A comunicação visual é todo meio de comunicação que utiliza componentes visuais, ou seja, uma imagem para transmitir uma mensagem.
Isso não significa que não há uma linguagem por trás mas, existe uma linguagem visual que compõe esse tipo de texto, composto até pelo o que é chamado de gramática.
A imagem utilizada para esse tipo de comunicação, utiliza-se de elementos de linguagem visual, como traços, cores, linhas, contraste, movimento, textura e alguns outros aspectos.
Todos esses elementos, nos ajudam a entender a “mensagem por trás” do formato escolhido, que podem ser através de:
- Display de paredes ou outdoors;
- Signos;
- Fotografias;
- Desenhos;
- Gráficos;
- Vídeos;
- Display de chão;
- Entre outros.
A comunicação visual, através desses meios, apresenta uma codificação mais fácil e é programada para oferecer a mesma informação que uma comunicação verbal.
Estamos rodeados de informações visuais por todos os lados: placas de trânsitos e seus sinais, semáforos e suas cores, são exemplos de como essa comunicação funciona e está presente nos nossos dias.
Esses elementos de imagem usados para transmitir informações, são bastante eficazes por acontecer quase que instantaneamente e, por isso, são bastante utilizados na área da publicidade.
Comunicação visual para feiras
As feiras geralmente englobam um conjunto de diferentes atividades e dinâmicas no dia do evento, cativando potenciais clientes e propagando a marca.
Contudo, para ter uma feira de sucesso, também é necessário desenvolver ações prévias bastante efetivas. Assim, é necessário divulgar o evento, atraindo o público para uma exposição de veículos por meio de marketing digital automóveis atrativo, por exemplo.
Com isso, consegue-se criar uma expectativa sobre o que está sendo programado para a feira.
Já para o dia do evento, a comunicação visual é essencial para chamar a atenção dos participantes.
É importante que, quando este participante passe ou até mesmo olhe de longe, consiga reconhecer o que este quiosque ou cabine oferece, atraindo a atenção para se direcionar para o stand.
Desde que seja clara a informação, não leva mais do que 10 segundos para ser reconhecida e claramente entendida, reforçando a imagem da marca.
Existem vários produtos disponíveis, para fazer esse tipo de comunicação, entre eles estão:
- Lonas com impressão digital – usada para divulgação em geral;
- Impressão em material para pisos – usado para chamar a atenção e/ou direcionar;
- Impressão em adesivo de vinil – usado para personalizar carros, janelas de lojas, fotocabine, etc;
- Máquinas e outros materiais mais específicos – usados para aumentar a visibilidade.
Todos esses itens favorecem a feira mas, claro, se feitos de maneira correta, de acordo com a temática e espaço reservado, porque senão, ao invés de uma comunicação visual, teremos uma poluição visual.
Comunicação visual para eventos
Fóruns, seminários, festas, painéis, simpósios, workshops, oficinas, entre outros, são eventos que visam transmitir informações ou tornar pública, uma ação que a empresa está realizando. Esse contato é garantido com o uso do equipamento da comunicação visual.
As ações que compõem este tipo de comunicação, consistem em uma série de atividades que, começa não só com a contratação de uma equipe de limpeza para eventos.
Mas, com a impressão de banners em tecido ou em lonas (grande, médio ou pequeno), adesivos, placas impressas, totens, stands, cabines, iluminação em forma de letras ou desenhos.
O organizador deve sempre ter em mente as opções mais eficazes, assim como, a sua estratégia de marketing, independente de qual for.
Se a ideia geral do evento é promover produtos novos da empresa, o uso de um telão pode ser muito útil; se a intenção é a diversão de todos participantes, o aluguel cabine de fotos é uma ótima “cartada” e promove o divertimento.
Com um investimento em uma boa comunicação visual para eventos, a empresa consegue captar o interesse dos convidados e garante que eles interajam com a marca.
Por isso, a principal atenção na elaboração dessa comunicação para eventos, é formular e produzir, de forma que a mensagem da empresa seja transmitida aos participantes.
Um local bem produzido, com artes especificamente elaboradas para o espaço, fornece a estética visual necessária para a que a mensagem seja transmitida com clareza e concisão.
Os resultados e benefícios de uma comunicação visual bem executada, traz ótimos benefícios para a empresa.
Afinal, a maior vantagem de usar essa linguagem, é o fato de elas poderem ser compartilhadas e compreendidas por pessoas de diferentes backgrounds, seja cultura ou idioma, a informação é ainda aceita.
Considerando tudo isso, é bastante aconselhado que ao planejar um evento, festa, feira, movimento ou qualquer ideia que se tem em mente, para usar os elementos de comunicação visual, procure a ajuda de pessoas especializadas no assunto.
Hoje em dia, há muitas empresas especializadas que fornecem todo o material e, inclusive, fazem também o desenvolvimento do projeto num todo.
O investimento, varia de acordo com os serviços que a empresa irá utilizar mas, sem dúvida, um profissional especializado desenvolverá um trabalho totalmente eficaz.