Desenvolver um produto é algo que demanda muito planejamento e análise, co o processo de criação de embalagens não é diferente…
No entanto, quando lançado no mercado, somente os potenciais do item não são suficientes para garantir a permanência no mercado: é preciso adotar estratégias para a fidelização do público, para a promoção da identidade da marca e o mais importante, para atrair a atenção dos clientes.
Nesse sentido, as embalagens aparecem como um dos principais detalhes na hora de apresentar um produto.
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Packaging Matters, da MWV (MeadWestaco Corporation), as embalagens são responsáveis por impactar e influenciar a compra dos consumidores.
Ainda segundo o estudo, cerca de 60% dos brasileiros consideram que a embalagem é, muitas vezes, mais importante do que a própria marca.
Por esse motivo, as embalagens não são meros invólucros usados para proteger o produto – elas exercem um papel importante na experiência de compra do consumidor.
Assim, há uma íntima relação entre o design, o projeto e a atratividade das embalagens com a decisão de comprar ou não um determinado produto, ou seja, na psicologia do consumidor.
Dicas para pensar os melhores modelos de embalagens
A personalização é o primeiro ponto de destaque quando falamos em embalagens.
É preciso utilizar o mesmo padrão de cores da marca, como forma de criar uma identificação visual, bem como a mesma tipografia, logomarca e demais características que são intrínsecas ao empreendimento. A personalização também é importante porque:
- Assegura a padronização das entregas;
- Apresenta o profissionalismo da empresa;
- Aumenta a sensação de credibilidade perante os clientes;
- Ajuda na identificação fácil da marca;
- Faz parte do branding da empresa.
Depois de bem pensar às questões referentes à personalização, é preciso escolher o melhor modelo de embalagem. Por exemplo, no caso de uma caixa para joias, deve-se levar em conta peças que apresentem o produto com elegância, além de proteger contra riscos e quedas.
Por esse motivo, a maioria das embalagens para jóias são confeccionadas com materiais resistentes e revestidas em veludo. Esse modelo de embalagem é extremamente sofisticado e agrega valor ao item, ainda mais, quando bem apresentado.
Além da embalagem para joias, outros produtos podem conter caixas refinadas e reforçadas, como é o caso dos óculos e relógios.
Esses itens também precisam de uma alta proteção e devem ser expostos de maneira elegante, como forma de criar uma identidade da marca (ou seja, mostrar que determinada empresa trabalha com itens de alto padrão de qualidade).
No entanto, ao vender determinado produto para o cliente não basta colocar a mercadoria dentro da caixa ou embalagem. É preciso fornecê-la em conjunto com sacolas personalizadas, que também dão um toque final na questão do profissionalismo.
Assim como as embalagens, as sacolas devem conter a logomarca do empreendimento e o mesmo padrão de cores.
Dependendo do tipo de negócio, as sacolas podem ser feitas com materiais diferenciados, como é o caso dos materiais recicláveis. Essa é uma estratégia para as empresas que divulgam e trabalham com valores de sustentabilidade e preservação do meio ambiente, sendo uma solução de marketing eficaz e atrativa aos clientes.
Papelão: uma alternativa econômica
Para quem deseja investir em uma embalagem eficiente, mas economicamente mais barata, a melhor recomendação é a caixa de papelão ondulado. O material é extremamente resistente e durável, com possibilidade de aplicação nos mais diversos produtos e mercadorias.
A principal vantagem das caixas em papelão ondulado é, sem dúvida, à sua funcionalidade, pois pode ser usada para alimentos, objetos e muitos outros artigos.
Além disso, o papelão ondulado oferece muitas possibilidades de personalização. Isso quer dizer que a caixa de papelão não precisa necessariamente ter o formato quadrado, típico de embalagens para transportadoras.
Ela pode ser confeccionada em modelos diferenciados, para atrair a atenção dos clientes.
Especificamente para a indústria de alimentos e bebidas, as embalagens em papelão ondulado tipo display são as mais convencionais.
Elas permitem que os produtos sejam expostos na própria embalagem de transporte, o que reduz os custos com as ações de divulgação da mercadoria.
Vale pontuar que as caixas em papelão ondulado também são ecologicamente corretas, visto que o material é passível de reciclagem e reaproveitamento.
Desse modo, pode-se investir em uma estratégia eficiente para acondicionamento do produto e, ao mesmo tempo, levar em conta os valores de responsabilidade ambiental.