A comunicação visual consiste no uso de imagens, gráficos, desenhos e fotografias e qualquer outro elemento visual empregado com o intuito de divulgar, comunicar, informar e transmitir uma mensagem. Pode inclusive ser utilizada em brindes para eventos.
Ela é usada em inúmeros contextos, como por exemplo, em matérias jornalísticos (em conjunto com a comunicação textual), em produções audiovisuais e, principalmente, em estratégias de publicidade e marketing.
O mundo contemporâneo tornou-se fortemente imagético e, hoje, não é possível imaginar os anúncios publicitários sem os elementos visuais. Muito disso se deu pela facilidade de entendimento das imagens e, além disso, pela possibilidade de criação de identidades visuais, fator que facilita os relacionamentos e a identificação entre o público consumidor, a marca e/ou produto.
Por esse motivo, é essencial que os empreendimentos invistam em estratégias e ações de marketing visual, com o intuito de alcançar novos potenciais consumidores e, ainda, criar um vínculo da empresa com a sociedade.
Sendo assim, são inúmeros os produtos de publicidade que podem ser usados para esse fim.
As vantagens da personalização de brindes para o marketing visual
Os brindes personalizados são os produtos mais procurados para as ações de marketing visual.
Eles podem ser fornecidos em ações junto à comunidade, intervenções, apresentações, ou, até mesmo, como um brinde de um determinado evento.
A principal vantagem está na personalização, que contém a identidade visual da marca e/ou produto, criando uma rápida identificação do público.
Um dos brindes mais requisitados é a caneta ecológica, que é uma forma muito prática de oferecer um produto muito aos clientes e, ainda, demonstrar que a empresa respeita as ideias de preservação do meio ambiente, com respeito a natureza.
Além disso, confira abaixo outras vantagens da personalização:
- É uma forma diferente do público se lembrar da marca;
- Ajuda na fidelização de clientes e consumidores;
- Colabora no compartilhamento da divulgação;
- Aumenta as chances de alcançar novos públicos.
Ao lado dos brindes, as etiquetas personalizadas também são uma forma de atrair olhares para o negócio. Por meio delas, é possível usufruir de todas as vantagens dos brindes e, ainda, economizar com a impressão de rótulos.
Vale ressaltar que os produtos personalizados são extremamente versáteis, isto é, podem ser feitos em conformidade com os gostos, necessidades e desejos da marca e/ou produto.
No caso das etiquetas, também é possível escolher as formas de impressão, optando, por exemplo, pela gráfica impressão offset, que oferece a impressão de imagens nítidas e em alta definição.
Outros métodos de divulgação e marketing para as empresas
Além do uso de brindes e etiquetas personalizadas, há outros produtos que também podem contribuir para as estratégias de divulgação e marketing das empresas.
É importante que todos os detalhes sejam levados em consideração na hora de elaborar um bom planejamento de publicidade, incluindo os materiais que serão distribuídos à imprensa e os convites usados em eventos – esses materiais também são produtos de marketing.
Sendo assim, a impressão de convites personalizados, por exemplo, também é uma forma de cativar a atenção dos clientes e potenciais consumidores, em especial, o público que está sendo convidado para conhecer a marca e/ou produto.
É importante que o convite esteja decorado com o logotipo e com as cores dele, por exemplo. As informações contidas no convite também devem ser claras, objetivas e assertivas, principalmente sobre horário, dia, localização e informações de traje.
O convite será a porta de entrada para eventos de quaisquer negócios. Afinal, a primeira impressão é a que fica e, por isso, deve-se ter especial atenção na confecção e elaboração dos convites personalizados.
Em conjunto com os convites, os adesivos decorativos também são muito usados como estratégias de marketing.
No próprio evento de divulgação, pode-se decorar o espaço com colantes personalizados, que podem ser aplicados em copos, enfeites de mesa e, até mesmo, nas lembrancinhas.
Uma das grandes vantagens dos adesivos é o seu alto poder de aderência, por esse motivo, não é necessário preocupar-se com eventuais desprendimentos do colante.
Além disso, o preço de investimento é extremamente acessível, sendo uma forma economicamente viável de investir em produtos personalizados para ações de marketing.
Diante disso, pode-se vislumbrar as múltiplas possibilidades de divulgação, marketing e publicidade que, ao serem combinadas, resultam em números satisfatórios para os empreendimentos e empresas de todos os negócios, com significativo aumento da visibilidade e dos potenciais clientes.