Em qualquer tipo de setor, as embalagens desempenham papéis cruciais, principalmente ao considerar que têm impacto direto na rentabilidade e segurança dos produtos. De acordo com as especificações, é preciso redobrar a cautela com alguns fatores, como ocorre com empreendimentos que trabalham no segmento alimentício.
As embalagens podem ser aplicadas nos alimentos de forma direta para a venda ou transporte, da mesma forma que há opções secundárias, que atendem essencialmente o transporte e uma ou mais embalagens primárias.
Por exemplo, a caixa de pizza redonda, visada para garantir a integridade do pedido do consumidor e consequentemente, uma entrega satisfatória, é uma alternativa primária. Sem dúvidas, a escolha correta pode representar um diferencial competitivo para a marca.
Há também a classificação de acordo com a espessura das embalagens, que pode ser: rígida, semi rígida e flexível. Enquanto o primeiro caso se destaca pela resistência mecânica e é implantado em produtos mais delicados, podendo ser representado por bandejas de alumínio e caixas de cartolina.
Já as embalagens flexíveis são moldadas de acordo com o produto que será armazenado, como o alumínio. Conforme será visto ao longo do texto, há uma série de fatores que influenciam na seleção das embalagens, sendo um dos principais, o material.
Como escolher as embalagens com segurança?
Diante as diversas opções de embalagens que podem ser incorporadas hoje em dia, principalmente em relação aos materiais, algumas dúvidas podem surgir a respeito. De uma forma geral, há quesitos básicos para esses itens, tais como:
- Atratividade;
- Compatibilidade com a marca;
- Praticidade;
- Resistência.
Tendo-se ainda como exemplo embalagens empregadas em pizzarias, para atender questões de compatibilidade com a empresa e atratividade, a embalagem de pizza personalizada pode ser uma opção favorável.
No que diz respeito a praticidade, certamente, seja na opção de delivery ou em outro setor, há certa expectativa para abrir a embalagem. O ideal é garantir que o manuseio seja prático e principalmente, não represente risco de que o conteúdo caia ou sofra algum dano.
Isso se deve ao fato de que o design não deve ser apenas atrativo, mas deve favorecer a funcionalidade, que pode ser um dos pontos responsáveis por superar as expectativas dos consumidores.
Há ainda a necessidade de que a textura do conteúdo, assim como a umidade, capacidade de preservar a temperatura, sabor e estética sejam consideradas para a seleção.
Naturalmente, além de identificar o tipo de necessidade a ser atendida, é de grande importância encontrar um fornecedor de confiança e que de fato apresente um custo-benefício considerável.
Por exemplo, para as caixas personalizadas, o papelão é comumente empregado, seja como opção primária ou secundária. Todavia, existem modelos variados deste material, como o papelão ondulado, que conta com grande resistência e é amplamente recomendado para assegurar maior estabilidade no transporte.
O plástico também pode ser uma alternativa viável, principalmente para quem busca potencializar a questão estética devido a transparência do material, o que é muito comum no setor da confeitaria.
Os benefícios do saco de papel kraft
Além das caixas, sacolas de papel recebem grande visibilidade ao se tratar de embalagens, principalmente ao considerar a versatilidade e resistência que podem apresentar. Este é o caso do saco de papel kraft, um material confeccionado a partir de fibras de celulose.
O aspecto mais comum desse tipo de embalagem apresenta tom de bege, porém, há chances de aplicar o kraft em branco, desde que um aditivo químico faça parte de sua composição.
É classificado como uma alternativa que gera impactos mais positivos para o meio ambiente quando comparado com outros materiais.
Nesse caso, é válido citar que o conceito de sustentabilidade é cada vez mais explorado no mercado e torna-se interessante que as empresas adotem medidas com essa proposta, o que pode ter consequências favoráveis também para a marca.
Além disso, para os empreendedores que buscam trabalhar embalagens personalizadas em datas sazonais, o material também permite explorar a criatividade por apresentar resultados satisfatório com impressões e combinação com diferentes recursos.
Neste cenário, a diversidade das embalagens foi um dos diversos fatores apontados e sem dúvidas, merece atenção para garantir que a opção desenvolvida e empregada pela empresa realmente contribua com a comunicação visual e com a segurança.
O empreendedor deve considerar que esses elementos estão fortemente relacionados com a experiência de compra e garantir que seja realmente positiva, é um dos pilares para o fortalecimento da marca e até mesmo para elevar o número de clientes fidelizados.