Quando se pensa na importância de uma embalagem, a questão central remete ao papel desta na apresentação do produto e à capacidade de atrair a atenção de um cliente que está em determinado estabelecimento.
Embora esses sejam objetivos-chave, na verdade, existem muitos outros propósitos que precisam ser considerados no design de embalagens.
Muitos produtos passam por um processo de fabricação e depois por transporte, seja por meio de atacado, onde é necessário pensar no armazenamento adequado em estoques, seja em varejo, onde os produtos são dispostos em prateleiras e precisam ser pensados para facilitar o empilhamento de uma determinada quantidade.
Por isso, também é importante considerar o movimento físico, em caixa ou sacola, e a exposição do produto.
Por isso, os vários objetivos de uma embalagem precisam ser planejados considerando alguns fatores, que serão abordados abaixo.
Modelos funcionais de embalagens e sacolas
Os produtos vendidos em uma loja, especialmente em um supermercado, precisam ser organizados na prateleira com relativa rapidez, já que a quantidade de artigos nesses locais é elevada.
Apesar de esse motivo não ser necessariamente um impedimento para o consumo final, é um ponto importante para o varejista, que precisa de agilidade e de otimização de espaço em seu estabelecimento.
A embalagem também pode ser formulada para fornecer benefícios extras ao consumidor. Por exemplo, muitas bebidas isotônicas possuem uma tampa que permite o consumo de maneira prática, com uma tampa que facilita sua abertura e fechamento, incentivando inclusive, o reuso da embalagem em outros momentos.
Essa vantagem adicional, sem dúvida, atrai a atenção do cliente e estimula a compra do item.
As sacolas de boa qualidade também são muito importantes dentro dos estabelecimentos, já que alguns modelos permitem o reuso do item.
É o caso da sacola de papelão encontrada em lojas de departamentos, ou mesmo a sacola alça vazada personalizada, que pode ser utilizada para transportar uma infinidade de itens.
Esses tipos de sacolas personalizadas também são uma ótima ferramenta de comunicação visual, permitindo que sejam impressos dados importantes de um estabelecimento, tais como:
- Logo;
- Telefone;
- Endereço;
- Horário de funcionamento;
- Outras informações.
Além disso, uma sacola pode ser confeccionada em diversas cores e com diversas estampas, de modo a marcar a memória de várias pessoas e chamar a atenção durante um percurso realizado pelo cliente.
Design diferenciado para embalagem
A aparência de uma embalagem é essencial e, por isso, deve ser pensada de modo a atrair a atenção dos clientes, levando em conta alguns elementos fundamentais, como:
- Reconhecimento rápido;
- Modelo chamativo;
- Informações curtas e precisas;
- Destaque para a marca.
Em uma situação cotidiana, muitas vezes os consumidores tomam suas decisões de compra rapidamente, baseadas no hábito. Isso indica o quanto uma embalagem pode ser fundamental nesses momentos de pressa, já que instintivamente o cliente acaba optando por selecionar uma marca que já adquiriu previamente.
Desse modo, seja em embalagens de PVC ou de papelão, a identificação fácil é de suma importância. Nesses casos, sempre que as embalagens são modificadas, pode ocorrer queda nas vendas, pois o consumidor não reconhece o produto de imediato.
Em dias de maior tranquilidade, a embalagem tem um grande papel na conquista de vendas, pois o cliente realiza uma avaliação e compara várias marcas.
As informações contidas nas embalagens, que destacam os principais benefícios e recursos, precisam ser eficazes para gerar o aumento das vendas e permitir o crescimento da marca no mercado.
Em algumas situações de compra, os consumidores estão procurando o produto certo – o que tende a acontecer quando não há marca estabelecida, primando por um modelo ou aparência estética. Esse cenário é comum na compra de roupas e outros artigos, tal como um relógio ou um anel.
Assim, se o produto oferecido é de boa qualidade e de procedência segura, certamente será lembrado numa compra futura, cativando a preferência do cliente em detrimento de outras marcas.
Além disso, é possível investir em uma embalagem reforçada, principalmente quando se trata de produtos com valor mais elevado, que protegem seu transporte, como é o caso de embalagem para joias e relógios.
Portanto, a aparência visual da embalagem e sua qualidade como um todo faz parte da comunicação geral de marketing, aumentando a quantidade de vendas através da conquista de cada vez mais clientes.