Todos os negócios que trabalham com a venda de produtos físicos precisam de uma embalagem. Não tem como fugir: as embalagens são um dos principais elementos que influencia na decisão de compra dos consumidores, pois elas atraem o olhar e ajudam a transparecer maior sensação de profissionalismo e credibilidade.
Nesse contexto, a caixa de papelão e as sacolas ocupam um importante papel, pois são utilizadas como um complemento às embalagens, bem como instrumento de armazenamento do produto.
As sacolas estão presentes nas pequenas mercearias de bairro até em multinacionais.
Além de ferramentas logísticas, pois ajudam o consumidor no transporte da mercadoria, as sacolas personalizadas também são excelentes estratégias de marketing, ajudando na divulgação da marca e fomentando a identificação visual da empresa no mercado.
Por isso, não há como pensar em negócio e desconsiderar o poder das sacolas e das embalagens.
As vantagens das sacolas e das embalagens personalizadas para os negócios
Quando uma sacola é desenvolvida a partir de especificações, com o logo do estabelecimento, nome da empresa, bem como os padrões de tipografia e cor, ela deixa de ser um mero objeto de transporte de mercadorias, para tornar-se uma ferramenta de comunicação.
Com ela, é possível atrair o olhar de novos clientes, que passam identificar a marca e a empresa, a partir do contato com a sacola personalizada.
Além da vantagem comunicativa e de marketing, as sacolas personalizadas oferecem muitos outros benefícios, entre os quais:
- A fidelização do cliente;
- O melhor posicionamento no mercado;
- A vantagem perante à concorrência;
- A padronização na entrega dos produtos.
A personalização também é responsável por colaborar com uma boa experiência para o cliente. Afinal, o ato de comprar não é apenas a aquisição de um produto, mas todo o valor agregado que colabora com a psicologia do consumidor e influencia na decisão de compra.
Nesse contexto, ter em mãos sacolas personalizadas faz toda a diferença.
Materiais de sacolas também são parte da personalização
Fora a impressão de imagens, como o logo, o uso de tipografias e cores padronizadas, o material escolhido para compor a sacola também é parte da personalização do elemento.
Quando as empresas desejam transmitir seus valores, em especial, em consonância com o desenvolvimento sustentável e preservação do meio ambiente, o uso de materiais recicláveis e reutilizáveis é uma estratégia muito usada.
Sendo assim, é possível desenvolver sacolas de papel, que são extremamente versáteis e ecologicamente corretas.
O papel também é um excelente material para quem deseja economizar com sacolas, visto o custo acessível. O kraft aparece como um dos tipos de papel mais utilizados, devido à sua capacidade de reutilização, além da ótima resistência e durabilidade.
Além disso, o kraft é biodegradável, quer dizer que, mesmo se não reciclado, a decomposição no meio ambiente é muito mais rápida, em comparação com o plástico, por exemplo.
Também há a opção do saco de papel branco ao invés do kraft.
Esse modelo de sacola é para empresas que desejam uma embalagem um pouco mais sofisticada, mas sem perder as características de reciclagem do papel. Assim como as sacolas plásticas, o papel branco e o kraft podem ser personalizados com informações sobre a empresa e logo.
Outro ponto muito vantajoso é que, em relação às sacolas plásticas, as sacolas em papel são muito mais sofisticadas para a apresentação de produtos, podendo até mesmo substituir as embalagens nos negócios.
Por esse motivo, elas são muito usadas em lojas de roupas e de departamentos, onde os produtos não são embalados, mas sim, entregues aos clientes em sacolas personalizadas, que funcionam como embalagens.
Nesses casos, além do material resistente, as sacolas são personalizada com alça para sacola de papel, que facilita o carregamento da mercadoria.
Essas alças podem ser confeccionadas com o mesmo material das sacolas, ou em material diferente, como cordas, tecidos, cetim e entre outros. É uma forma de personalização diferenciada e atrativa, pois o design é pensado para captar a atenção dos clientes.
Ou seja, as sacolas de papel servem como um elemento que agrega valor à marca, ao estabelecimento e aos negócios, pois o cliente tem a sensação de profissionalismo e comprometimento.
Com isso, é possível fidelizar os consumidores para continuar frequentando a empresa. Sendo assim, não há como negligenciar o poder das sacolas e embalagens para o mundo dos negócios, como parte importante da composição e apresentação dos produtos.