As sacolas de papel para loja que recebemos quando compramos algo, as placas, as vitrines, os adesivos que estão no chão das lojas e paredes, o vídeo que vemos nas redes sociais todos fazem parte de um conglomerado de ações conhecidas como comunicação visual.
A comunicação visual, portanto, é de fundamental importância para o desenvolvimento de estratégias de expansão da empresa, alcance de público e aumento do faturamento.
Saber o que é a comunicação visual, como montar uma boa identidade empresarial, é necessário para que os negócios fluam.
Ao longo desse artigo abordaremos sobre a importância da comunicação visual e os usos de suas peças publicitárias que vão do adesivo personalizado até a montagem de vitrines, e como montar uma boa identidade visual para atingir os objetivos.
O que é a comunicação visual?
Comunicar é um ato que permite que mensagens sejam transmitidas e entendidas, e para isso existem diversas linguagens. Uma dessas linguagens é a visual, e portanto, quando se utiliza essa linguagem dizemos que há uma comunicação visual.
Assim, ela pode ser definida como uma linguagem que usa elementos visuais como:
- Formas;
- Vídeos;
- Faixa de gondola;
- Outdoors;
- Cores;
- Símbolos.
Para se posicionar e se apresentar ao mercado. Esse conjunto de elementos permitirá que os clientes associem o seu produto a sua marca e vice versa, gerando identidade e comprometimento.
Sem uma comunicação visual é impossível que uma empresa se desenvolva completamente, afinal, é necessário que seu produto seja visto, seja conhecido e atinja o maior número de pessoas possível, seja por meio de porta etiqueta acrílico, propagandas e publicações nas redes sociais.
Os elementos visuais agregam valor a negócio, e ajudam na diferenciação dos concorrentes. Assim, a comunicação visual ajuda no processo de diferenciação dos concorrentes, permitindo que os clientes lembrem de sua marca e empresa ao comprar algum produto.
Assim, é fundamental o investimento na estruturação de uma comunicação visual, que vai desde a definição de logomarca, cores, formas e símbolos, até metodologias de arrumação de vitrine de loja entre outros.
Como montar uma boa comunicação visual?
Para montar uma boa comunicação visual é necessário prestar atenção em alguns tópicos que são bastante simples.
O primeiro ponto é entender que toda sua identidade precisa transmitir, de forma direta ou subjetiva os valores da sua empresa, como comprometimento, profissionalismo e qualidade.
Ao criar sua identidade visual pense no seu público-alvo, e construa de acordo com ele. Se seu público-alvo for mais tradicional, aposte em cores e formas mais sóbrias, se for um um público mais jovial é possível investir em cores mais arrojadas, e formas mais dinâmicas.
E por fim, crie padrões impressos e digitais para sua marca, isso demonstra cuidado com a marca. Para que tudo sempre saia de acordo com marca, elabore um manual de identidade visual.
Com todas essas dicas é possível desenvolver uma identidade e uma comunicação visual mais qualificada.
Como montar uma vitrine harmônica?
Um dos elementos chave para que as lojas vendam mais é a montagem de uma vitrine, ela é a porta de entrada para o consumidor, sendo convencido a entrar e adquirir os produtos. Mas, para que ela seja atraente é possível montá-la de forma harmônica e organizada.
Abaixo falaremos sobre como montar a vitrine ideal para o seu negócio.
1. Crie uma vitrine iluminada
Uma das formas de fazer com que sua vitrine seja atraente é investir na iluminação. Ela permite que o produto seja valorizado, portanto, invista em efeitos de luz, podendo ser piscante ou giratória. Mas, lembre-se, monte a iluminação de acordo com o objetivo que você quer com ela.
Para dias sazonais como o dia dos namorados, em que é necessário o clima romântico, pode-se utilizar a meia-luz na vitrine e ainda atrai olhares.
2. Renove a vitrine com frequência
Outra coisa que chama a atenção dos clientes é a vitrine trocada com frequência. Em lojas de roupa essa frequência é notada, por conta dos looks dos manequins, e isto acontece por conta do tráfego intenso de pessoas que passam pela loja.
Renovar a vitrine com frequência valoriza a marca, pois demonstra a capacidade de criatividade da marca.
Assim, a comunicação visual é fundamental para os negócios, favorecendo o alcance dos seus produtos e consequentemente o aumento do faturamento. Uma empresa de sucesso investe constantemente neste setor.