Muitas pessoas entendem e conhecem a comunicação visual apenas como uma gráfica de se fazer panfletos e banners, mas não é bem assim.
Todos os anos essa verdadeira indústria cria novos produtos, com formas diferentes de fazer e com mensagens específicas para determinado tipo de consumidor.
Por ser muito diverso, esse ramo pode fazer os tradicionais materiais impressos, como pode também criar um catálogo de moda, organizar a vitrine de uma loja e até criar elementos personalizados para os clientes.
Nos próximos tópicos, você saberá quais são as tendências do mercado da comunicação visual para este e os próximos anos. Vai aprender sobre o que mais tem sido produzido, o que cresce e para que serve cada um desses diferentes produtos!
Quais são as tendências para a comunicação visual?
Na lista abaixo, você conhecerá alguns produtos, que muita gente sequer sabe que existem, e que a comunicação visual tem feito. Além de ler sobre outros, que já são um pouco conhecidos, mas que estão bem fortes nesse mercado, como:
- Impressão em papel semente;
- Brindes e camisetas;
- Adesivagem de carros;
- Estandes de feiras;
- Imagens para redes sociais; e
- Painéis de tecido.
Esses são alguns dos principais produtos que a comunicação visual tem investido nos últimos anos. A importância é tão grande que simples brindes personalizados bem feitos, por exemplo, já fazem um sucesso total em formaturas e casamentos.
Para que servem esses produtos?
Uma das principais tendências é o uso de materiais recicláveis e ecologicamente corretos. Isso faz com que o uso, por exemplo, de papel semente cresça bastante no meio visual.
Além disso, a produção de sacolas retornáveis, plásticos biodegradáveis e outros são muito pedidos pelo mercado nacional nos tempos atuais.
Outra novidade são os painéis de tecido. Antigamente, os painéis eram feitos de papel, tipos diferentes de papel, mas hoje eles podem ser impressos em tecidos.
Além de ser mais sustentável, traz um estilo mais sofisticado para essa peça tão usada, principalmente em eventos empresariais e em vitrines de lojas.
Existem também os produtos já bem conhecidos do público, como o brinde corporativo, que sempre é dado em momentos especiais dentro de uma empresa, ONG, ou até em governos.
A adesivagem de carro continua firme e forte, principalmente em frotas de empresas de alimentação, de vestuário, maquiagem, bebidas. Além dos food trucks, bike food e outras invenções do século XXI que exigem o uso da comunicação visual.
Feiras e eventos empresariais sempre estão em alta e claro que os stands precisam estar bem chamativos, bonitos, eficientes. A comunicação visual tem trabalhado cada vez melhor nesse setor.
Há também a era digital, a tecnologia. Não apenas com as imagens para redes sociais, como todo o design de sites, de aplicativos, de softwares diversos, jogos, tudo isso tem a ver com essa área extremamente importante.
Isso tudo sem falar das camisetas personalizadas que crescem de forma gigantesca no país. É cada vez mais comum as pessoas usarem camisetas simples e estampadas, principalmente os mais jovens.
O que o mercado tem trabalhado menos?
Tudo em comunicação visual é forte, tem público, cliente fiel, ainda mais se o trabalho for de boa qualidade. Então, é difícil falar em algo que está em desuso, no máximo o que ocorre é uma mudança de paradigma.
Antigamente, por exemplo, fazia-se muito uso do panfleto. Hoje em dia, por conta de toda a questão ecológica, os panfletos continuam existindo, mas feitos com papéis recicláveis ou que ajudam mais a natureza do que o tradicional papel branco.
Isso vale para a maior parte dos produtos, mas há sim uma clara ascensão do mercado para a parte digital, sem deixar os produtos físicos de lado. É assim que deve caminhar uma empresa desse setor, aproveitando todas as possibilidades e oportunidades que se vê pela frente.
A comunicação visual pode crescer ao se especializar em fazer catálogo de moda em forma digital, mas ficará ainda mais forte se mantiver a sua qualidade nos produtos tradicionais, que fizeram esse setor se transformar em uma verdadeira indústria.
Se tem interesse em conhecer mais sobre a comunicação visual, visite uma empresa especializada, veja como funciona uma gráfica, um projeto, uma ideia criativa.
É bem interessante e faz com que as pessoas passem a não só conhecer, mas a admirar esse trabalho tão importante para o desenvolvimento nacional!