etiquetas

A importância que as etiquetas têm no mercado

Os trabalhos das empresas e estabelecimentos comerciais são importantes para o desenvolvimento e funcionamento da sociedade. Os produtos, mercadorias e etiquetas que são elaboradas nas companhias e acabam destinadas às lojas do comércio, ajudam as pessoas a realizar as suas atividades diárias.

Avaliando a relevância e necessidade das mercadorias na vida dos indivíduos, as empresas do setor industrial precisam investir capital na compra de máquinas e equipamentos potentes e contratar pessoas qualificadas e experientes para integrar a equipe de produção.

Durante o processo de criação dos produtos, o responsável pela produção precisa pensar nas embalagens e etiquetas que serão usadas para finalizar o serviço, pois, o recipiente e o rótulo/etiqueta que contém as informações da mercadoria é fundamental para que o consumidor possa identificar o que está comprando/usando.

O papel das etiquetas nos produtos

As etiquetas consistem na identificação dos produtos. Podem ou não ser adesivas, dependendo do caso e produto. Esse elemento precisa estar presente em alguma parte dos produtos ou itens que as pessoas usam e consomem.

Etiquetas presentes nas mercadorias que são consumidas pelos indivíduos, possuem um padrão técnico e específico que é imposto pelo INMETRO – Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia.

As etiquetas são tão importantes quanto os rótulos adesivos que estão presentes nos produtos alimentícios, beleza, entre outros.

As etiquetas informam o consumidor sobre:

  • Composição;
  • Cuidados;
  • Origem;
  • Conservação;
  • Informações.

Os dados relacionados a esses temas, são colocados nas etiquetas e rótulos dos produtos, ajudando as pessoas a utilizarem com qualidade as suas mercadorias.

No setor têxtil, o uso de etiqueta de composição é obrigatório, porque, as informações presentes nela, auxiliam os consumidores a cuidarem das suas peças. Roupas e itens de cama, mesa e banho precisam ter esse tipo de etiqueta e nela deve ter as seguintes informações:

  • Procedimentos de lavagem;
  • Informações sobre a matéria-prima que compõem a peça;
  • O tamanho;
  • Nome da empresa que fabricou o item;
  • Nacionalidade;
  • CNPJ – Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica.

É importante organizar todas essas informações em uma etiqueta de maneira simples e interessante para que o consumidor consiga cuidar do seu produto, ter profissionais especializados em comunicação visual para ajudar no processo de criação dessa etiqueta, pode ajudar a empresa a ter uma comunicação simples e eficiente.

O material usado na composição desta etiqueta é o nylon resinada, que possui alta durabilidade, pode ser produzido em grande quantidade e possui um custo acessível.

As etiquetas para roupas possuem a função de transmitir e ressaltar os valores e qualidades de uma marca/empresa, além de indicar informações sobre a composição, tamanho da peça, instruções para lavagem correta, entre outros.

Essas etiquetas podem ser confeccionadas de forma estampada, bordada ou outros tipos de acabamentos que podem deixar o elemento muito interessante e que ajuda na comunicação visual da marca.

Roupas femininas, masculinas, infantis, moda íntima, fitness, praia, unissex e outras peças relacionadas ao setor de vestuário possuem esse tipo de etiqueta.

Os benefícios da etiqueta em diversos setores

O setor têxtil não é o único que utiliza etiquetas nos seus produtos. As áreas de:

  • Varejista;
  • Segurança;
  • Logística;
  • Industrial;
  • Médico-hospitalar;
  • Farmacêutico;
  • Entretenimento.

Estes e outros setores podem utilizar, por exemplo, etiquetas personalizadas, com informações e elementos específicos de cada área e assim conseguir chamar a atenção dos consumidores para conhecer os produtos da marca/empresa.

O modelo de etiqueta personalizada é muito usado no comércio para a identificação do produto, preço, organização das mercadorias nas gôndolas e informa as especificações dos itens que estão a venda.

Para personalizar, o serviço de gráficas pode ser uma solução simples e acessível, além dos bons resultados que pode gerar ao seu estabelecimento.

Em lojas de vestuário, as tags para roupas possuem a função de informar o cliente, detalhes sobre a peça. Esse tipo de etiqueta é considerada uma vendedora silenciosa, pois, consegue incentivar o cliente na hora da compra, sendo um excelente elemento de comunicação visual.

O uso de tags no comércio pode favorecer o proprietário do estabelecimento positivamente, aumentar os lucros e gerando bons resultados.

No varejo, a etiqueta de balança é um elemento muito presente. Esta etiqueta informa ao cliente o peso dos produtos e o valor a ser pago.

Em padaria, supermercado, hortifrúti e estabelecimentos onde o produto passa por uma pesagem, essa etiqueta é utilizada para ajudar os funcionários a precificar as mercadorias.