A comunicação possibilitou que os seres humanos se desenvolvessem ainda mais, pois ela consiste na emissão de uma mensagem importante para emissor e receptor. Por isso, a mensagem tem de ser efetiva, de modo que seja recebida e decodificada adequadamente.
Existem muitas formas de fazer com que a emissão e recebimento da mensagem ocorra, sendo que há duas formas principais de comunicação: a linguagem verbal, caracterizada pelo desenvolvimento da linguagem e dos idiomas; e a linguagem não verbal sendo caracterizada pelo uso de ícones e formas.
Com o passar do tempo, a linguagem não verbal ganhou novos aportes e continua sendo importante, principalmente no ramo dos negócios, afinal, as propagandas e os anúncios se tornaram presentes no cotidiano das pessoas.
Desse modo, a comunicação visual ocorre por diversos elementos e mídias, como as tradicionais:
- Banner de promoção;
- Outdoors;
- Pôsteres;
- Jornais e revistas.
Além das possibilidades nos meios digitais, que vem crescendo com o uso da internet, como:
- Posts de redes sociais;
- Infográficos;
- Vídeos promocionais;
- Sorteios online.
Todos esses componentes são essenciais para o desenvolvimento de uma marca e para que sua visibilidade aumente.
As imagens da comunicação visual são essenciais para que a mensagem seja transmitida de forma correta e eficiente.
Por esse motivo, no decorrer deste artigo iremos falar sobre como desenvolver uma comunicação visual e os elementos que podem ser usados, como totem personalizado e brindes.
Dicas para o desenvolvimento de uma comunicação visual
Quando falamos de uma comunicação visual eficiente, estamos falando da utilização de diversos elementos visuais para o desenvolvimento de uma estratégia de marketing focada e especializada.
Assim, é possível recorrer ao uso de propaganda outdoor, formas, padrões, cores e estio gráfico que são bastante diferentes.
Um dos grandes conceitos para a comunicação visual é a representação da mensagem pelo meio visual a fim de uma comunicação efetiva.
Abaixo falaremos sobre alguns pontos que devem ser levados em consideração para o desenvolvimento de uma estratégia correta:
- Todas as peças de uma loja comunicação visual devem ser pensadas para a transmissão da missão, visão e valores da empresa. Isso permite a confiabilidade e engajamento do público;
- Para o desenvolvimento de uma estratégia eficiente, é sempre necessário atentar-se para o público-alvo da comunicação. Assim, públicos mais jovens preferem elementos mais arrojados, enquanto outros podem preferir componentes mais sérios e sóbrios. Vale destacar que isso também dependerá do seu ramo de negócio;
- O desenvolvimento de um padrão para as peças impressas e digitais também é importante, pois garante que o público faça associações entre o produto e sua marca, ganhando notoriedade;
- O uso das cores é essencial para uma boa comunicação visual, elas despertam sensações nos consumidores, fazendo com que sua marca, produto e serviço sejam a solução para aquilo que foi despertado.
Com relação às cores, além de evocar as sensações, dizem muito sobre o seu segmento e objetivos da marca. Desse modo, é possível verificar que cores como vermelho e amarelo são bastante usados nos setores alimentícios por promoverem a sensação de “fome”.
Elementos e materiais para o visual
Para que a comunicação visual seja eficiente, é preciso o uso de elementos como um papel timbrado empresa, pois conferem mais seriedade para o negócio e fixam a marca no imaginário.
Por isso, abaixo falaremos de materiais e peças utilizadas para a comunicação visual.
Há alguns tipos de materiais que são usados para o desenvolvimento das peças visuais que são importantes para transmitir a mensagem correta. São eles:
- Acrílico;
- Poliestireno;
- Lona.
Os materiais em acrílico são versáteis e encontrados em diversas espessuras e cores, por isso são usados para fabricar itens como troféus, urnas, letras caixa, display, dentre outros.
Já o poliestireno é um material bastante utilizado devido sua resistência. É encontrado na cor branca e adesivado.
Uma das formas mais famosas é a composição do totem publicitario externo, que fica sobre uma estrutura metálica. Por ter grande aderência com adesivos, são usados em displays, itens de PDV (ponto de vendas) e placas de sinalização.
Por fim, a lona é um material usado para revestir locais temporários como feiras e stands. São usadas também para produção de faixas e banners.
Além dos materiais utilizados para produção de elementos para comunicação visual, falaremos sobre o totem publicitário usado na comunicação visual.
O totem publicitário tem como objetivo o aumento da visualização de uma marca ou para demarcar o território de um negócio. São importantes para sinalização e para chamar atenção do público. Os totens possuem diversos modelos como em tecido e em acabamento leitoso.
Assim, a comunicação visual é essencial para o desenvolvimento de uma estratégia eficiente e correta para o posicionamento e produção de confiabilidade entre a marca e os seus consumidores.