Banners e painéis são dois elementos muito importantes para as empresas, isso porque fazem parte da estratégia que chamamos de comunicação visual.
A comunicação visual nada mais é do que as metodologias usadas por empresas para chamar a atenção do seu público-alvo e fortalecer a marca dentro do mercado por meio de elementos visuais, como publicações na internet, vídeos, e o uso de painel luminoso led.
Quando bem executada, seguindo todos os processos de idealização, organização e então ação, vindo a, verdadeiramente, colocar em prática, da maneira correta, a campanha, poderá demonstrar se tal empresa conseguirá ter sucesso ou não, e isso se deve ao fato de que a comunicação visual vai além de simplesmente fazer uma fachada em acm preço muito bonita, mas diz respeito ao relacionamento que a marca mantém com o cliente.
É por manter esse relacionamento que existem os elementos visuais mais usados, que citamos no começo desse texto: os banner e os painéis. Apesar de serem simples, transmitem diversos tipos de informações.
Existem alguns tipos de banners disponíveis para o uso, e falaremos melhor sobre esses tipos logo abaixo.
Tipos de banners disponíveis na comunicação visual
Uma das coisas principais a serem levadas em conta é que existem diversos tipos de banners disponíveis no mercado, os mais comuns são:
- Tradicional: são aqueles que feitos de lona, com acabamento, geralmente, em pvc e necessita de uma corda para ser pendurado;
- Roll-up: tem uma estrutura de alumínio que permite que o material possa ficar enrolado, facilitando o transporte;
- X-banner: são aqueles feitos para serem usados no chão, e possuem uma estrutura metálica em formato de “x”;
- Banner L: tem uma estrutura parecida com a anterior, porém é um pouco mais compacta;
- Com ilhós: tem uma sustentação maior e portanto ideal para banners grandes.
Vantagens do banner para a comunicação visual
São inúmeras as vantagens do uso do banner na comunicação visual, uma porque consegue economizar material para divulgação de algo e também são bem versáteis, e por isso deve-se investir na impressão de faixas.
São bastante eficientes para pontos de vendas (PDV’s) em mercados, comércios e assim por diante. São ideais para eventos, congressos, pois se trata de uma comunicação direta e adequada.
Além de tudo isso, tem uma grande durabilidade, fazendo com que o ROI (retorno sobre investimento) seja muito garantido.
Dentre os benefícios da utilização do banner para comunicação, podemos destacar mais alguns, como:
- Aumento da exposição da marca e do negócio;
- Maior visibilidade;
- Atração;
- Reutilização.
Todas essas vantagens do banner podem ser aplicadas ao painel, sendo este último diferenciado apenas nas estruturas, que são quase sempre mais rígidas, de modo a compor uma parede. Mas, assim como os banners, os painéis são altamente eficientes dentro de uma concepção de comunicação visual.
Como usar banners e painéis na comunicação visual?
Como pudemos entender acima, os banners e os painéis são itens muito utilizados na comunicação visual, e podem trazer diversos benefícios.
Mas, para que você você usufruir de todos os benefícios oferecidos pelos banners e painéis, é imprescindível estar atento a algumas dicas que separamos para você. Confira, a seguir:
1. Tenha um bom desenho
Ter um design, ou seja, desenho para seu banner é de suma importância para que toda a marca pareça e se porte de forma profissional.
Um banner com um design ruim não possui tanta efetividade na atração de clientes e possíveis parceiros de negócios.
É de suma importância que se alinhem qual será a identidade visual, quais serão as cores, as formas e qual mensagem tudo isso vai passar.
2. Busque empresas de qualidade
Parece repetitivo, mas para que se tenha um design bem feito, é preciso buscar um profissional de qualidade.
Mas, de nada adianta, contratar um profissional para a realização do design se a impressão não for realizada por um empresa de qualidade semelhante.
Por isso é de suma importância procurar gráficas que façam impressões de ótima qualidade em materiais adequados.
3. Use em locais adequados
Não gaste a beleza do seu banner ou painel à toa, seja estratégico e exponha seu produto e sua ideia em um local adequado, em que seu público-alvo tenha acesso.
Dessa maneira, percebemos que a comunicação visual, tem que atrelar, qualidade na informação, uma ótima execução física e uma estratégia perfeita para conseguir atrair a atenção do público, consolidar a marca e ser efetivo.