Expor um produto é algo crucial para que a sua loja, estande ou banca sejam vistos e despertem o interesse, tanto de quem está passando pela porta, quanto para quem já está em seu interior – quando há espaço interno – e quer desbravar as opções que o local oferece.
Para facilitar as exposições, uma infinidade de materiais, como peças em acrílico, podem ser explorados na montagem e forma como cada produto ou item é colocado à mostra.
O material que será utilizado para expor os produtos vai depender do segmento a ser trabalhado. No que se refere à exposição de roupas, por exemplo, os manequins e as araras com cabideiros são quase que itens obrigatórios.
Os manequins podem ser encontrados em todas as formas, desde corpo inteiro a até partes específicas do corpo. Neste último caso é ideal para se evidenciar uma peça específica.
Por exemplo, se um expositor vende shorts femininos, ele pode utilizar, no lugar de um manequim grande, apenas um que abranja da cintura à metade da coxa.
Ou ainda, se um expositor trabalha com regatas masculinas, basta o busto para expor o produto.
Estes manequins são, na maioria das vezes, feitos de plástico. No entanto, existem no mercado dezenas de opções para serem escolhidas: itens de madeira, de acrílico e até de metal.
Quando o espaço não permite o uso de manequins ou de um expositor de acrílico, os biombos são uma excelente opção. Por serem compactos, podem ser afixados sem que haja perda de metragem no local.
Ele pode cumprir praticamente o mesmo papel dos manequins: expor as peças de forma aberta, para que o consumidor possa vê-lass com detalhe antes mesmo de pegá-las.
A desvantagem em relação ao manequim é que, quando exposto em um material que simula o corpo, o produto fica em evidência e, consequentemente, chama mais atenção.
Tipos de expositores
Como citado acima, existem modelos de expositores para cada tipo de mercadoria e feitos de materiais diversos, como acrilico espelhado. Alguns dos modelos mais procurados são:
- Expositor para cubas e louças
- Expositor para lustres
- Expositor para cosméticos
- Expositor para pisos
- Expositor para esmaltes
Ainda para quem trabalha com roupas, o estande pode ser composto também pelas araras metálicas, seja em formato de prateleiras aramadas ou as que são próprias para quem deseja pendurar cabides.
Elas facilitam a organização dos itens e podem ser facilmente encaixadas na estrutura de montagem do espaço.
Para peças avulsas, podem ser explorados também uma banca aramada – que pode ser colocada em várias camadas, ou ainda cestos giratórios ou em formato de contêineres que podem ser facilmente desmontados.
Para o ramo de bijuterias e joias, por exemplo, as peças aveludadas são as mais exploradas, ao invés de usar chapa de acrilico.
Pode-se utilizar paneis revestidos para colocar os brincos, ou até mesmo peças que traça a silhueta do rosto, onde podem ser compostos não só os pares de brinco, mas colares chockers ou ainda outros acessórios.
Depois de saber o que será utilizado para que os produtos sejam expostos, é preciso pensar a forma de organizar os itens da melhor forma possível.
A principal dica é colocar as peças categorizadas, de forma intuitiva, para que o consumidor não tenha que ficar procurando de forma desordenada.
Os produtos devem estar sempre no campo de visão do cliente – cerca de um metro e sessenta centímetros, ou, entre meio metro e 2 metros.
Quando o produto está em promoção, ele pode estar em evidência, em um expositor que fique na parte externa do espaço. Desta forma, o impulso do consumidor vai ser estimulado.
Displays
Fugindo do tradicional e explorando materiais mais sofisticados, tem-se os display acrílico e de chão.
Eles facilitam a visualização dos produtos, já que a iluminação dos mesmos – por serem de material transparente – fica evidenciada, além de darem um aspecto de refinamento ao item que é vendido no local.
Os displays de acrílico são muito usados para produtos de beleza, maquiagens e peças menores.
No entanto, também podem ser encontrados em modelos em espécie de pedestal, ideal para expor livros, calçados ou qualquer tipo de item que possa ficar em destaque em um formato de prateleira.
O display de chão evidencia o material exposto, e, ao mesmo tempo, em muitos casos, o protege, já que grande parte deles são montados em uma espécie de vitrine revestida, com uma camada de proteção.
Isto dá, além do aspecto de sofisticação, segurança ao vendedor, já que em exposições o fluxo de pessoas é intenso, as mercadorias ficam expostas e nem sempre é possível ter o controle visual de tudo que está acontecendo ao redor.