A comunicação visual é um item de extrema importância para os estabelecimentos e vai desde coisas mais simples, como a produção de materiais de divulgação diversos.
Como folder, banner, artes para mídias sociais, até a principal fonte de divulgação da marca: o nome dela na fachada do estabelecimento.
O design da marca passa uma mensagem, desde a escolha da fonte que será usada, que já começa a passar ao público mensagens sobre o negócio em questão.
Por isso, é importante se atentar à escolha do tipo de letra que será usado nessa composição. A letra caixa é uma das mais utilizadas, no que diz respeito à utilização em fachadas de estabelecimentos.
Devido à sua produção em 3D, o que garante alta visibilidade. Pode ser encontrada em painéis e letreiros. A letra caixa pode ser encontrada em diversos materiais, tais quais:
- PVC expandido;
- Aço escovado;
- Aço polido;
- Chapa de aço galvanizada;
- Acrílico.
Tipos de letra caixa
Os materiais empregados na fabricação da letra caixa, têm efeito sobre a aparência do produto, impactando no visual transmitido.
Por isso, é importante escolher o tipo que melhor se adequará à mensagem que será passada. A placa de pvc expandido, é um dos materiais que podem ser empregados para fabricação da letra caixa.
O custo-benefício desse material é excelente, pois o PVC costuma ser bastante barato em relação a outros componentes. A placa tem boa resistência a água.
O que a torna uma boa opção para fachadas externas. O material não costuma estragar com facilidade.
Uma busca rápida por “placa de pvc expandido 3mm” pode trazer referências de preço do material e dar uma noção do custo do investimento. O aço é outro material disponível para essa aplicação.
Geralmente em inox, o que garante maior resistência, ele pode ser escovado, característica que garante alto brilho à composição e o polido, que não necessita de pintura.
A chapa de aço galvanizada recebe um revestimento de zinco e sua principal, vantagem é a alta durabilidade. Outra opção de fabricação, é a letra caixa acrílico, uma das mais populares.
Pois seu material é leve, mas nem por isso frágil, muito pelo contrário, é altamente resistente. Pode ser feita em inúmeros tamanhos e cores, e tem excelente aplicabilidade em vidros, por exemplo.
Iluminação: o segredo para chamar ainda mais atenção
A letra caixa, é um excelente modo de destacar a fachada de um estabelecimento, podendo ser usada também na comunicação interna de uma empresa, para sinalização de salas e ambientes.
Se no uso interno é possível considerar materiais mais simples e discretos, na fachada o ideal é investir fortemente para chamar o máximo de atenção possível.
Uma busca por “fachada letra caixa iluminada“, pode trazer muitas inspirações para quem está pensando em aderir a este tipo de recurso!
Neste caso, o cuidado a ser tomado é apenas utilizar o material como inspiração e fazer uma personalização própria para o negócio.
Não há nada mais desagradável que a associação de uma marca com outra, pela falta de criatividade na hora da criação.
A letra caixa iluminada pode ser adotada nos mais diversos segmentos, não há restrições. A iluminação fica por conta de lâmpadas de led.
Que podem ser inseridas em vários dos materiais, utilizados para construção das letras. A aplicação do led pode ser direta ou indireta.
Na primeira alternativa, as letras são iluminadas e ficam acesas. Na iluminação indireta, as lâmpadas ficam por fora e projetam a luz sobre as letras.
É importante ressaltar que os valores para aplicação de led, devem ser considerados na hora da criação, pois é um recurso extra, que pode encarecer o projeto.
No entanto, a aplicação trará muito mais visibilidade para a fachada do negócio, sobretudo à luz noturna, quando fachadas que não tenham iluminação podem passar despercebidas e as iluminadas se destacarão.
A identidade visual de uma empresa é o cartão de boas-vindas ao cliente, por isso deve ser uma das maiores preocupações da marca.
Para aqueles que têm estabelecimento físico, a apresentação do nome da empresa na fachada pode ser um atrativo, que vai fazer o cliente escolher a sua loja em detrimento de outras.
Que não chamaram tanto a sua atenção. É importante que as cores e fontes utilizadas, estejam alinhadas ao resto da comunicação da empresa.
Para que não haja dissonâncias, mas um bom designer pode fazer um projeto de criação de fachadas e letreiros adequados ao desejo do cliente.