As etiquetas e os adesivos são elementos muito comuns do segmento de comunicação visual, ajudando uma empresa ou um negócio a personalizar de maneira fácil seus produtos e o seu estabelecimento.
São utilizados para diferentes finalidades, desde a identificação de um produto até a promoção de uma marca, além de ser um produto conhecido pela sua praticidade, já que o adesivo é retirado de uma folha e aplicado em qualquer superfície, caracterizando assim sua aparência.
Alguns modelos de etiqueta são vendidos em papelarias por serem de uso comum, tal como as de identificação para materiais escolares, ou mesmo as que indicam que uma caixa possui um conteúdo frágil. Além disso, existem adesivos decorativos, especialmente desenvolvidos para crianças, que usam os personagens e heróis famosos.
É possível também encontrar etiquetas neutras e simples, que são utilizadas em impressora, de modo a inserir de maneira perfeitamente legível um conteúdo e facilitando seu preenchimento de maneira alinhada.
Outros modelos ainda são de formatos especiais e com cores diferentes, tal como os circulares ou em forma de estrela, que servem tanto para classificar um produto quanto para dividir uma determinada quantidade de itens em diferentes grupos.
Os adesivos coloridos, por exemplo, são utilizados em comércios para identificar a qual setor um produto pertence ou mesmo em liquidações de estoque, classificando o valor do desconto de acordo com a cor do adesivo.
Além dos modelos prontos, é possível realizar a encomenda de etiquetas personalizadas, que garantem uma característica mais especial aos adesivos, podendo conter as informações desejadas e um design diferenciado.
Diferentes tipos de etiquetas
As etiquetas personalizadas podem ser confeccionadas em diversos formatos e cores, além de utilizar diferentes tipos de materiais. Além disso, elas podem ser usadas em diversos locais, já que possuem tipos diferenciados. Alguns deles são:
- Etiqueta de papel;
- Etiqueta TAG;
- Etiqueta térmica;
- Etiqueta de duplo uso;
- Etiqueta em polipropileno.
As etiquetas de papel são as mais comuns, vistas com frequência na venda de diversos produtos, podendo ser aplicadas para mostrar o preço. Em caso de alimentos, é comum serem utilizadas para informar data de fabricação e de validade, já que esse tipo de dado é obrigatório na comercialização de comida.
A etiqueta TAG é feita de papel ou papelão, normalmente empregada em lojas de roupas e indústrias têxteis. Normalmente, são unidas a uma peça de roupa com o uso de um cordão ou lacre e não ficam coladas no produto, facilitando sua visualização no momento da compra.
Essas etiquetas podem conter informações como o tamanho da peça e o preço, além de mostrar o logo e alguns dados da loja, como telefone ou endereço.
As etiquetas térmicas são emitidas com o uso impressoras, sejam estas ligadas diretamente em balanças ou em computadores, permitindo assim a impressão de etiquetas personalizadas de acordo com o peso do produto adquirido.
São frequentemente vistas em supermercados ou feiras, utilizadas para impressão dos códigos de barras que serão lidos diretamente no caixa, automatizando o processo do fechamento de uma compra.
As etiquetas de duplo uso são bastante funcionais, pois possuem dupla camada de adesivo, possibilitando utilizá-las por duas vezes. São muito aplicadas em serviços de logística e em laboratórios de exames, já que normalmente esses locais precisam de identificação constante de seus itens e despachos.
As etiquetas de polipropileno, também conhecidas como etiquetas PP, possuem grande resistência, mantendo seus dados impressos por um longo período, mesmo quando aplicadas em áreas externas.
Nesses casos, são principalmente usadas em indústrias ou fábricas, onde algumas substâncias podem apagar as informações do adesivo.
Além desses modelos, ainda é possível encontrar etiquetas que agregam outras funções, tal como a etiqueta lacre de segurança, utilizada em diversas aplicações.
Etiquetas e adesivos para segurança
A etiqueta lacre é um dos tipos mais específicos de adesivo, pois ela não possui apenas a função informativa, mas também a de garantir a segurança de um produto, indicando que o mesmo possua as características iniciais de produção.
Pode ser utilizada em equipamentos eletrônicos, garantindo que o produto não tenha passado por modificações que possam comprometer o seu funcionamento, como a troca de peças ou a remoção de componentes internos.
Outro uso comum é na entrega de alimentos. Os lacres de segurança adesivo são colados nas bordas da embalagem, de modo a demonstrar que a comida saiu do estabelecimento lacrada e chegou no local sem ser adulterada, garantindo assim a qualidade do alimento.
Seja para identificar uma marca ou seja para proteger um produto, as etiquetas são itens de fácil aplicação, que auxiliam a rotina de qualquer estabelecimento.