Com ou sem crise, todos precisam comer. Por conta disso, abrir um comércio de alimentos pode ser uma excelente ideia para pessoas que sonham em abrir o próprio negócio, mas que tem a pretensão de investir em um ramo mais estável.
Ainda assim, é preciso ter em mente que a alta demanda pelo produto, por si só, não é o suficiente para garantir que o negócio será um sucesso: assim como qualquer outro empreendimento, sua abertura deve ser devidamente planejada e organizada. Do contrário, a tendência é que o estabelecimento tenha uma vida útil curta.
Quer aprender mais sobre como fazer a sua loja de alimentos dar certo? Então continue lendo e confira algumas dicas a respeito da organização do seu estabelecimento que com certeza farão com que ele se torne mais competitivo.
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Tenha móveis adequados para a organização
De acordo com especialistas da área comercial, a organização de todo e qualquer estabelecimento comercial é um fator determinante para o seu sucesso e competitividade. Do contrário, os clientes terão dificuldades para encontrar o que buscam, o que, por sua vez, pode fazer com que eles se voltem à concorrência.
A boa notícia é que isso é extremamente simples: basta contar com balcões e prateleiras para lojas ordenados de forma correta, com as mercadorias dispostas de forma igualmente ordenada dentro deles.
Essa medida, junto com a devida sinalização os corredores, é uma medida simples, mas muito eficaz, para melhorar a experiência do cliente na loja, o que aumenta as chances de que ele se torne fiel.
No entanto, não basta instalar tais móveis: higienizá-los também é fundamental. Isso pois, caso o público se depare com uma prateleira de alimentos suja, há grandes chances de que ele não volte mais a comprar de você.
Da mesma forma, caso a Vigilância Sanitária flagre problemas de higiene, você pode ter o seu estabelecimento fechado, além de ter uma pesada multa aplicada.
Outro recurso muito interessante é o uso de elementos visuais que atraem a atenção dos clientes para anunciar descontos e promoções, como aquelas realizadas em datas especiais.
Uma boa ideia para isso é Balão metalizado comprar, e deixar os itens na fachada do estabelecimento – ou, ao menos, em um local onde o público possa vê-los.
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Capriche na exposição dos produtos
De acordo com especialistas na área do varejo, o apelo visual é um recurso valioso para atrair novos clientes. O ramo alimentício não é exceção: é muito importante que o seu estabelecimento exponha suas mercadorias de uma forma atrativa, que aumente as chances de que o cliente as compre.
Mais uma vez, a solução para isso é relativamente simples, basta contar com um expositor de vidro já é de grande ajuda para expor certos produtos – no caso, os secos, que não têm que ser armazenados sob refrigeração.
Já no caso daqueles que têm que ser mantidos a temperaturas mais baixas, recomenda-se contar com um balcão refrigerado de vidro, que mantenha-os conservados ao mesmo tempo que permite sua visualização.
Em ambos os casos, é interessante que a forma de exibir os produtos seja criativa. Por exemplo: próximo a datas comemorativas, como o natal, é interessante que o arranjo lembre a ocasião. Isso chamará a atenção dos consumidores e aumentará as vendas.
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Use e abuse de etiquetas
Existem diversos modelos de etiquetas no mercado. No caso daquelas usadas no ramo alimentício, elas têm a função de comunicar informações importantes a respeito do produto em questão, tais como:
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Data de validade;
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Presença de alergênicos;
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Tabela nutricional;
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Presença de transgênicos e determinados químicos.
Por mais que elas estejam presentes nas embalagens já de fábrica, nada impede que o seu estabelecimento use etiquetas complementares em suas mercadorias.
Nesse caso, elas podem ter tanto a função de mostrar o preço do produto quanto de dar um toque pessoal neles, como uma mensagem ao consumidor.
Também é possível usá-las para destacar algum atributo interessante do alimento em questão, como o fato de ser orgânico ou de não ter transgênicos em sua composição.
Independentemente da forma de uso, é interessante que o seu estabelecimento invista no uso de etiquetas adesivas personalizadas para alimentos.
Elas, por sua vez, devem ser projetadas por um profissional devidamente qualificado (no caso, um designer) e impressas por uma gráfica de confiança, que seja conhecida no seu ramo pela qualidade do serviço.