As etiquetas são itens fundamentais nas aplicações de produtos, contendo informações importantes sobre sua composição, sendo assim ótimas ferramentas de referência para os clientes. As informações fornecidas em uma etiqueta auxiliam no processo de compra e, por isso, é sempre necessário investir nesse item.
Existem diferentes tipos, além de formatos mais estilizados ou de várias funcionalidades, que devem ser escolhidas de acordo com a sua aplicação dentro de um negócio.
Empresas dos mais diversos segmentos optam pelo uso de etiquetas ou rótulos para expor diversos tipos de informações em seus produtos, de modo que o comprador consegue obter os conhecimentos básicos acerca do item escolhido de maneira simples e rápida.
Nesse cenário, é preciso saber mais sobre os tipos de etiquetas existentes, possibilitando assim a escolha de um modelo apropriado.
Alguns tipos mais comuns de etiquetas
Existe um universo de possibilidades quando se trata de impressão de etiquetas. Os tipos mais comuns são:
- Etiquetas adesivas;
- Etiquetas de papel;
- Etiquetas Tag;
- Etiquetas de uso duplo;
- Etiquetas térmicas;
- Outros tipos.
As adesivas são o tipo mais pedido nas gráficas, já que sua aplicação é bastante fácil. Em uma de suas superfícies são impressas as informações desejadas pelo cliente, que podem ser apenas escritas ou conter imagens.
No outro lado da etiqueta, é aplicado uma substância que permite que ela seja fixada nos mais diversos materiais ou áreas.
As etiquetas de papel são muito utilizadas nas aplicações em produtos como roupas, geralmente fixadas com o uso de um lacre. Através de uma pistola é inserido o pin que prende a etiqueta de papel ao produto.
Etiquetas tag são um tipo de etiquetas personalizadas mais estilizadas, com tamanhos maiores e materiais diferentes.
Podem ser feitas de papelão e, normalmente, são utilizadas para promover a marca do produto. Por serem de modelo mais diferenciado, costumam ser fixadas nos produtos com uso de cordinhas, caracterizando assim a sua apresentação.
As de uso duplo são aquelas que precisam ser utilizadas mais de uma vez, sendo comum serem vistas nas empresas de logística ou em produtos para presentes.
A etiqueta possui duas camadas de adesivo, sendo aplicada para um determinado fim e, após a sua conclusão, é possível removê-la e aplicar em outra superfície.
Outro modelo comum de etiqueta é a térmica. Para a impressão da etiqueta, não é necessário utilizar o ribbon para impressora, já que ela é obtida a partir de uma impressora térmica.
A durabilidade desse tipo de etiqueta é menor, mas a sua praticidade é muito valorizada em estabelecimentos que possuem demanda de agilidade na impressão de informações e aplicações, nos locais que vendem alimentos por peso, tais como os supermercados ou os açougues.
Sejam etiquetas para roupas ou sejam etiquetas para alimentos, esses itens são fundamentais para qualquer tipo de negócio, disponibilizando informações práticas e acessíveis durante a compra de um produto.
Etiquetas e informações
As etiquetas são responsáveis por fornecer informações relacionadas aos produtos nos quais estão fixadas. Estas informações podem ser:
- Código de barras;
- Preço do item;
- Tamanhos e medidas;
- Peso ou dimensões;
- Data de fabricação e validade;
- Tabela nutricional;
- Ingredientes;
- Logos;
- Endereço e telefone;
- Outros tipos de dados.
As etiquetas disponibilizam diferentes tipos de informações e aplicações, por isso são utilizadas para promover agilidade no processo de compra. O código de barras é um exemplo disso, já que a leitura de um código realizada por meio de um leitor óptico transmite informações instantâneas armazenadas em um sistema.
Os tamanhos, pesos ou preços impressos em uma etiqueta também ajudam na identificação de informações básicas para um comprador. Em lojas de roupas, é necessário que o tamanho da peça esteja visível, de modo a facilitar a identificação.
Para a venda de produtos alimentícios, a aplicação de uma etiqueta com informações tais como a data de fabricação, a data de validade, os ingredientes que foram utilizados no processo de produção e a tabela nutricional, pode ser realizada com uma etiquetadora simples, que permite uma rápida aplicação de rótulos em pacotes.
Outras informações como o logo, endereço e telefone do estabelecimento complementam as informações básicas de uma etiqueta e, dessa forma, disponibilizam dados para futuros contatos.
Os benefícios e as facilidades que o uso de etiquetas adesivas personalizadas oferece a um estabelecimento são vários, otimizando processos e identificando produtos sendo, por isso, um tipo de item fundamental que fornece agilidade na rotina de um comércio.