Uma das partes mais importantes de uma empresa é a sua comunicação visual que é composta por diversos elementos, desde etiquetas adesivas até posts nas redes sociais e produção de vídeos.
Comunicação visual é um setor da empresa responsável por tornar a marca reconhecida e fortalecida, além disso ajuda na:
- Divulgação de promoções;
- Fortalecimento da marca;
- Desenvolvimento de relação com cliente;
- Construção de identidade.
Assim, é de grande importância qualquer empresa ter alguém que consiga entender e trabalhar com esses conceitos. Mas a comunicação visual é bastante ampla e flexível e, com isso, é importante lembrarmos que ela pode utilizar diversos elementos como rótulos e embalagens.
Mas esses rótulos e embalagens precisam ser de qualidade, pois a comunicação visual nos remete à construção da ideia de confiabilidade no produto. Por isso que é importante saber quais são os elementos disponíveis, como o rótulo bopp que dá ao produto outra roupagem.
Os materiais autoadesivos nas empresas de comunicação visual
Os autoadesivos são um dos produtos mais usados, pois eles permitem o uso em diversos sistemas de comunicação. Assim, são utilizados tanto para efetivar uma comunicação de mensagens efetivas, como também por meio de controles e identificações.
A vantagem dos autoadesivos é que permite uma impressão de adesivos personalizados.
O autoadesivo é um tipo de produto que permite a aderência por meio de pressão, não necessitando de qualquer tipo de cola no produto final (como ocorre nos rótulos e etiquetas) ou então nas superfícies onde será colocado.
Como a designação diz, a cola vem junto do adesivo, bastando pressionar o elemento frontal da superfície após a retirada do protetor.
Fabricação do autoadesivo para comunicação visual
A fabricação do autoadesivo possui três etapas principais, confira-as a seguir.
1. Siliconização
É quando o papel protetor, que pode ser do tipo glassine, couchê ou outro, passa por um processo de aplicação de silicone, ficando em cura durante 72 horas.
2. Laminação
Depois da cura, o material passa pelo recebimento de adesivo acrílico (cola) e se junta à parte frontal, formando o chamado autoadesivo final (conhecido também como sanduíche). Aqui temos nossa matéria-prima semi acabada.
3. Acabamento
Nessa etapa, os autoadesivos são encaminhados para as máquinas rebobinadeiras e cortadeiras. Dessa forma, permite-se uma impressão de adesivos personalizados.
Os autoadesivos são compostos por três elementos: frontal, adesivo e protetor. O frontal é o material que será impresso, deve ser sempre levado em consideração onde ele será colocado.
O adesivo é a superfície que fará com que haja aderência frontal à superfície de aplicação do papel autoadesivo. Cada superfície diferente exigirá um material distinto.
Já o protetor é a parte que protege a cola, e é jogado fora depois que é retirado para aplicação.
Os rótulos na comunicação visual
Outro fator importante do adesivo para impressão é a possibilidade da elaboração de rótulos. E há inúmeros tipos e modelos de rótulos adequados para cada produto. Veja mais detalhes abaixo.
1. Rótulo manga
É conhecido também pelas siglas PEBDL (polietileno de baixa densidade linear). Esse rótulo cria uma película e também fios finos que dão ao rótulo resistência aos produtos. Além do mais, esse tipo de rótulo é reciclável.
O layout utilizado pode ser 360º, sendo muito usado em embalagens cilíndricas como tubos, garrafas e também baldes.
2. Rótulo BOPP
O rótulo boop é aquele composto por um filme plástico (o poliolefínico) e tem grande variedade de acabamentos, como metalizado, fosco ou transparente.
Esse rótulo não possui elasticidade e, por ser assim, é altamente adequado para superfícies que não são flexíveis como plásticos e vidros. É um rótulo que possui um preço mais elevado por causa dos seus acabamentos.
3. Rótulo couchê
Esse rótulo é um dos mais comuns e populares. A grande vantagem desse rótulo é o valor mais baixo, e possui um brilho natural, de modo que ajuda a chamar atenção mais facilmente.
4. Rótulo sleeve
Um dos rótulos que vem chamando a atenção dos design de produtos é o chamado termo encolhível. E isso é necessário perceber por causa de suas peculiaridades:
- É possível embalar produtos 360º (adapta-se ao frasco devido ao termoencolhimento);
- Dá mais brilho à embalagem;
- Pode ser integrado ao lacre das embalagens, dando muito mais segurança ao produto.
Dessa forma, vimos que os adesivo são importantes para o desenvolvimento de uma comunicação eficiente e chamativa.