embalagem

A importância e os tipos de embalagem

Quando falamos em produtos, sempre pensamos em sua produção, para que ela seja o mais eficiente possível. Não está errado pensar nisso, porém precisamos falar também sobre como vender o produto e como usar uma embalagem.

Uma forma do seu produto ser vendido mais facilmente, é ter uma embalagem atraente na estante e que passe ao público a confiabilidade que toda a sua linha de produção transmitiu ao produto.

Dessa maneira, é de extrema importância o investimento na parte da comunicação visual e também da logística, já que as embalagens não apenas servem para vender, mas também fazer a preservação dos produtos, principalmente quando se fala em produtos que são comprados pela internet.

Dessa forma, é importante saber quais são os tipos de embalagens disponíveis, para que seja atrativo tanto no expositor de uma feira, como também para preservar o seu produto e todas as característica em uma viagem longa ou não.

A embalagem como forma de transporte

É importante salientar que a embalagem é uma parte fundamental para que o produto consiga ter uma aceitação do público, mas antes que isso aconteça, é importante saber que todos os produtos passam pelo transporte, e para isso existem as chamadas embalagens de transporte.

Elas são classificadas, geralmente, em quatros tipos diversos:

  • Primária;
  • Secundária;
  • Terciária;
  • Quaternária.

As embalagens primárias nada mais são do que o recipiente que está mais próximo do produto, ou seja, é aquela embalagem que serve para o desembrulho, por exemplo, potes de acrílico para doces.

As embalagens secundárias são usadas para proteger as embalagens primárias, por exemplo, aquela que cobre os potes de doce. Já as embalagens terciárias, são feitas de madeira, papelão, plástico e contém várias embalagens secundárias.

Por fim, as embalagens quaternárias facilitam a movimentação e o armazenamento do produto, ou seja, são aquelas que embrulham as terciárias.

Existe também um outro nível, mas que não é usada em todos os processos, apenas nas viagens de longa duração, que são as embalagens de quinto nível.

Tipos de embalagens por material

Sendo bolo de pote ou então qualquer outro produto, sempre o que vai chamar a atenção – mais do que o material em si – é a embalagem.

Dessa forma, vimos que é de suma importância de primeiro momento as embalagens de transporte, porém, vamos focar agora nas embalagens ditas primárias.

Embalagem de papel e papelão

Entre as embalagens mais comuns, estão aquelas feitas e compostas com papel e papelão. Esse tipo de embalagem inclui também sacos e papéis de embrulho. São embalagens simples e com preços acessíveis.

Esse tipo de embalagem é muito escolhida, pelo fato de que empresa de caixa de papelão vende muito barato o material, além do produto ser extremamente moldável, cabendo em diversos tipos de acomodação e espaços.

A grande vantagem do uso desse elemento é que ele é 100% biodegradável e ecologicamente corretos.

Além desses tipos de embalagens, esse material também é usado para expositores de produtos em feiras, por exemplo, para um expositor de doces e outros.

Embalagem de plástico

São importantes, pois dão ao produto uma proteção que outros materiais, como o papelão, por exemplo, não consegue dar. Existem diversos tipos de plástico para o uso das embalagens, por exemplo:

Polipropileno (PP)

É usado para se fazer a moldagem de tampas, rótulos, garrafas e potes de margarina, além de muitos outros.

Poliestireno (PS)

São usados em forma transparente para a produção de utensílios domésticos, tanto para mesa como para xícaras, mantendo uma aparência clara.

Também pode ser usado na forma de espuma, sendo usado para criar embalagens isolantes para alimentos e outros tipos de produtos.

Policloreto de vinila (PVC)

São usados para fabricação de embalagens rígidas e maleáveis, além de qualquer produto que precise de uma proteção maior. Esse plástico está envolvido na produção de elementos duráveis, sendo usado nas indústrias.

Latas de aço

São aquelas feitas por folhas de aço ou também chamadas folhas de flandres, e são usados para produtos como alimentos, bebidas, tintas e produtos químicos, são incrivelmente resistentes e possuem um grau de conformação muito bom, dando possibilidade de revestimento e também de acabamento muito maior.

Dessa maneira, percebemos que existem diversos tipos de embalagens e outros que não puderam ser exploradas, como as embalagens de alumínio, de vidro e outros tipos, ajudando no transporte e na beleza do produto.