Seja no âmbito comercial, industrial ou mesmo doméstico, a organização, a conservação e a preservação de produtos e utensílios durante seu transporte ou armazenamento são, certamente, uma preocupação.
O mercado oferece uma ampla gama de embalagens em diversos tipos de material: madeira, plástico, papelão, entre outros.
A escolha da embalagem deve levar em consideração fatores variados, como custo, resistência, segurança, sustentabilidade e praticidade.
As vantagens das caixas de papelão
Se analisarmos os fatores acima mencionados e considerarmos as características do papelão, podemos apontar 05 motivos que tornam as caixas de papelão vantajosas.
Em detrimento daquelas produzidas com outros tipos de material, uma vez que se tratam de embalagens:
-
Sustentáveis
Materiais reutilizáveis, resistentes e duráveis, como o papelão, atendem às demandas de sustentabilidade e custo. Produtos resistentes apresentam maior durabilidade.
E, portanto, são mais sustentáveis por terem menor probabilidade de descarte durante um maior período, o que pode evitar a necessidade de gastos com novas embalagens.
-
Práticas
Não basta que a embalagem atenda a múltiplos requisitos, sem que apresente praticidade. Entendemos aqui, por prática, uma embalagem fácil de ser montada.
Cujo armazenamento seja simples e exija pouco espaço e cujo peso não interfira significativamente durante o transporte dos produtos.
-
Seguras
Principalmente nos setores comercial e industrial, a segurança, tanto para quem transporta o conteúdo, quanto para aquilo que está sendo transportado, é requisito indispensável.
Há, inclusive, modelos específicos de caixas de papelão para transporte de materiais pesados ou frágeis, a fim de garantir a segurança dos envolvidos e dos produtos.
-
Disponíveis em diversos modelos
Preferencialmente, deve-se buscar uma embalagem que possa ser adaptada para o armazenamento mais de um tipo de produto ou utilizada em mais de uma ocasião, de forma que atenda a diferentes necessidades.
-
De baixo custo
Quando comparadas a caixas de outros materiais, como madeira ou plástico; apresentam custo reduzido, podendo permitir um maior investimento financeiro em outros recursos ou a aquisição de uma maior quantidade de embalagens.
A versatilidade da caixa de papelão
Ainda que não nos atentemos, as caixas de papelão estão presentes em nosso cotidiano, seja no armazenamento de produtos alimentícios em mercados.
Seja ao recebermos incentivo para substituição do uso de sacolas plásticas por outras embalagens, seja ao transportarmos uma mudança para um novo lar.
Em cada um desses casos e ainda mais quando caso se trata de uma indústria ou de um setor comercial, um determinado modelo de caixa de papelão para garrafas pode ser mais adequado para uso.
A depender daquilo que se pretende transportar. Há uma oferta de variados modelos de caixas de papelão, permitindo que diferentes necessidades, como segurança e praticidade, sejam atendidas.
Os modelos mais utilizados
A embalagem em papelão mais comum, com a qual temos mais contato no comércio e na realização de mudanças, por exemplo, recebe o nome de caixa de papelão tipo maleta.
O fato de variar consideravelmente de tamanho, atendendo às mais diversas funções e público, tornou-a bastante popular.
Quadrada ou retangular, de base reforçada e contendo quatro abas, a caixa de papelão tipo maleta, pode ser utilizada para depósito e transporte dos mais diversificados tipos de materiais e produtos.
E sua montagem requer fácil procedimento: basta fechar as abas, colá-las ou prendê-las da forma como preferir.
A caixa de papelão com divisórias se mostra uma excelente opção, para quem busca preservar ou organizar materiais, especialmente aqueles que apresentam maior fragilidade ou perecibilidade.
Este tipo de caixa contém, em seu interior, divisórias de papelão cujo entrecruzamento se adapta ao tipo e ao tamanho de produto a ser movido ou guardado.
Além da adaptabilidade, a existência de divisórias torna-se vantajosa pelo fato de evitar ou diminuir o atrito entre o material transportado, sendo ideal para alocação de produtos frágeis, como:
- Produtos em vidro;
- Materiais em gesso;
- Peças em acrílico;
- Louçaria e demais objetos em porcelana;
- Peças de revestimento perfurável ou fino;
- Alimentos;
- Entre outros.
Para transporte de mercadorias ou materiais pesados, uma ótima alternativa consiste na caixa de papelão reforçada. Além de propiciar maior segurança durante o transporte, devido à sua maior resistência.
Fornece maior proteção ao conteúdo interno, pelo fato de ser revestida de múltiplas camadas de papelão e apresenta uma maior durabilidade.
Podendo ser reutilizada em demais ocasiões, reduzindo o descarte de material e os custos de possíveis novos investimentos em novas embalagens para transporte.
Por essas razões, pode-se afirmar que caixas de papelão reforçado para mudança (de casa, de espaços comercial ou empresarial) seriam altamente recomendadas.
Mesmo que, à primeira vista, não nos seja perceptível, a opção por uma determinada embalagem, pode gerar impactos importantes tanto no meio ambiente, quanto no local de trabalho e de produção.
É necessário que o modelo atenda ao maior número de demandas e possa ser utilizado na maior quantidade de ocasiões.
Assegurando a satisfação dos fatores analisados, a fim de que o custo-benefício seja o melhor possível dentro de uma perspectiva sustentável.