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A comunicação visual está em tudo nos negócios

A comunicação visual tem sido discutida e ganhou visibilidade ao longo dos anos, se tornando um segmento da comunicação considerado fundamental porque por meio de símbolos, imagens, fotos, cores e letras, consegue transmitir uma mensagem ao seu público-alvo.

Desde a época das cavernas os humanos tentam se comunicar por intermédio de imagens, mostrando a importância dessa comunicação visual.

Com o desenvolvimento das técnicas voltadas a este segmento, a comunicação visual se liga a diversas profissões, desde o jornalismo, publicidade e propaganda, assim como o marketing.

Por meio de ideias criativas, estudos e uso de softwares, algumas peças são criadas para transmitir uma mensagem ao cliente. Essas peças, para criação, dependem da definição do público-alvo, assim como a identidade visual da marca.

Alguns exemplos dessas peças são:

  • Publicações de artes em redes sociais;
  • Comerciais de televisão;
  • Banners;
  • Outdoor;
  • Panfletos e cartazes;
  • Anúncios em jornais ou revistas.

Não existe limite para a criatividade quando o assunto é sobre a comunicação visual, porém, é importante ressaltar que a comunicação visual não está somente nesses elementos, podendo ser muito mais abrangente.

Pensando nisso, separamos algumas dicas de comunicação visual em locais diferenciados, mostrando que é possível incorporar essas técnicas em diferentes setores e formas de atuação.

A comunicação por meio de rótulos e etiquetas

O uso de rotulos e etiquetas pode ser fundamental para uma estratégia de comunicação visual em uma empresa.

Os rótulos são elementos encontrados em diferentes tamanhos e elementos de composição, que tem como missão agregar uma informação técnica sobre o produto.

Geralmente, os rótulos também trazem informações que agregam segurança e credibilidade à marca.

Por exemplo, o rótulo de um produto alimentício traz informações sobre a quantia calórica do material, sua composição, mas também informações sobre seu local de fabricação, atenção para o consumo no caso de pessoas que possuem algum tipo de alergia, dentre outros detalhes.

O mesmo vale para as etiquetas que estão presentes em diversos segmentos, incluindo na indústria têxtil, de sapatos, bolsas e outros acessórios.

Esse tipo de material é importante porque também agrega informações sobre o produto e ainda permite a impressão do logotipo e cores da identidade visual da marca.

Para que a impressão tenha a maior qualidade possível, é utilizado o ribbon de cera no processo. A forma de impressão em ribbon é bastante comum no caso de impressão de etiquetas, adesivos e rótulos.

No caso desse tipo de ribbon em específico, ela contribui para imprimir dados, além de código de barras, que contribuem para identificação e cadastro de um produto.

Além da impressão em ribbon cera, existem outras formas de impressão, sendo a ribbon a mais comum. As vantagens em apostar nesse tipo de impressão é a qualidade do material, precisão na impressão, pois utiliza uma impressora térmica.

Isso representa dizer que não basta apenas ter um excelente desenho ou arte dos rótulos adesivos, etiquetas ou de um próprio adesivo sem pensar na impressão em alta qualidade desse material.

Para que essa impressão seja feita com qualidade, além de uma boa impressora térmica em ribbon, recomenda-se buscar gráficas que contenham equipamentos em alta qualidade.

Personalizar é fundamental

Outro detalhe importante é que não dá para falarmos sobre comunicação visual sem citar a importância da personalização dos objetos.

Seja um rótulo, etiqueta ou adesivo, é fundamental associar aquele objeto ao seu negócio ou marca. Isso é feito por meio da personalização dos produtos, que insere seu logotipo e identidade visual.

Com isso, vários produtos podem ser associados à sua marca, como é o caso das malas personalizadas, bolsas e sacolas, bonés, camisas, o próprio uniforme dos seus funcionários e acessórios, como canetas e canecas.

Os brindes que serão entregues aos seus clientes também podem passar por um processo de personalização. Inclusive, a entrega de uma mala personalizada como brinde é bastante bonita e tem muito a agregar ao seu cliente.

A personalização também é importante porque serve como um elemento de aumento de credibilidade de sua marca, além de associação de novos produtos ao seu negócio.

Além disso, a personalização também serve como um importante elemento de divulgação do seu negócio, ou seja, é uma ação que se tornou indispensável para quem tem um negócio.

Por isso, não deixe que seu negócio fique para trás e personalize seus produtos, incluindo novos elementos para chamar a atenção do cliente.