Os diversos Modelos de placas de sinalização são instrumentos do setor de comunicação visual que possuem uma grande relevância para a sociedade.
São aplicados em diversos locais com a finalidade de orientar e instruir a população, principalmente para indicar locais e, também, como forma de garantir a segurança através de imagens, cores e dizeres.
A Placa de sinalização de segurança é utilizada como elemento de comunicação para informar e auxiliar os cidadãos sobre possíveis áreas de perigo e medidas de precaução e segurança.
Ela tem o intuito de assegurar e proteger a vida, como o próprio nome indica, é uma solução para ambientes ou locais em que há grande circulação de pessoas.
As placas de sinalização em ambientes movimentados
As Placas de sinalização interna compõem o interior de ambientes com o intuito de informar as condições ou, ainda, como proceder em determinado local.
Em geral, são diferenciadas por cores, além de símbolos e dizeres. As cores mais comuns são:
- Vermelha;
- Amarela;
- Azul;
- Verde.
As placas em cor vermelha subdividem-se em: indicação de instrumentos para serem utilizados e modos de agir em situações de incêndio; indicação de proibição quando o interior é branco.
As placas em cor amarela são utilizadas para informar avisos relacionados a perigo, enquanto as placas em cor verde são feitas para informar as medidas de segurança em situações de emergência.
As placas em cor azul são produzidas para conter informações indispensáveis e/ou objetos de uso obrigatório.
Além dessas cores, há outras que se destinam às Placas de sinalização de segurança do trabalho, compondo os ambientes corporativos em que oferecem algum tipo de risco para os funcionários.
São utilizadas algumas tonalidades para substâncias ou equipamentos específicos como, por exemplo, a cor laranja para indicar risco e perigo referente a determinado maquinário e a tonalidade púrpura para evidenciar locais onde há emissão de energia radioativa.
Essa regulamentação das cores, bem como dos símbolos que caracterizam cada especificidade, representa os riscos previstos e as sinalizações necessárias de modo a facilitar a rápida compreensão.
Com isso, tem como objetivo prevenir acidentes, indicar equipamentos e ações de segurança e delimitar áreas de perigo.
As placas sinalizam orientação, alerta e instrução
A Placa de interditado é a ferramenta utilizada para informar sobre a delimitação de alguma área, dependendo do porte.
A placa de cor amarela, tonalidade relacionada à atenção, pode ser aplicada em grandes locais, como em obras do setor de construção civil e, inclusive, pode ser usada para impedir a entrada em banheiros ou para indicar piso molhado.
Com esse último intuito, a placa que informa a interdição é disponibilizada em cavaletes.
Isso facilita para os casos em que é necessário interditar de forma rápida ou temporariamente a área. As placas, comumente conhecidas, são ideais para longos períodos de tempo.
As Placas de sinalização para ruas são aplicadas para orientar pedestres e condutores de veículos, com a finalidade de criar um ambiente civil coerente e seguro, as placas em vias públicas sinalizam informações que contribuem com o tráfego.
As placas destinadas aos automóveis, por exemplo, indicam a possibilidade de potencial perigo na pista, obstáculos ou restrições na rota ou no entorno, além de informar sobre locais adequados para estacionar.