comunicação

As gráficas no sucesso da comunicação visual

A organização e os investimentos em comunicação visual são formas de conseguir expandir as oportunidades de negócios, atrair novos clientes e proporcionar um lugar de destaque no mercado, além de consolidar os produtos em diversos estabelecimentos.

O setor de estratégias de marketing é o responsável pela elaboração de ideias relacionadas a parte visual dos negócios para ajudar a empresa a impulsionar as suas vendas.

Os profissionais de marketing e comunicação trabalham juntos, pesquisando referências de profissionais de design para elaborarem projetos de identidade visual para a empresa.

A importância do design e das gráficas para as empresas

A contratação de um designer é uma forma de conseguir criar um logotipo e um visual moderno, que seja alinhado aos ideais e conceitos de missão que a empresa possui.

Elementos que chamem atenção como formas, imagens, símbolos, cores diferenciadas e uma tipografia exclusiva, é o segredo para criar um cartão de visita interessante, um primeiro contato entre o cliente e marca ou empresa.

Após a elaboração do cartão de visitas, a impressão pode ser feita em uma gráfica, local especializado em impressão de imagens e elementos que podem ser reproduzidos em cartolinas, papéis em diversas gramaturas, plásticos e outros materiais.

As tarefas que são feitas em uma gráfica possuem opções em off-set, rotogravura, digital, flexogravura, litogravura e acabamentos personalizados.

A criação de adesivos personalizados, com o logotipo ou algum elemento chave da empresa é uma boa ideia para ser usada como brinde durante as ações de divulgação e campanhas promocionais.

Durante o momento das vendas, por exemplo, dar um adesivo para o cliente pode ser uma forma de conquistá-lo, mostrando que a marca ou empresa se importa com o seu público.

Elementos para personalizar o local de venda da comunicação

A utilização de produtos ou materiais que ajudem a destacar o espaço de comercialização das mercadorias é um ótima solução.

Fazer um investimento em expositor é uma maneira de deixar os produtos arrumados de forma simples, fácil e rápida, além de promover uma posição de destaque no estabelecimento.

O mercado oferece opções de expositores em alumínio, madeira, aço, plástico e em outros materiais. Para deixar a estrutura mais atrativa é possível personalizar o espaço do expositor para chamar a atenção das pessoas, que vão conseguir avistar rapidamente os produtos.

As placas em PVC personalizadas são muito usadas para ajudar na sinalização e comunicação efetiva com as pessoas nos estabelecimentos.

O PVC é um material de alta resistência, qualidade e proporciona um ótimo acabamento, por isso, pode ser personalizadas por gráficas, que usando as impressoras com diversos efeitos, conseguem deixar a placa de acordo com a necessidade e gosto do cliente.

A produção das placas é feita com técnicas modernas e máquinas que conseguem criar os elementos através de corrosão, alto e baixo relevo, serigrafia ou impressão digital. As possibilidades de uso das placas são:

  • Sinalização em ambientes;
  • Comunicação em eventos;
  • Promoções;
  • Avisos internos em empresas.

Os benefícios da placa em PVC são: facilidade na limpeza, opções de fabricação e personalização, alta resistência por longo tempo, sem alterações nas características originais, leveza, facilidade em corte e perfuração, etc.

Um elemento que pode ser elaborado por um designer, e a gráfica pode realizar a impressão é a faixa de gondola PDV, ferramenta usada para o merchandising, com tamanhos variados.

Esse item é fixado no espaço da gôndola onde são colocados os preços, ajudando na divulgação das mercadorias e aumentando o número de vendas, porque, dependendo das imagens que a faixa possui, o cliente pode levar produto com base no que está vendo.

Por isso, o momento de acabamento e impressão em uma gráfica com experiência e diversas opções para imprimir faz toda a diferença na exposição no comércio.

A bobina de forração é outra ferramenta de comunicação entre o cliente e empresa que tem um efeito muito eficiente.

A bobina é uma embalagem que é muito usada no comércio ajudando os comerciantes em ações promocionais, lançamento de produto e em outras situações, pois, proporciona um ótimo aspecto visual e tem a possibilidade de ser personalizada.

As vantagens de usar a bobina são: aperfeiçoamento da imagem da marca ou empresa, um bom número de vendas, beleza e organização nos setores onde os produtos ficam expostos, visibilidade às mercadorias e entre outros ganhos.

Uma boa estratégia de marketing e investimentos em comunicação visual ajuda melhorar as vendas, conquistar bom posicionamento de mercado, destaque perante os concorrentes, oportunidades de negociações, aumento dos lucros e na receita, melhorias na empresa, confiança e preferência do consumidor, gerando o sucesso desejado.