Você já parou para pensar no quanto a maneira como as pessoas consomem produtos e serviços mudou e como isso gerou impactos? Você já percebeu que, atualmente, bom preço e produto de qualidade já não convencem mais os consumidores de que a compra vale a pena?
A mudança no cenário de compra e venda tem levado os lojistas a reinventarem a maneira de ofertar os produtos e serviços disponíveis por meio de um método conhecido como comunicação visual.
Você sabe o que é isso, como fazer e qual a importância? Se você é lojista e quer dar um up nas vendas, acompanhe este artigo que traz diversas dicas sobre essa ferramenta chamada comunicação visual, que vai mudar a maneira como você trabalha.
O que é comunicação visual e por que ela é importante?
Com a mudança na maneira como as pessoas vêm consumindo produtos e serviços, a imagem que a sua empresa transmite aos consumidores tornou-se seu cartão de visitas.
O seu negócio transmite uma boa imagem? Como o consumidor tem reagido à imagem da sua marca? É importante averiguar esses pontos porque a comunicação diz muito sobre como o seu negócio se relaciona com o mundo.
Portanto, é importante que você entenda que a comunicação visual é a maneira como o seu negócio se comunica por meio de imagens visuais. Usar imagens, vídeos, banner ou peças infográficas são maneiras de utilizar a comunicação visual.
A comunicação visual é importante por diversas razões como:
- Fortalece a sua marca;
- Reforça os valores da sua empresa;
- Conquista credibilidade;
- Ajuda a empresa a ganhar espaço.
Portanto, para não perder mais oportunidades de negócios é extremamente importante que sua empresa invista na comunicação visual e estabeleça um contato melhor com seus clientes e potenciais clientes. A seguir daremos algumas dicas de como investir na comunicação visual sem erros.
Como fazer a comunicação visual dar certo?
Agora que você já sabe o que é comunicação visual e porquê ela é tão importante, é horas de saber como fazer isso. Existem inúmeras maneiras, mas vamos te dar algumas dicas.
Um bom exemplo de comunicação visual é o painel luminoso para propaganda. Esse painel é instalado nos prédios e fachadas indicando que aquele produto ou comércio está instalado ali.
É uma mídia tradicional muito utilizada como sinalização e que chama bastante a atenção dos consumidores. Geralmente, esses painéis possuem estruturas backlight, mas também podem ser encontrados com frontlights.
Outra excelente opção, porém menos chamativa do que um painel luminoso e mais utilizada no interior de lojas, é o banner para propaganda.
Sabe aquele produto encalhado que você faz uma promoção e quer deixar bem visível para o consumidor? Esses banners são uma excelente opção, aliás, colocá-lo onde se encontra os produtos é melhor ainda, pois ele irá chamar a atenção do consumidor direto onde ele se encontra.
Trata-se de um material de orçamento acessível e que você pode encontrar facilmente em qualquer grafica.
É impossível o cliente entrar em uma loja e não notar os banners anunciando a promoção. É uma maneira extremamente atraente e convincente, e se você investir em um jogo de imagens que destaque ainda mais o produto e a promoção, é venda na certa.
O painel luminoso, apesar de ser mais chamativo, não é indicado para o interior do PDV.
Mas além dessas táticas, você já parou para pensar em como os brindes agradam e geram impactos para os consumidores? Você também é consumidor e, com certeza, já ganhou algum brinde de loja ou qualquer outro tipo de comércio.
Mesmo que seja apenas uma caneta, os brindes têm se mostrado um excelente tática de merchandising para atrair e fidelizar clientes. Uma excelente opção de brinde e que é útil, é o estojo personalizado.
O estojo, principalmente para comércios relacionados a venda de cursos ou escolas e universidades, é um excelente investimento que traz bons retornos e bons impactos. O seu cliente se sentirá satisfeito e com certeza irá se lembrar de você no futuro.
Viu como investir em comunicação visual não é difícil, mas é importante? São pequenas atitudes com grandes resultados que irão alavancar os seus negócios.
Mais do que vender, é preciso estabelecer um relacionamento e uma comunicação com os consumidores. Atraia os olhos dele, mostre o que você tem a oferecer e de quebra agrade-o com um brinde exclusivo. É sucesso garantido e isso vai fornecer diversos bons impactos!