O empreendedorismo é um caminho que muitos profissionais trilham para entrar no mercado de trabalho. Dedicando tempo e conhecimento em áreas específicas de negócios, um cozinheiro ou uma cozinheira pode abrir um estabelecimento comercial para atender regionalmente uma cidade, com pratos diferenciados e sabores exclusivos.
Para isso, é preciso investimento em diferentes áreas, como um ambiente aconchegante e atrativo, além de serviços facilitadores aos clientes, como disponibilidade de mesas e cadeiras, ou até mesmo balcões, e entregas a domicílio.
Exclusividade e sabor atraem consumidores
A cozinha é um ambiente que qualquer profissional pode variar o cardápio, a partir do conhecimento amplo e irrestrito no uso de ingredientes e ferramentas de trabalho.
A globalização tem ampliado a oferta de produtos diferenciados, com a preparação de pratos das mais diversas regionalidades e países, atraindo um público amplo e variado.
Um restaurante que oferece produtos personalizados garante a fidelização de clientes que se identificam com a ambientação, os aromas e sabores oferecidos, sem muito esforço.
É claro que cozinheiros e cozinheiras devem estar atentos aos fornecedores, ao ponto em que o estabelecimento comercial está instalado e o modelo de negócios a ser seguido.
Ambientes familiares atraem um tipo de público, com pais, mães, filhos, tios, tias e avós sempre variando o posicionamento de mesas e cadeiras. Locais descolados podem atrair um público jovem e descontraído, sempre à procura de diversão e lazer.
Há, ainda, os restaurantes em que há um público misto, servindo até mesmo como local de negócios para empresários e potenciais clientes.
O atendimento a domicílio também é uma maneira de rentabilizar o capital do negócio, oferecendo aos clientes a oportunidade de experimentar os produtos preparados na cozinha do restaurante direto na mesa de casa.
Para isso, é preciso contar com uma embalagem personalizada, que atenda à legislação vigente pela ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, vinculada ao poder público municipal.
O serviço de entrega pode ser terceirizado, com empresas especializadas que disponibilizam este tipo de serviço por meio de aplicativos digitais e funcionam como parceiros de diversos tipos de negócios.
Divulgação como meio de captação de clientes
Estar em sintonia com a clientela é sempre uma forma de atender aos pedidos de forma eficiente.
Por isso, os menus restaurante devem indicar a possibilidade de alteração de receitas, como substituição de produtos de origem animal por alimentos vegetais, atendendo a parcela de vegetarianos ou mesmo para aqueles que possuem alergia, evitando qualquer tipo de intoxicação alimentar.
Esse tipo de cuidado é muito importante, pois permite atender o maior número de clientes possível, mesmo os que possuem restrições alimentares.
A informação deve estar presente em todos os meios de comunicação relacionados ao negócio, inclusive no panfleto de restaurante distribuído em pontos estratégicos, como ruas e avenidas, ou dentro de centros comerciais e shopping centers, nas praças de alimentação.
Negócios parceiros garantem comunicação eficiente
Um negócio não alcança o sucesso apenas com o trabalho individualizado e exclusivo. É preciso contar com empresas parceiras e serviços terceirizados, para que tudo ocorra de forma harmônica.
Tarefas relacionadas à burocracia, por exemplo, devem ficar sob a responsabilidade de profissionais capacitados, como escritórios de contabilidade.
Para estar devidamente regularizado, qualquer negócio deve pagar impostos ao poder público, e os contadores podem ajudar na organização, para gerar carnê de pagamento a ser pago no tempo devido, sem qualquer ônus, como multas e moratórias, prejudicando o capital de giro de um restaurante.
Esse cuidado também deve estar na entrega de produtos a domicílio, em que as embalagens devem garantir o armazenamento e a integridade dos alimentos, empregando acessórios que impedem o acesso até chegar ao consumidor final.
Esse tipo de segurança pode ser feito com o uso de tampas, anéis e lacres, criados exclusivamente para um negócio.
Nesta seara, as gráficas são empresas que podem contribuir para que os produtos não sejam adulterados, produzindo a impressão e recorte de adesivos personalizados.
Utilizados como lacres nas embalagens, que devem respeitar as legislações vigentes pelos agentes fiscalizadores, de acordo com a mercadoria oferecida, seguindo padrões de:
- Proteção durante todo o percurso;
- Conservação prolongada;
- Minimização de deterioração;
- Informações sobre consumo e armazenamento;
- Adequação aos diferentes tipos de consumo.
Com todos estes cuidados, tanto no quesito burocrático quanto no quesito de fornecimento ao cliente, a comunicação empresarial deve servir como uma ferramenta de propaganda, atraindo a atenção dos consumidores da melhor forma possível.
Para alcançar o sucesso, é preciso muito trabalho e dedicação, além de um planejamento estratégico de comunicação, funcionamento pleno e atendimento diferenciado, que possa fidelizar a clientes e transformar a publicidade em algo natural e orgânico, alcançando novos territórios, em uma expansão calculada e racional.