A comunicação é um dos recursos que existe desde os primórdios da existência humana, ou seja, algo nato e necessário a sua sobrevivência.
Com o passar da evolução humana a comunicação também foi se desenvolvendo e passou a ocupar e a realizar ações que são importantes para toda a humanidade.
Atualmente a comunicação está muito dinâmica, globalizada e rápida. Com a descoberta e desenvolvimento da internet as pessoas passaram a receber muitas informações ao mesmo tempo e isso refletiu em algumas características, principalmente na capacidade de reter informações e se concentrar que foram diminuídas.
Diante desse novo cenário, a comunicação atrelada ao mercado comercial precisou alterar as suas estratégias para conseguir atrair o seu público, estreitar a comunicação e conseguir fidelizar os clientes.
Assim, o principal investimento foi em uma comunicação mais visual, que atraísse com os olhos e inspirasse o desejo de consumo ou até mesmo direcionar a atenção a mensagem desejada.
Dessa forma a comunicação visual virou o carro chefe da comunicação e passou a ser aplicado a outros recursos audiovisuais.
Acompanhando essa tendência alguns recursos que antes eram pouco utilizados, passaram a desempenhar papéis e funções mais importantes e complexas.
Uma delas foram as etiquetas, que a princípio precisavam apenas informar e vedar, mas diante das mudanças e transformações esse mesmo objeto passou a ser utilizado para:
- Vedar;
- Impedir furto;
- Informar;
- Decorar;
- Personalizar;
- Controlar.
Comunicação visual: tipos de Etiquetas
Com isso o mercado também identificou uma oportunidade para trabalhar e desenvolver produtos cada vez mais modernos, práticos e eficientes. Com isso as etiquetas passaram ser criadas de formas diversas e com objetivos igualmente diversos.
Adesivas
As etiquetas adesivas são aquelas produzidas digitalmente ou em gráficas especializadas e possuem um papel adesivo, ou seja, que tem duas faces e uma é serve para fixar em outra superfície.
Elas são bem versáteis quanto ao seu conteúdo e formato, por isso as etiquetas adesivas personalizadas são comumente realizadas e servem para identificar espaços, empresas e produtos.
Estão presentes também nos mais diversos ambientes como supermercados, rótulos de embalagem e afins.
Códigos de Barras
Há ainda a intenção de tornar o dia a dia do comércio mais prático e eficiente, por isso foram desenvolvidas as etiquetas com o código de barras que serve para identificar o produto e tornar mais fácil a soma da compra e controle de estoque e quantidade disponível.
Etiquetas decorativas
As etiquetas também servem para tornar a embalagem mais bonita e decora, por isso, há as etiquetas de cetim personalizadas, para ajudar no processo de embalagem e embelezamento do produto. Muito aplicadas em lojas de departamentos comerciais.
Etiquetas Escolares
Vislumbrando um mercado em ascensão, as etiquetas passaram a compor os cadernos escolares e estimularam ainda mais o seu consumo e também utilização neste ambiente. Assim, todas as customizações e caracteres foram convertidos em adesivos.
A exemplo há a etiqueta escolar vingadores que foi um dos últimos filmes de maior bilheteria da Marvel.
Há também outro modelo de etiqueta que é sempre muito utilizada, principalmente pelo pais das crianças que servem para identificar e nominar os materiais. Com isso é fácil de encontrar online modelos de etiquetas escolares para imprimir.
Comunicação visual e a impressão de etiquetas
Como mencionada há muitas formas de realizar a impressão das etiquetas, para definir quais são as melhores opções e modelos é preciso ter algumas informações em mente, uma delas é a quantidade de etiquetas que serão impressas; outra é o local que serão inseridas e por último as informações que precisam possuir.
Contendo essas informações é possível realizar a correta impressão de etiquetas e seus respectivos detalhes, informações e quantidade.
O Mercado da comunicação
Diante de tantas oportunidades o mercado passou a ter um vasto mercado de produção e impressão de etiquetas que mesmo sendo simples desempenham importantes funções comerciais.
Uma última tendência foi a personalização das etiquetas para transmissão da marca de forma orgânica bem como transmitir os valores e princípios da empresa que contribuem para a formação da imagem dela diante dos seus públicos consumidores.
Sendo assim um dos principais canais alternativos de conquista e estreitamento do relacionamento entre empresas e seus públicos consumidores desde etiquetas para imprimir a etiquetas para decorar e informar, o importante é alinhar as metas e planejar bem o plano de comunicação para alcançar resultados de sucesso.