, essa estratégia de comunicação visual é altamente utilizada, principalmente por profissionais da saúde, como:
- Dentistas;
- Nutricionistas;
- Psicólogos;
- Profissionais da fonoaudiologia.
Ou seja, diversas especialidades podem se apropriar dessa estratégia de comunicação visual que contém dados como nome do profissional, assim como telefone, endereço e principais serviços realizados.
Outra estratégia de comunicação visual impressa, mas que não é entregue diretamente ao cliente, é o uso do adesivo para carros personalizado. Uma estratégia bastante comum no setor da comunicação visual é personalizar os produtos de uma empresa, com o objetivo de vincular essa imagem por meio do uso de logotipo ou cores predominantes.
Assim, o cliente consegue identificar de forma mais fácil e acessível sua marca, que vai ganhando credibilidade.
Por isso, uma das estratégias nesse processo de personalização é apostar no uso de carro adesivado empresa. Muitas empresas contam com veículos ou outros tipos de automóveis e por isso, pode ser uma boa estratégia de divulgação de uma marca ou empresa.
De modo geral, adesivos, etiquetas e rótulos são peças fabricadas para comunicar algo ao cliente e portanto, podem ser apropriadas ao setor de comunicação visual.
Inclusive, alguns elementos podem ser utilizados como comunicação visual e muitas pessoas nem imaginam. Por exemplo, o uso de lacre adesivos são importantes porque protegem um produto e mostram ao cliente que não houve violação. Ou seja, o uso dos lacres adesivos são formas de comunicação visual com o cliente e podem ser apropriados pela empresa.
A qualidade da impressão
Agora que você já conhece algumas estratégias de comunicação visual que podem ser impressas, seria impossível não citar sobre o processo de impressão desses materiais. Por isso, existem gráficas que podem ser contratadas, a partir do uso de impressoras térmicas, ou especializadas para a impressão de banners, panfletos, cartazes ou cartões de visita.
Por isso, vale a pena verificar o tipo de impressora para gráfica, assim como o orçamento e a verificação de como o serviço será prestado para poder escolher o melhor tipo para o seu negócio.