A comunicação é a base para toda interação humana, sendo responsável por transmitir informações, emoções e sentimentos.
Mas, não somente através da fala é possível ter uma comunicação, mas também, por meio de interações não-verbais, incluindo o uso de imagens, gráficos, desenhos e demais representações imagéticas que contribuem no entendimento de determinada mensagem. É a chamada comunicação visual.
Na publicidade e no mercado de trabalho, a comunicação visual aparece como uma efetiva estratégia de marketing, por meio da veiculação de imagens em mídias tradicionais (como jornais, revistas e panfletos) e digitais (sites, blogs, redes sociais), com o intuito de divulgar determinado produto e/ou serviço.
Além disso, os métodos da comunicação visual também são usados na produção de embalagens, design de mercadorias e outras ações que colaboram para a identificação de uma marca, produto e serviço no mercado.
Dispositivos de comunicação visual para produtos e serviços
Diante da eficiência de divulgação da comunicação visual, muitos estabelecimentos buscam dispositivos para aumentar a visibilidade do mercado e promover uma identificação com o público.
As placas de sinalização, por exemplo, são uma excelente estratégia para quem deseja informar sobre um determinado produto e/ou serviço, em diferentes locais – como metrôs, estações de trem, pontos de ônibus, supermercados e espaços públicos.
Geralmente produzidas em acrílico, essas placas podem conter imagens e textos informativos, tendo como intuito demonstrar alguma mercadoria para potenciais clientes.
Além da eficiência de divulgação, esses dispositivos também são notáveis pela sua resistência e durabilidade e, por isso, podem ser instalados, até mesmo, em ambientes externos (com presença de intempéries e ações do tempo).
Além das placas, outra estratégia de comunicação visual muito usada para quem deseja divulgar em diferentes locais é a bandeirola com nome da empresa.
Personalizadas, esse dispositivo é ótimo para quem deseja criar uma identificação visual entre o nome da marca, produto, serviço ou empresa, com os seus clientes.
Mais do que isso, também é uma alternativa bastante econômica, já que o investimento na bandeirola tem um preço muito acessível.
Finalmente, outro item de comunicação visual muito procurado é o display para panfletos. Assim como a placa de sinalização, esse dispositivo é, geralmente, feito em acrílico, para maior resistência e durabilidade.
Ele também pode ser personalizado com o nome do estabelecimento ou da marca, servindo como um suporte para abrigar panfletos de divulgação.
De tamanho compacto, o display pode ser colocado em diversos locais, como empresas parceiras ou dentro do próprio estabelecimento.
Comunicação visual interna: estratégias para melhorar o negócio
Os itens citados anteriormente permitem uma divulgação em diversos locais longe do ponto de venda (PDV), o que potencializa possibilidades de atrair novos clientes.
No entanto, além desses dispositivos, o estabelecimento não deve se descuidar da comunicação visual no interior da empresa, para que o público também crie uma identificação permanente.
Uma boa dica é o investimento em expositores para lojas, que são estruturas formadas por vários materiais e disponíveis em diversos tamanhos, que servem para organizar os produtos de forma objetiva e prática.
Dessa forma, o cliente é orientado na hora de realizar suas compras e, além disso, os expositores servem de suporte para mercadorias em divulgação. É um dispositivo usado dentro do ponto de venda, e que faz toda a diferença no quesito de organização.
O balcao expositor também é um mobiliário semelhante, que serve para abrigar produtos. Ele é muito comum em supermercados, com modelos de expositores refrigerados para laticínios, carnes e alimentos perecíveis. Além de ajudar na divulgação, o balcão:
- Evita a perda de alimentos que não foram acondicionados;
- Facilita a identificação dos produtos pelo cliente;
- Ajuda na racionalização do espaço do estabelecimento;
- Oferece sensação de credibilidade ao comércio/empresa.
Vale destacar que as estratégicas de comunicação visual não se restringem somente a divulgação para os clientes. Há muitas ações de endomarketing, quer dizer, marketing interno, para que os colaboradores também se sintam parte do negócio.
Entre eles, o uso do bloco de pedido personalizado, um dispositivo em que é possível anotar os pedidos dos clientes, de maneira prática e simples, além de contar com a personalização com logo da empresa e/ou marca.
O bloco também é responsável por criar uma identificação visual do estabelecimento e, ademais, cria uma relação de confiança e credibilidade entre os colaboradores e o público.