Estabelecer um ambiente funcional, agradável e de fato harmonioso no comércio pode soar um pouco complexo a princípio, porém, com os produtos e serviços adequados, é algo possível e que pode resultar em grandes vantagens para as lojas de roupas.
Tal processo é algo que envolve desde a escolha dos móveis corretos, até mesmo as etiquetas, cores, iluminação, entre outras possibilidades. Naturalmente, diferentes aspectos devem ser considerados, tais como:
- Identidade da marca;
- Tamanho da loja;
- Custo-benefício;
- Estética;
- Praticidade.
Neste contexto, também é interessante observar que a exposição estratégica dos produtos tem grande impacto na impressão que os clientes podem ter do local, assim como na facilidade para olhar as alternativas e selecioná-las.
Uma opção muito comum consiste na arara para loja, pois é uma maneira de expor as roupas com grande visibilidade.
Os locais de instalação, naturalmente, são estratégicos, pois estão relacionados com a organização da loja.
Tudo dependerá do empreendedor e do tipo de ambiente almejado, há estabelecimentos que optam por araras não muito extensas de chão ou araras de parede para loja de roupas e em determinados pontos, colocam gôndolas com algumas peças dobradas.
A arara de chão, também chamada de arara de piso, é ideal para o posicionamento em ilha, mas, devido a versatilidade dos modelos existentes, podem ser situadas próximas as paredes.
No caso da arara de parede, conforme o próprio nome já indica, são instaladas nas paredes e apresentam tamanhos de 1,00 m a 1,50 m, sendo instaladas em cerca de 1,20 m do piso. Quando comparada com a alternativa anterior, pode-se destacar que ocupa menos espaço e, consequentemente, pode favorecer a circulação pelo local.
Podem ser suspensas no teto ou acopladas a cremalheiras, que consistem em suportes metálicos que possibilitam não apenas a colocação de araras, como também a criação de módulos para fixar cestos, sapateiras e prateleiras.
Ainda mais, embora o aço inox seja o material mais utilizado, as araras também podem ser de MDF ou de plástico.
O que é display expositor?
Outra possibilidade que pode ser explorada para melhorar o visual da loja, consiste no display expositor e, de acordo com a própria indicação do nome, é uma estrutura que tem como principal proposta dar maior visibilidade para determinados produtos na loja.
O mais vantajoso, é que o item atende aos mais diversos acabamentos, logo, pode reforçar a identidade da marca e se tornar realmente atrativo.
O display pode ser de diferentes materiais como em acrílico e de papelão. No momento de escolher, é preciso averiguar qual é a principal proposta da loja, se é por direcionar a atenção para o acabamento e elementos gráficos, produtos, resultar em compras, interesse na campanha, espaço disponível e orçamento.
Por exemplo, em lojas de bebidas, comumente o display expositor aramado é requisitado, principalmente devido a forma de organização que pode oferecer.
No entanto, os modelos podem ser compostos de acordo com as especificações de cada projeto, como com prateleiras, grandes elementos gráficos, placas, entre outras possibilidades.
Além disso, o display pode ser posicionado em conjunto com diversos itens, tais como cubos de papelão, displays de mesa, móbiles, entre outros que normalmente são utilizados em inaugurações e campanhas promocionais para atrair ainda mais a atenção do público.
As vantagens das etiquetas termocolantes
Para agregar ainda mais valor ao sentido visual, é interessante abordar as etiquetas para roupas termocolantes, que podem ser confeccionadas de materiais refletivos, cores, texturas e estampas variadas. Além disso, a loja também pode apostar na etiqueta termocolante personalizada.
Isso se deve ao fato de que essa etiqueta é fixada à peça por meio térmico, o que possibilita a aplicação até mesmo quando as roupas já estão prontas.
Ao procurar por empresas que atuam com esse tipo de item, é importante questionar quais são as bases têxteis atendidas, garantias, observar a qualidade e as possibilidades de confecção.
É possível concluir que uma gama de fatores estão englobados nas possibilidades a serem exploradas para otimizar uma loja, porém, ao conhecer o negócio e recorrer a profissionais qualificados, é possível transformar o ambiente e obter resultados que de fato sejam positivos para o seu negócio em específico.
No entanto, é fundamental que a loja não perca a essência e o profissionalismo, pois a falta de identidade pode ter consequências contrárias quando se almeja criar relações ainda mais sólidas com os clientes.